Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

Ajude!

Grupo "Entrega por Cuiabá" faz vaquinha online para oferecer banho a moradores em situação de rua

Foto: Reprodução/ Facebook

Grupo
O grupo de ação solidária “Entrega por Cuiabá” está com uma vaquinha online para arrecadar o montante de R$15.450 reais destinado a construção de um banheiro móvel, que será utilizado por pessoas em situação de rua. A ação intitulada “Banho Solidário” já existe em outras cidades do Brasil e busca resgatar o bem-estar emocional da população em situação de rua em Cuiabá, por meio do cuidado com a higiene, sempre acompanhada da principal atitude dos voluntários que é a atenção e dedicação ao próximo. A vaquinha online fica disponível até 18 de março.

Leia Mais:
Festa de música eletrônica "Sinestesia" neste sábado arrecada livros para Biblioteca Itinerante

Nenhuma palavra é mais simbólica para nominar a importância do trabalho que os voluntários do Entrega por Cuiabá realizam do que “Dignidade”. No sentido próprio da expressão, o grupo sai às ruas da capital para resgatar amores-próprios por meio de uma simples conversa. Um momento de atenção dedicada ao próximo, que pode trazer de volta o respeito por si que pessoas em situação de rua esqueceram quando foram excluídas socialmente.

A mobilização social sem fins lucrativos existe em várias outras cidades do país, mas foi desenvolvida em Cuiabá por Flávio Silva Tampeline, professor no curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para o Olhar Conceito ele revela que a ideia surgiu depois que participou do grupo que atua em São Paulo.

“Passei dois anos em São Paulo e participei nesse período das entregas por lá. Quando voltei tive a ideia de fazer em Cuiabá. Nós fazemos as doações dos kit’s com roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal, mas a intenção não é essa, o ideal do projeto é conversar, mostrar para essas pessoas em situação de rua que elas são visíveis”, diz o professor.

Com uma média de 50 pessoas por ação, que acontece uma sexta-feira por mês, o grupo quer agora arrecadar fundos para mandar fazer dois banheiros móveis, construídos em um reboque para que possa circular a cidade nas ações, que além do banho levarão atendimento de cabeleireiro e manicure às pessoas em situação de rua.

Com a água que corre pelo corpo, vai se embora a vergonha da aparência abandonada, o mau cheiro do esquecimento, a sujeira do julgamento. Depois da água, o respeito pela própria carne parece fresco e revigora a alma.

A iniciativa do “Banho Solidário” teve inicio na Bahia e está presente em várias outras cidades do país. A intenção do Entrega por Cuiabá é que por meio da vaquinha online a ação também possa chegar às pessoas que necessitam desse cuidado na capital mato-grossense.

“Nas conversas com eles percebemos que a maior necessidade deles era de um banho”, diz Flávio, que no vídeo da campanha online completa dizendo que muitas das pessoas em situação de rua acabam tomando banho nas águas poluídas do Rio Cuiabá, na região próxima ao Porto, por não terem outra opção.

 

O professor comenta que o dinheiro das doações realizadas na vaquinha online só é liberado caso a meta de arrecadação seja atingida. “É um sistema de tudo ou nada. De não atingirmos a meta, de nada vale o valor que foi arrecado, pois ele não é liberado”, explica Flávio.

Além da arrecadação, o professor frisa a importância da continuidade das doações de alimentos, roupas e produtos de higiene para que a distribuição dos kits continue. Quem quiser doar esses produtos pode entrar em contato pela página no facebook AQUI. Para fazer uma doação para a concretização do “Banho Solidário” acesse AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet