Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

cinema

Domingo é de dia de Oscar

23 Fev 2017 - 15:03

Especial para o Olhar Conceito - Angela Jordão

Foto: Reprodução / Ilustração

Domingo é de dia de Oscar
Domingo de carnaval é também domingo de Oscar, o maior prêmio do cinema americano acontece neste dia 26 e não será transmitido pela TV aberta, apenas nos canais pagos. A transmissão será a partir das 22 horas pela TNT. Mas, antes, as 19 horas (horários de Mato Grosso), os aficionados por cinema podem se divertir acompanhando a chegada dos indicados e demais estrelas de Hollywood, o chamado “tapete vermelho”, pelo canal E –Entertainment.

Leia também:

Indicados ao Oscar têm cinco horários e ‘Cinquenta Tons Mais Escuros’ tem 34 em cinemas de Cuiabá e VG

Organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar completará 90 anos em 2018, como um símbolo do cinema, de glamour, de emoção ou decepção. Para os vencedores pode significar um sucesso apenas momentâneo ou a garantia de uma carreira longa e respeitada. Para os amantes do cinema, a cerimônia é um momento de diversão, em que se podever os ídolos ao vivo e torcer pelas produções favoritas.

Filme

O Oscar encerra a temporada de prêmios aos melhores do cinema em 2016. O grande favorito a melhor filme é o musical “La La Land”, assim como seu jovem diretor DamienChazelle, mas sempre pode haver surpresas. Embora o filme exalte, justamente, a arte cinematográfica e a magia de Hollywood, os membros da Academia podem dividir os prêmios de filme e diretor. Embora, para mim, seja muito estranho o melhor diretor não ter feito o melhor filme. Se La La Land levar o Oscar, seu diretor DamienChazelletambém deveria levar.

A mídia especializada tem apontado Moonlight: Sob a Luz do Luar como uma possível ameaça ao favoritismo de La La Land. O filme narra à vida de um jovem negro, morador de uma comunidade pobre de Miami e sua jornada de autoconhecimento, tentando fugir do mundo das drogas e do crime. A critica ficou dividida sobre o filme, alguns o consideram uma obra prima poética e visual, enquanto outros acham o filme lento e chato.

Mas, Moonlight pode ter chances porque a Academia quer espantar de vez o fantasma do chamado “Oscar branco”, isto é, depois de ter sido criticada na edição de 2016 pode não ter atores negros entre os indicados nas principais categorias, este ano, a Academia mostrou a diversidade que existe no cinema, com uma edição histórica com a lista de candidatos mais plural em uma década. Por isso, pode acontecer de La La Land ficar com o Oscar de melhor filme e Moonlight com o de melhor direção para Barry Jenkins, que considera o filme autobiográfico. Ou ao contrário, Moonlight fatura fime e La La Land à direção.

Esta divisão aconteceu nos Oscar’s de 2013 e 2014. Em 2013 ganhou Argo, dirigido pelo ator e diretor BenAfleck, mas o prêmio de direção ficou com Ang Lee por As Aventuras de Pi. Já em 2015, o filme vencedor foi 12 Anos de Escravidão, enquanto o diretor foi Alfonso Cuarón por Gravidade.

Além do sucesso comercial, La La Land bateu recordes de indicações, 14 no total, em 13 categorias – concorre com duas músicas como Melhor Canção. O crítico do portal UOL, Roberto Sadovski, por exemplo, aposta que o filme ficará com 10 estatuetas, além de filme, direção, levará também canção – a chiclete City Of Starsque nos faz querer saindo dançando de dentro do cinema – trilha sonora, fotografia, montagem, desenho de produção, edição de som e mixagem de som.
Moonlight, com certeza, levará o prêmio ator coadjuvante para Mahershala Ali, cuja atuação é considerada excepcional.

Atriz

Dois Oscars são considerados barbada: de atriz para Emma Stone em La La Land; e atriz coadjuvante para a ótima Viola Davis em Um Limite entre Nós (Fances). As duas têm levado todos os outros prêmios da temporada, como o Globo de Ouro e o SAG (prêmio Sindicato dos Atores). Emma há muito é cultuada no cinema, já tendo sido indicada em 2015 a atriz coadjuvante em Birdman. Viola Davis, uma excelente atriz, muito respeitada em Hollywood, já foi indicada duas vezes – em 2009 por sua performance no filme "Dúvida" e, em 2012, por "Histórias Cruzadas". Viola se tornou popular como protagonista da série HowtoGetAwayofMurder. Uma curiosidade, Emma e Viola atuaram juntas no lindo Histórias Cruzadas (The Help).

Ator

O Oscar para melhor ator é uma incógnita. O protagonista de La La Land, Ryan Gosling, não tem chance. Levou o Globo de Ouro, mas só porque o prêmio divide os indicados entre drama e comédia/musical. Os demais prêmios foram divididos entre CaseyAfleck (o irmão mais nova e menos bonito de Bem Afleck) por Manchester a Beira Mar, e Denzel Washington, que atua e dirige Um Limite entre Nós (Fances).

Casey teve suas chances reduzidas devido a acusações de assédio sexual a mulheres que trabalharam na produção de seus filmes. Isto é algo que Hollywood não perdoa. Já Denzel viu suas chances aumentarem depois de ter ganhado o SAG. Os membros do Sindicato dos Atores são os mesmos que votam no Oscar e costumam repetir a premiação. Ator querido entre seus pares, Denzel Washington volta a protagonizar dramas, depois de passar mais de uma década atuando em filmes de ação. Se vencer neste domingo fará história, além de ser apenas o quarto ator a ter três Oscars (os demais são Walter Brennan, Jack Nicholson e Daniel Day-Lewis) será o primeiro ator negro a receber mas de uma estatueta, ele já levou como coadjuvante por Tempo de Glória (1989) e Dia de Treinamento (2002).

Cuiabá

A maioria dos principais filmes indicados ao Oscar já estrearam no Brasil e ainda estão em cartaz, mas boa parte não chegou os cinemas de Cuiabá. Por aqui passaram: A Chegada, Lion – Uma Jornada para Casa (que ficou em cartaz apenas uma semana), Estrelas Além do Tempo, Zootopia, Moana e La La Land – que ainda está em cartaz. Outros estão em cartaz em cinemas do Rio e São Paulo e outras capitais, mas não tem previsão de entrarem nos cinemas cuiabanos, como Até o Último Homem (que foi anunciado, mas que realmente não estreou), Moonlight, Manchester à Beira-Mar, Animais Noturnos, Capitão Fantástico, A Qualquer Custo, Florence: Quem é Essa Mulher eJackie.

De resto, é acompanhar a cerimônia, que termina dea madrugada, por volta de uma hora da manhã, e se divertir. São garantidas as presenças, como apresentadores, de Leonardo Di Caprio, Amy Adams, Charlize Theron, Javier Barden e Emma Stone, entre outros; apresentações musicais de Sting, Justin Timberlake e John Legend, que concorrem com canções. A política com certeza será a tônica dos vencedores, com discursos que criticam o presidenteDonaltTrump, assim como aconteceu com MerylStreep no Globo de Ouro. Hollywood é abertamente democrata e liberal, posicionamento contrário ao machista e conservador Trump. Isto se a própria Academia não se posicionar oficialmente contra as ideias e mandos do presidente americano.

Veja os principais indicados ao Oscar 2017 (em negrito os favoritos ao prêmio):

Filme

A chegada
Até o último homem
Estrelas além do tempo
Lion – Uma Jornada para Casa
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Cercas – Um Limite Entre Nós
A qualquer Custo
La laland: Cantando Estações
Manchester à Beira-mar

Diretor

Dennis Villeneuve (A chegada)
Mel Gibson (Até o último homem)
DamienChazelle (La laland: Cantando estações)
Kenneth Lonergan (Manchester à beira-mar)
Barry Jenkins (Moonlight: Sob a luz do luar)

Ato
r

Casey Affleck (Manchester a Beira mar)
Denzel Washington (Cercas)
Ryan Gosling (La La Land – Cantando estações)
Andrew Garfield (Até o Último Homem)
Viggo Mortensen (Capitão Fantástico)

Atriz

Natalie Portman (Jackie)
Emma Stone (La La Land - Cantando estações)
Meryl Streep (Florence: Quem é essa mulher?)
Ruth Negga (Loving)
Isabelle Huppert (Elle)

Ator coadjuvante

Mahershala Ali (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
Jeff Bridges (Até o Último Homem)
Lucas Hedges (Manchester à beira-mar)
DevPatel (Lion: uma jornada para casa)
Michael Shannon (Animais noturnos)

Atriz Coadjuvante

Viola Davis (Cercas)
Naomi Harris (Moonlight)
Nicole Kidman (Lion)
Octavia Spencer (Estrelas além do tempo)
Michelle Williams (Manchester à beira-mar)

Animação


Kubo e as cordas mágicas
Moana
MylifeCourgette
A Tartaruga Vermelha
Zootopia

Filme em Língua Estrangeira


Land of mine - Dinamarca
A mandcalled Ove - Suécia
O apartamento - Irã
Tanna - Austrália
Toni Erdmann - Alemanha

Roteiro Original

La laland: Cantando estações
Manchester à beira-mar
A qualquer custo
O lagosta
20th CenturyWoman

Roteiro Adaptado

Moonlight
Lion
Cercas
Estrelas além do Tempo
A chegada

Canção Original


Audition (The fools who dream) (La la land: Cantandoestações)
Can't stop the feeling (Trolls)
City of Stars (La la land: Cantandoestações)
The empty chair (Jim: The James Foley Story)
How far I'll go (Moana)

Trilha Sonora

Micha Levi (Jackie)
Justin Hurwitz (La laland: Cantando estações)
Nicholas Britell (Moonlight: Sob a luz do luar)
Thomas Newman (Passageiros)

Figurino

Allied
Animais fantásticos e onde habitam
Florence: Quem é essa mulher?
Jackie
La laland: Cantando estações

Fotografia

A chegada
La laland
Moonlight
O silêncio

Efeitos Visuais


Deepwater horizon
DoutorEstranho
Mogli
Kubo and the two string
Rogue One: Uma história Star Wars
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet