Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

como vai você?

Com 55 anos de história, Centro de Valorização da Vida busca novos voluntários

Foto: Divulgação

Com 55 anos de história, Centro de Valorização da Vida busca novos voluntários
O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove, a partir do dia 29 de março, um curso de formação de voluntários em Cuiabá. Todos que quiserem ajudar ao próximo ouvindo seus anseios e, desta forma, diminuir as estatísticas do número de suicídios, devem participar do ‘Programa de Seleção’, que acontece das 19h às 22h. Depois do primeiro encontro, o programa segue por mais treze semanas, sempre às quartas-feiras.

Leia também:

'Setembro amarelo' estimula prevenção do suicídio por meio da conversa sobre o tema

As únicas exigências para os participantes é que tenham mais de dezoito anos, vontade de conversar com qualquer pessoa que busque ajuda e quatro horas semanais disponíveis para o voluntariado. “É a porta de entrada para quem deseja se tornar voluntário do CVV. Não há custo ou compromisso em chegar até o final do programa”, explica Carlos Correia, voluntário e membro da Comissão Nacional de Divulgação do CVV.

Em 2017 o CVV completa 55 anos de existência. O ‘Centro’ nasceu em 1962, em São Paulo, a partir de um grupo de pessoas preocupadas com os altos índices de suicídio. Já no início o atendimento era pessoal, por telefone e por carta.

Atualmente o Centro conta com 76 postos de atendimento, localizados em 71 municípios do país, e atende também por email, chat e Skype. “Essa migração para a internet ampliou muito os horizontes do CVV, pois permitiu que residentes de qualquer parte do mundo possam buscar apoio emocional, desde que falem português”, comenta Carlos.

Além dos atendimentos, o CVV fomenta o estudo, debate e difusão da prevenção do suicídio por diversas iniciativas, como a realização de Simpósios Internacionais com a sétima edição neste ano, a mobilização pelo Setembro Amarelo (mês mundial de prevenção do suicídio) e eventos regionais, como Semanas de Valorização da Vida, palestras e debates.

Serviço


Programa de Seleção de Voluntários – CVV
Data: Quinta-feira (29/03) – das 19h às 22h
Endereço: Rua Comandante Costa, 296, Centro, Cuiabá-MT
Informações e inscrições: telefone 141 / (65) 3321-411 ou e-mail cuiaba@cvv.org.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet