Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

feira de turismo

Em congruência com declaração da ONU, FIT Pantanal terá como tema "Turismo Sustentável para o Desenvolvimento"

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Em congruência com declaração da ONU, FIT Pantanal terá como tema
A Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) de 2017 acontece em abril, dos dias 20 a 23, no Centro de Eventos do Pantanal. O tema escolhido para este ano será “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, em congruência à adoção deste ano, pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”.

Leia mais:

Chapada dos Guimarães e Pantanal são destaques na sessão 'Viagens' da UOL

O lançamento do FIT acontece no próximo dia 30 de janeiro e, segundo o secretário adjunto de turismo, Luiz Carlos Nigro, o tema vem a calhar com a situação de Mato Grosso: “No ano passado o tema da FIT foi ‘Turismo: Um grande negócio’, e neste ano o foco é a sustentabilidade, o que tem tudo a ver porque quase todos os atrativos turísticos que temos no estado dependem da sustentabilidade”, disse.

Chapada, Bom Jardim, Pantanal, Araguaia: quase todos os atrativos do estado, caso não sejam administrados com zelo ao meio ambiente, podem ser extintos. Assim como eles, diversos outros locais do mundo dependem do ‘bom senso’ do trade e dos turistas. Essa premissa levou a ONU a aprovar a nomeação.

No site do Ministério do Turismo, em publicação do último dia 02 de janeiro, a assessoria explicou que “A meta da Organização Mundial do Turismo (OMT) ao designar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável é ampliar a compreensão e conscientização da importância do turismo no compartilhamento do patrimônio natural, cultural e distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens”.

Ainda de acordo com o Ministério, foram definidos dezessete objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), e dentre eles, três falam do turismo: “8º) Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; 12º) Consumo e produção sustentável; e 14º) Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e fontes marinhas para o desenvolvimento sustentável”.

Em Cuiabá, a FIT será lançada no próximo dia 30 de janeiro no Sebrae. “Escolhemos o Sebrae também porque é o único serviço que possui um centro de sustentabilidade no Brasil”, explica Nigro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet