Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

estudos de gênero

Concurso de beleza 'Miss Gay' é tema de doutorado de fotógrafo e promotor de eventos cuiabano

Foto: Reprodução / Ilustração

Miss Brasil Gay 2013

Miss Brasil Gay 2013

Problematizar os ‘marcadores sociais de diferença’ (gênero, raça, etc) e entender como eles podem fabricar os ideais de masculinidade e feminilidade no concurso nacional ‘Miss Gay’ é o objetivo do doutorado de Murylo Lorensoni. Mestre em cultura contemporânea (com dissertação sobre folk comunicação), o cuiabano foca, agora, em algo que permeia seu cotidiano, já que há algum tempo ele trabalha como fotógrafo, promoter e até apresentador dos concursos de Miss em Mato Grosso.

Leia mais:

Mc Linn da Quebrada, Jaloo, Miro Spinelli e outros vem a Cuiabá para seminário sobre diversidade e direitos

O projeto de Murylo, entitulado “Miss Gay - O protagonismo gay e os atos performáticos de gênero” foi aprovado no programa de pós-graduação da Ecco, “Estudos de Cultura Contenporânea”, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e terá orientação do especialista Danie Marcelo de Jesus, doutor em linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), e pós doutor tanto pela Universidade de São Paulo (USP) quanto pela University of Illinois (EUA). O professor tem como área de atuação, principalmente, os estudos de gênero.


Professor Danie Marcelo de Jesus (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Quando falamos de gênero, as pessoas têm a ideia errada de que estamos falando somente sobre o universo gay. Mas gênero tem a ver com os femininos e os masculinos, e isso podemos entender como um problema social. (...) Mato Grosso é o 4° estado que mais comete estupros no Brasil, e o 10° com mais casos de violência contra a comunidade LGBT. Ou seja, esse é um problema social, que precisa ser estudado”, afirma Danie.

Para Murylo, a escolha do tema se deu pela vontade de entender a etnografia do concurso. “Escolhi como foco o concurso Miss Gay Brasil. Só no nosso país existem mais de vinte tipos de concursos gays, e no mundo são mais de 120 concursos de beleza LGBT”, conta o doutorando. Segundo ele, o estudo de campo será feito no concurso Miss Gay de Juiz de Fora, que é um dos mais representativos, inclusive, em questão de divulgação na mídia.

Neste concurso, participam homens vestidos de mulher, que não podem ter nenhuma alteração corporal (como silicone, por exemplo). “São homens que, naquele concurso, vão se contextualizar sobre mulher. Eles não são travestis, nem são necessariamente gays. (...) Então a ideia é entender isso. Porque dentro do próprio movimento gay existem as diferentes categorias, nomenclaturas, ou seja, o próprio nome que aproxima e exclui. A própria categoria que aproxima e exclui”, explica Murylo.


Pesquisador Murylo Lorensoni (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Se você parar para analisar, o Miss Gay é um concurso diferente do concurso de beleza feminino, que é o normativo. Em alguns momentos chega a ser quase uma sátira, uma crítica. Chega a ser caricato. O ritual é o mesmo, mas é uma encenação”, afirma.

No local onde está, entre o trabalho nos concursos de Miss e os estudos como pesquisador, Murylo afirma que é possível conciliar. “O olhar de pesquisador é imparcial, posso ver e entender o que é válido e o que não, entender os prós e contras”, afirma.

Os estudos de Murylo seguem até o segundo semestre de 2020, quando vai rever e defender sua tese.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet