Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

entrada gratuita

Mais de 200 atletas competem em seis categorias do 25º Campeonato de Tiro de Mato Grosso

Foto: Da Assessoria

Mais de 200 atletas competem em seis categorias do 25º Campeonato de Tiro de Mato Grosso
Neste sábado (11) o público poderá acompanhar a primeira etapa do 25º Campeonato de Tiro de Mato Grosso, que será realizado no Clube de Tiro Pantanal, na região do Coxipó em Cuiabá. Serão mais de 200 atletas do tiro prático e esportivo, dentre eles um garoto de 12 anos, que irão competir em seis categorias. A entrada é gratuita, com exigência da utilização dos equipamentos de segurança.

Leia mais:
'Arena Playstation' terá consoles, TVs para games, simuladores e até personagens em tamanho real em Cuiabá

A prática do esporte de Tiro Prático Esportivo é controlada pelo Exército Brasileiro, já que o porte de arma de fogo no Brasil é proibido, salvo excepcionalidades julgadas pela Polícia Federal. Para ser um adepto é preciso ter autorização para a compra do equipamento, bem como uma “via de tráfego”, que é a autorização para transportar a arma até o Clube de Tiro, único local autorizado para uso da arma.

Em Mato Grosso, A Federação de Tiro Mato Grosso é a responsável pela organização de competições e prática do esporte. O campeonato estadual que vai acontecer em Cuiabá neste sábado (11) será realizado no Clube de Tiro Pantanal, localizado na estrada do Coxipó do Ouro KM 3,5 das 8h às 15h30.

O campeonato é aberto ao público e admiradores do esporte. A única exigência para assistir as provas é a utilização dos equipamentos de segurança: óculos (qualquer um, desde que proteja os olhos) e abafador.

Como a premiação em dinheiro é vedada pelo Exército Brasileiro, os vencedores receberão medalhas que tiveram seu design reformulado.



Dentre as categorias da competição está a “Junior”, destinada aos competidores com idade menor a 18 anos, que este ano terá um competidor de apenas 12 anos. A organização lembra que a participação de menores de idade só é permitida com autorização do responsável legal e de um juiz.

Conheça as modalidades de tiro que serão praticadas no campeonato:

ISPC - Considerada por seus competidores a modalidade de tiro mais dinâmica. O grande desafio é conseguir a maior pontuação no menor tempo possível, percorrendo "stages" ou pistas de diferentes cenários. Nessa etapa serão 8 pistas, com 152 disparos mínimos. Todas as pistas são construídas atendendo regras rigorosas de segurança. Os atletas de IPSC são organizados em divisões de acordo com o tipo de arma do atirador. São elas: Open, Standard, Classic, Production e Light.

Saque Rápido - Até hoje ninguém conseguiu atingir a pontuação máxima dessa modalidade. Ao iniciar a prova, o atleta deve estar com as mãos acima dos ombros, arma carregada no coldre, e os disparos devem atingir o centro do alvo. São 5 alvos a distâncias de 5 a 15 metros, com tempos pré-determinados de 3 a 8 segundos para cada série de 5 disparos.

Steel Challenge - Estreando oficialmente no Campeonato de Tiro de Mato Grosso, a modalidade Steel Challenge, conhecida como Desafio do Aço, é uma competição interessante ao expectador pelo uso de alvos metálicos reativos e muito simples de ser compreendida – velocidade é tudo. A prova é disputada em 5 "strings" ou passadas, onde o competidor deverá atingir os alvos no menor tempo possível.

Silhueta Metálica - É considerada uma das modalidades mais difíceis. Possui características distintas do dinamismo das demais, pois exige estandes próprios. Os alvos são metálicos e lembram o perfil de galinhas, porcos, perus e carneiros. Eles são organizados em filas de 10 com distâncias entre 25 e 100 metros e o atirador tem 4 minutos para derrubar cada fileira. Concentração e muita precisão é a exigência básica para um competidor deste esporte.

Trap Americano – Imagine um prato de aproximadamente 10 cm saindo sem direção definida, de uma casamata semienterrada distante a 15 metros, numa velocidade de 50km/h. Este é o cenário do competidor do Trap, que se repete 100 vezes, em 5 posições diferentes. Ganha o que acertar mais pratos.

Precisão de Fuzil – Deitado, o competidor tem 10 minutos para acertar o centro de um alvo, que pode estar distante a 100, 200 e ou 300 metros. No Clube de Tiro Pantanal, os alvos estarão a 200 metros de distância. Claro, ganha aquele que atingir a pontuação máxima, com acertos concentrados no meio do alvo. Esse ano é 1ª vez que teremos premiação no Campeonato Estadual.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet