Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

'Historical footage'

Página no Facebook ironiza personagens cuiabanos com legendas 'históricas' e faz sucesso em 1 semana

Foto: Reprodução / Facebook

Página no Facebook ironiza personagens cuiabanos com legendas 'históricas' e faz sucesso em 1 semana
Criada há apenas uma semana, uma página no Facebook tem chamado a atenção dos cuiabanos. “Historical Footage Made In Cuiabá”, ou em português ‘Fotos históricas feitas em Cuiabá’, é uma página de humor que brinca com imagens de ícones da capital (seja políticos ou culturais) e legendas - em inglês – que as descrevem como se fossem momentos do passado. Uma das mais curtidas até hoje, por exemplo, é a foto do atual prefeito Emanuel Pinheiro em preto e branco com a legenda “Frida Kahlo, 1944”.

Leia também:
Sucesso no facebook, "Aonde não ir em Cuiabá" foi criada para reclamar de rodízio

A página foi criada por dois estudantes de história da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cuiabanos, com o único objetivo de entretenimento. “Brincar com a nossa realidade e levar um pouco de humor entre tantas notícias ruins que são compartilhadas no Facebook”, explicaram os dois, em entrevista ao Olhar Conceito.

Os criadores preferem não se identificar, mas explicam que a ideia foi inspirada em outra página, a “Historical Footage Made in Brazil” (que possui, hoje, quase 650 mil curtidas). “Vimos que tinha espaço para brincar com os nossos ‘personagens locais’. Regionalizar o humor com referências de sucesso é uma fórmula pronta que não costuma falhar”, afirmam.

E as ideias são diversas, tanto que os estudantes não querem fixar as postagens somente em políticos. “Convenhamos, a nossa mídia de forma geral dá tanta ênfase para a classe política, que às vezes parece que é só o que temos. São os personagens mais populares e que possuem características que podem ser melhor exploradas. Publicamos uma brincadeira com a banda ScortSom e a maioria desconhece esse clássico da cultura cuiabana, por exemplo. O mesmo com o Edmilson, da Banda Terra. Desejamos usar mais esses ícones pop da nossa cultura e história. Mas sabemos que a popularidade dos políticos de Mato Grosso colaboram muito para a disseminação dos posts”, afirmam.


"Legendary rock star Gene Simmons without the traditional kiss makeup. Detroit, 1994" (Foto: Reprodução / Facebook)

Se com uma semana a maior parte das postagens já possuem, em média, duzentas curtidas cada (sendo que algumas chegaram a quase 800), basta seguir a página para ver de perto o crescimento. Enquanto isso, eles aguardam os processos: “Acho que ainda não deu tempo de ninguém elaborar um processo. Falando de dados, não tivemos nenhuma reação negativa ou comentário achando desrespeitoso. Mas um dia a gente chega lá”, finalizam.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet