Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Novos Cuiabanos

Artistas haitianos se unem e apresentam sua música, teatro e gastronomia em evento neste sábado

Foto: Da Assessoria

Uma das atrações do evento

Uma das atrações do evento

Uma celebração à presença dos haitianos em Cuiabá e, mais do que isso, um evento voltado ao intercâmbio cultural entre Brasil e Haiti acontece na Praça da Mandioca no próximo sábado, das 18h às 22h. Na ocasião, acontecerão apresentações de música, teatro e até mesmo gastronomia haitiana estará disponível para que os brasileiros conheçam, e para que os haitianos se sintam em casa. Ao mesmo tempo, acontece também a Feira Sustentável da Mandioca.

Leia mais:

Alunos do IFMT organizam campeonato com arrecadação de alimentos para haitianos

“Haiti – Novos Cuiabanos” é o nome do evento, idealizado para revelar aos mato-grossenses os aspectos culturais deste, que é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a nação com mais mortos por catástrofes naturais. Pensando nisso, o encontro também vai funcionar para angariar fundos e enviar aos haitianos que tiveram suas vidas devastadas por terremoto, seca, e mais recentemente pelo o furacão Matthew, além dos conflitos históricos de ordem política e social.

“Vamos trazer estes novos cuiabanos para o centro da cidade, para o coração de uma cidade quase tricentenária, generosa e acolhedora para os que a escolheram como morada. Todos reunidos para exaltar a arte de nossos irmãos haitianos e ainda, de auxiliar famílias haitianas que permanecem naquele país, por meio da doação solidária”, diz Gloria Albues, uma das idealizadoras. Segundo ela, a ideia é promover a inclusão social por meio da arte, e é apoiada pela Casa Silva Freire, espaço onde acontecerão as apresentações artísticas.

De acordo com a assessoria, durante as quatro horas de evento, se apresentam na casa os haitianos DJ Carlos, Star Magic 509, God SINGERS e Najeeda Redon. Além disso, alguns cuiabanos fazem participações especiais, como DJ Taba, Kessidy Kess e Gê Lacerda, e também o rapper J Weeze Horizontal, de Guiné Bissau.

Saindo da música, a Cia Pessoal de Teatro apresenta o espetáculo “Haiti-Revolução em palavras”, com direção de Tatiana Horevicht e Juliana Capilé, e Serpa vendida a Soup Joumou, uma sopa de abóbora tradicional e símbolo da independência do Haiti.

Por fim, será também lançada uma mostra coletiva de fotografia que saúda a presença dos haitianos como novos cuiabanos. A exposição é de lambe-lambes, e conta com trabalhos de Rai Reis, Ahmad Jarrah, Lívia Viana, José Cunto, Luzo Reis e MariGemma de La Cruz. As imagens ficarão no Espaçõ Cultural Silva Freire, em frente à fachada do Gran Bazar, e ainda em outros 12 pontos da cidade.

O Coletivo que organizou o evento, “Haiti é Aqui”, foi criado em 2015 por Gloria Albues, com a proposta de estabelecer um link entre os artistas haitianos e os cuiabanos. “A adesão dos artistas cuiabanos e de várias instituições à essa proposta, foi absolutamente animadora. Desde então, a presença de artistas haitianos em diversos eventos culturais em Cuiabá comprovam que a semente caiu em campo fértil para o bom exercício democrático da cidadania, da solidariedade, do conhecimento recíproco, bases importantes para a criação de relações afetivas permanentes”, conta.

Serviço

Haiti – Novos Cuiabanos
Na Feira Sustentável da Mandioca, com apresentações artísticas no Espaço Casa Silva Freire.
A entrada é franca
Mais informações no EVENTO do Facebook.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet