Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

universum

Exposição de mato-grossense que une arte regional, mítica e mística está de portas abertas no MACP

Foto: Wagner Vasconcelos (WE DIGITAL)

Nadja (ao meio) no lançamento da exposição

Nadja (ao meio) no lançamento da exposição

Começou no último sábado (14) a exposição “Universum – Arte regional, mítica e mística”, da artista mato-grossense Nadja Lammel. Com vinte e cinco painéis, cinco murais grafitados, uma pirâmide e uma escultura executada em estrutura metálica com pintura em patina envelhecida dourada, a mostra segue até dia 14 de fevereiro no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia mais:

Centenário de Manoel de Barros inspira exposição que começa nesta terça-feira em Cuiabá

Nadja nasceu em Alta Floresta, norte do estado, e desde sempre teve contato com a Floresta Amazônica e seus habitantes. Arquiteta, ela sempre conciliou o desenho das obras de arte com o dos projetos e já trabalhou na Prefeitura de Cuiabá, nas Secretarias de cultura do estado e do município, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros lugares. Suas obras já foram expostas em galerias de arte virtuais e físicas, além das intervenções urbanas, que estão em parques e muros da cidade.


Irigaray e Nadja (Foto: Wagner Vasconcelos (WE DIGITAL))

‘Universum’, que tem como Dj e design de estilo Einstein Halking e como convidado especial Clovis Hirigaray, está dividida em três setores, sendo o primeiro de arte regional, com máscaras indígenas da etnia Bakairi transformadas em personagens, o segundo voltado às artes místicas, com personagens como gatos, peixes e índios, e o terceiro voltado à área mítica, ou seja, da mitologia, com personalidades das artes e músicas customizados com texturas indígenas e grafite.

As obras de Nadja são feitas a partir de várias técnicas, desde grafite com spray até pintura acrílica e colagens (fotografia e mosaico de espelhos). A exposição ‘Universum’ é composta totalmente por obras inéditas da artista, e fica aberta para visitação de terça a sexta, das 7h390 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Aos sábados, das 13h30 às 17h30.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet