Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

em tratamento

Após passar por paralisia facial, coach de MT ensinou seguidores a 'transformar dor em ação'

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Carine, 4 meses após a paralisia

Carine, 4 meses após a paralisia

Começou há quatro meses. Numa sexta à noite, Carine Silva sentiu a boca dormente. No dia seguinte, o olho direito ressecou. Na segunda-feira, todo o lado direito de seu rosto estava paralisado. O médico deu o diagnóstico: paralisia de Bell, causada pelo vírus da Herpes simplex. Ela precisaria de seis meses de terapia para voltar a ter todos os movimentos normais.

Leia mais:

Serviço de 'Coaching de vida' ajuda pessoas a traçar metas e atingir objetivos com a organização da mente

A gaúcha que vive em Cuiabá há catorze anos decidiu, então, usar todo o controle emocional que adquiriu em anos de trabalho como coach e como treinadora do ‘Cause Impacto’ para ajudar outras pessoas. Logo que soube o que estava passando, postou um vídeo nas redes sociais (com esparadrapos que a ajudavam a falar) e mostrou a seus seguidores o que estava acontecendo.



“Eu sou uma pessoa pública, e dessa forma mostrava que era igual a todos. A paralisia mexe com a vaidade, com a auto-estima, e as pessoas se identificaram com isso”, conta. Carine lembra que diversas pessoas vieram lhe procurar para pedir conselhos, ajuda, e ela continuou mostrando ao público toda a evolução da paralisia. “Foi uma oportunidade de eu mostrar na prática o que eu dizia. A paralisia foi uma forma de fortalecer a congruência entre o falar, o pensar e o agir”, explica a coach.

História

Carine trabalhou com finanças em uma empresa durante onze anos antes de decidir ser coach. “Eu fui coachee [pessoa que recebe o treinamento de coach] executiva, e percebi que tudo o que a coach dizia, eu já fazia”, lembra. Incentivada pela profissional, ela procurou cursos nacionais em São Paulo e no Rio de Janeiro e voltou para Cuiabá já como profissional da área.

Hoje, Carine atua em três frentes: coach de liderança (para quem quer ser líder), coach de planejamento e coach de adolescentes. “Para os adolescentes nós trabalhamos mais o lado emocional. É uma fase muito difícil, em que tem que decidir carreira, tem muitas cobranças dos pais, e eles tem que se organizar”.

O trabalho com a coach é de, no máximo, dez sessões. E ela explica que, diferente das ‘resolulções’ de ano novo – que muitas vezes são feitas, mas não são cumpridas – ela descobre, junto com o coachee, quais são as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas para que as metas sejam alcançadas. “É o trabalho antes da meta”, explica.
Carine ainda reitera a diferença entre o trabalho de coach e o trabalho de um psicólogo: “A principal diferença é que um tratamento psicológico não tem data para acabar, ele é um acompanhamento. Outra coisa é que o coach não trabalha a causa, não busca tanto o passado. Nós trabalhamos daqui para frente, e aonde a pessoa quer chegar”.

Apesar disso, Carine conta que utiliza técnicas como a hipnose e os ‘processos sistêmicos’ para entender as amarras de seu coachee. O “Processo Sistêmico” é o entendimento do cliente como um todo, como, por exemplo, as influências que ele recebe da família. “É o reconhecimento do que acontece antes de mim. Para isso, existem exercícios de constelação, mas isso é apenas algo a mais, uma das técnicas que utilizo quando necessário”, explica.

No caso da hipnose, Carine também realiza sessões somente disso, principalmente para pessoas que têm vícios ou medos e querem entender a realidade. Ela chama a atenção, no entanto, para o fato de que ela regride somente até o útero: “Não trabalho com vidas passadas porque é perigoso. Não posso abrir uma ferida e não fechá-la”.

Treinamento Cause Impacto

Além do trabalho como coach e hipnóloga, Carine também é uma das treinadoras do ‘Cause Impacto’, um treinamento comportamental que promove transformações e autoconhecimento. “São dois dias de treinamento, e a pessoa sai com uma percepção diferente de si mesma”, explica.

Segundo ela, são vinte horas (em dois dias) de treinamento, liderado por três treinadoras, que levam o participante a melhorar seu desempenho profissional e pessoal, de forma impactante, através de técnicas de alta performance, quebra de crenças, gerenciamento de carreira, motivação e liderança.

O próximo Treinamento Cause Impacto acontece em Cuiabá nos dias 21 e 22 de janeiro, e depois segue em temporada por São Paulo, Rio de Janeiro, e outras cidades do Brasil. Mais informações sobre o treinamento e inscrições AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet