Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

plástica, beleza e saúde

Cirurgião plástico Olyntho Gonçalves fala sobre os conceitos atuais da plástica de nariz

Foto: Reprodução / Ilustração

Cirurgião plástico Olyntho Gonçalves fala sobre os conceitos atuais da plástica de nariz
Podemos afirmar que a face de uma forma geral possui um grande destaque e das estruturas de  nosso corpo que aí estão a que mais chama atenção sem dúvida nenhuma depois dos olhos é o nariz  . O Nariz por se projetar , se destacar e se achar no centro da face causa   realmente um  impacto aos observadores e por que não dizer  a nós mesmos também.  

Leia mais:

Dr. Olyntho Gonçalves fala sobre cirurgia plástica: "Não é moda, é medicina"

Em nossos consultórios as queixas e descontentamentos com a parte nasal é uma constante diária e cada dia maior 
É um órgão que possui diversos tecidos distintos em um só pedaço do corpo , possuindo pêlos , mucosa , pele , cartilagem , osso , artéria , veias e nervos . Um órgão de extrema complexidade dada a essa dupla função : estetica e funcional.
 
Atualmente vejo que a maioria dos cirurgiões plásticos mais modernos e preocupados tanto com a beleza como função , estão lançando mão da Rinoplastia aberta ( open rhinoplasty) uma técnica onde permite uma melhor e maior visualização das estruturas.  Isso faz com que detalhes sejam visualizados , e pequenas correções permitidas já que a exposição do interior do nariz é totalmente colocada à vista  do cirurgiao . Como digo sempre,  em se tratando de Rinoplastia um milímetro pode representar um quilômetro . Um trabalho de "relojoeiro"  dada a complexidade e mínimas correções que podem ser realizadas. 

A rinoplastia aberta  é uma cirurgia para remodelar o nariz e ao mesmo tempo estruturar e dar uma melhor função . É indicada para pacientes que estão insatisfeitos com o tamanho ou o formato  ou que precisam melhorar a respiração ou sofreram alguma fratura. Pode-se afinar, diminuir ou aumentar o tamanho, levantar a ponta, diminuir o osso, enfim, tudo o que deixe o rosto mais harmônico e simétrico. A experiência do cirurgião plástico é fundamental para que o resultado seja satisfatório, já que só ele tem o conhecimento adquirido para orientar o paciente quanto às suas escolhas. Até os 15, 16 anos não é aconselhável a cirurgia, já que a estrutura óssea a inda não está completamente formada.

No pré operatório é importante que o paciente converse bastante com seu médico, esclareça todas as suas dúvidas e não omita nada que lhe for perguntado durante a consulta, além de seguir à risca as eventuais recomendações. Exames laboratoriais servirão para que o médico avalie as condições do paciente. Não raro lançamos mao da tomografia tridimensional com reconstrução em 3D onde a imagem interna do nariz é vista de uma forma completa. 


Dr. Olyntho Gonçalves (Foto: Arquivo Pessoal)

Analisamos também a posição do queixo e podemos nesse mesmo procedimento avançar queixos ( mentos) pouco projetados ou diminuir queixos avançados dependendo de cada caso , analisado milimetricamente por exame de cefalometria. Essa cirurgia de nariz em conjunto com o queixo chamamos de perfiloplastia uma melhora global não só no nariz como o perfil como um todo. Tornando a pessoa muito mais bela. Também é válido se programar para 2  semanas de repouso.

Já no pós operatório, o paciente deve evitar atividades físicas intensas pelo menos por 30 dias e não se expor ao sol por 60 dias. Caso necessário, utilizar sempre protetor solar. Tomar a medicação prescrita e não faltar às consultas pós operatórias são fundamentais para um bom resultado.

Enfim podemos dizer que é uma cirurgia que traz muita leveza , jovialidade e harmonia quando bem confeccionada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet