Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

entrada gratuita

Museu da UFMT expõe videoarte que evidencia experiência sensorial como inclusão cultural

Foto: Da Assessoria

Museu da UFMT expõe videoarte que evidencia experiência sensorial como inclusão cultural
O acesso inclusivo e democrático da cultura é o mote da nova exposição do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Inaugurada na última terça-feira (13), a experiência apela para o sensorial para emocionar a todos, sem distinção física. Baseada no videoarte “Sense for All”, o produto foi produzido como resultado de uma pesquisa de mestrado da historiadora Luara Conrado. A entrada é gratuita e a mostra está disponível para visitação até o dia 22 de dezembro.

Leia mais:
Música japonesa de instrumento milenar fazem parte da programação do 'Natal Feliz'

O filme é o produto final da pesquisa"Design for All: ciberarte em exposições interativas". Num mergulho exploratório nos sentidos humanos: visão, audição e olfato, a exibição traz a ética da acessibilidade frente aos recursos tecnológicos na convergência entre a interatividade, multissensorialidade e a ciberarte.

Segundo a assessoria, o vídeo é a peça chave de todo o trajeto da exposição, que contará com elementos que irão instigar os sentidos, levando compreensão por quem tem e quem não tem deficiência, ou seja, um produto cultural que qualquer pessoa tem acesso ao conteúdo de forma natural. Para apreciar o momento de forma confortável, é indicado que o visitante leve sua esteira, almofada, travesseiro ou qualquer outro objeto com proporcione conforto.

“Sense for All” é criação de Luara Conrado, a exposição conta com Maycon Sales na edição e criação do vídeo, Marcos Anthony com as obras plásticas e Raquel Watsi na sonoplastia. A mostra é gratuita e poderá ser conferida até 22 de dezembro.

Criadora

Luara Conrado é performer, signdancer, compositora, historiadora e tradutora/intérprete de LIBRAS. Mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea no PPG ECCO/UFMT, onde pesquisa sobre design forall e ciberarte em exposiçõesmultissensoriais/interativas.

Serviço

Exposição "Senses for All"
Local: Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Horários : dia 13 a 16/12 das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, dia 19 a 22/12 das 8h às 11h30
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet