Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

discuções lúdicas

Guarda Municipal de Várzea Grande promove teatros de fantoche nas escolas públicas da cidade

Foto: Reprodução / Ilustração

Guarda Municipal de Várzea Grande promove teatros de fantoche nas escolas públicas da cidade
Escolas da rede municipal de ensino de Várzea Grande vão receber, a partir do dia 6 de março, o ‘Teatro de Fantoches’, projeto organizado pela Guarda Municipal e que tem por objetivo levar às crianças e adolescentes discussões sobre combate à dengue, bullying, violência sexual, respeito aos idosos e outros.

Leia também:
Terceira edição do 'Circuito Autoral' une música, grafite, teatro, dança e mais neste domingo

Este é o 6° ano consecutivo em que esta atividade é realizada nas escolas. De acordo com Flávia Cunha, coordenadora do projeto, a ideia é usar o lúdico e a linguagem teatral para passar as mensagens necessárias, como combate às drogas nas proximidades das escolas.

“Atuamos para despertar comportamentos e atitudes prudentes nas crianças. Trata-se de utilizar o teatro como estratégia lúdica para o trabalho educativo, pois nosso público é ótimo propagador de informações. O teatro possibilita vislumbrar as várias aplicações da segurança e da educação na família. É um instrumento adequado de comunicação e aprendizado. Além disso, é criativo, estimulante, integrador e participativo, que intensifica as diversas trocas de saberes, favorecendo o conhecimento e a construção de novas relações entre as pessoas e o ambiente”, explica.

Na temporada deste ano, o ‘Teatro de Fantoches’ vai apresentar temas como educação no trânsito, saúde preventiva, meio ambiente, combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas, semana da pátria, e o dia da árvore.

“Os bonecos ganham existência nos palcos por meio do movimento das mãos das suas condutoras, as quais narram histórias, transcendendo a realidade, e convertendo o real em momentos de magia. Teremos um alto potencial educativo”, afirma Flávia.

Em 2016, a Guarda Municipal realizou 107 apresentações para 16,4 mil estudantes. Neste ano, serão sete personagens que, sempre inseridos no conceito pedagógico da rede municipal, farão parte da ação educativa em conjunto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet