Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

E ai, bora com eles?

Entre rios e cachoeiras: casal cria canal no youtube para apresentar natureza de Mato Grosso

Foto: Arquivo Pessoal

Entre rios e cachoeiras: casal cria canal no youtube para apresentar natureza de Mato Grosso
Dezesseis vídeos. Dezesseis lugares diferentes. Um ano no ar. Muitos quilômetros e perrengues em estradas, mas também incontáveis momentos de conexão com a natureza exuberante de Mato Grosso. Esses são os números contabilizados em memórias do jovem casal, Mayara Oliveira e Lincon Bernardes, que há um ano viaja pelo estado visitando e divulgando rios, cachoeiras e trilhas em seu canal no youtube: “E ai bora comigo?”.

Leia mais:
Casal de Cuiabá 'abole' supérfluos e dá dicas em instablog de como viajar pelo menos cinco vezes por ano

“Eu comecei querendo mostrar o caminho para as cachoeiras, porque eu sempre gostei de ir e quando postava as fotos no instagram as pessoas sempre perguntavam onde que era, como que chegava. Em Cuiabá falta divulgação de lugares aqui do lado, como Chapada dos Guimarães que o pessoal nem sabe que tem”, explica Mayara para a reportagem do Olhar Conceito.

No canal “E ai bora comigo?”, Mayara e Lincon acumulam banhos de rio, cachoeira, mergulhos e caminhadas. Antes das viagens, o casal pesquisa os lugares que quer conhecer por fotos no instagram, procuram pessoas que já tenham visitado os locais para pedir informações e contatos de quem possa viabilizar a visita.



O equipamento utilizado para as filmagens são: uma câmera Go Pro para imagens aquáticas, uma câmera convencional para filmar e tirar fotos e também o celular Iphone para auxiliar. Um dia antes da viagem, eles preparam o equipamento de gravação e Mayara escreve o roteiro.

“Eu escrevo o que vou falar, pesquiso sobre o lugar, gosto de dar essas informações extras, mas se não encontro muita coisa ai vou no improviso mesmo, vou olhando em volta e comentando o que eu vejo, se o lugar é de fácil acesso ou não, se dá pra levar criança, idoso”, explica Mayara.

Apesar de toda a diversão, chegar a alguns lugares não é tarefa fácil. Má condição de estradas de acesso são alguns dos impedimentos que podem inviabilizar as viagens.

“No começo gastávamos muito com o carro, porque as estradas são muito ruins e íamos sozinhos. Estragava pneu, para-choque. Hoje a gente vai em grupo então rateamos os prejuízos, além de ficar mais barato a gasolina e o valor dos passeios também. Gastamos em torno de R$ 70 reais em um passeio de um dia entre almoço, gasolina rateada e entrada para alguma cachoeira privada, por exemplo”, explica a jovem.

Um dos destinos mais visitados pelo casal é Chapada dos Guimarães, cidade localizada a 64 quilômetros de Cuiabá. Vários dos vídeos são dedicados a apresentar as cachoeiras e atrações naturais do município, como Rio Paciência, Rio Claro, Cachoeira da Martinha, dos Namorados, da Geladeira, do Marimbondo e da Tartaruga, local do último vídeo postado pelo casal que revela outra dificuldade, a de conseguir autorização para frequentar um local privado.

“A maior dificuldade é conseguir autorização para filmar em propriedades privadas, porque depois as pessoas começam a frequentar e acabam destruindo o lugar. Na Cachoeira da Tartaruga, por exemplo, que a gente gravou agora, o proprietário não deixou divulgar como chega ao local. Em Cuiabá as pessoas não têm educação ambiental, já encontramos até fralda em rio”, conta Mayara, que revela já ter tido problemas com alguns guias também. “Eles queriam denunciar a gente por mostrar o caminho, diziam que estávamos tirando o emprego deles, que as pessoas estavam indo para destruir”.

Dentre os destinos que mais gostou de conhecer estão Nobres e Cáceres. A Dolina de Águas Milagrosas em Cáceres é o lugar destacado por Mayara como de uma beleza indescritível.


Dolina de Ágtuas Milagrosas, em Cáceres.

Funcionamento do Canal

Para auxiliar o dono do canal a administrar sua conta, o próprio youtube oferece um relatório depois do primeiro vídeo divulgado, com perfil de quem assistiu e acompanha o canal: qual o sexo, de onde é e quanto tempo as pessoas permanecem assistindo ao vídeo. “Tenho muito feedback dos vídeos, as pessoas me perguntam dicas para chegar nos lugares. Meu maior público é do sexo masculino e muitos são da Austrália, as vezes brasileiros que estão lá, outros estrangeiros mesmo. No Brasil tem bastante gente de São Paulo e Rio de Janeiro que assistem e querem vir conhecer”, relata Mayara.



Com a popularidade do canal aumentando, Mayara pretende torná-lo rentável e se dedicar mais as gravações, transformando o hobby em algo profissional. “Por enquanto ainda não temos lucro com o canal, mas já estamos conseguindo algumas coisas com permuta, como passeios, hospedagem, alimentação, até gasolina”.

Mais informações sobre o canal no youtube AQUI e também na página ofical do facebook AQUI e no instagram AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet