Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

registro histórico

Arquivo Público reúne espírito carnavalesco materializado em periódicos de época

Foto: Arquivo Público

Arquivo Público reúne espírito carnavalesco materializado em periódicos de época
Memória é coisa que não se pega, mas basta fechar os olhos para poder ver. Cuiabá como um corpo concreto, materializa sua história em memórias reais armazenadas em prédio histórico conhecido como Arquivo Público. Lá se pode encontrar a espiritualidade do povo de forma palpável, como por exemplo, a alegria de outros carnavais imortalizada no jornal impresso A Gazeta de 13 de fevereiro de 1997. Tudo isso disponível gratuitamente para consulta da comunidade.

Leia mais:
Prefeitura garante que Casa Barão está 95% pronta e busca fechar data de entrega

Documentos dos festejos e celebrações religiosas do passado podem ser acessados gratuitamente na Superintendência de Arquivo Público, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Gestão (Seges), que tem como uma das funções, preservar a memória de Mato Grosso.

Em 13 de fevereiro de 1997, o jornal impresso A Gazeta apresentava imagens do Vinde e Vede, evento religioso da Igreja Católica ocorrido no antigo estádio José Fragelli (Verdão). O crescimento da celebração que atraia indivíduos de várias partes do país, também foi mencionado na publicação, que registrava 30 mil pessoas presentes no último dia daquela cerimônia. Atualmente, o evento que chega à sua 131ª edição, estima receber cerca de 120 mil fiéis em quatro dias, um registro de crescimento que só pode ser constatado graças a preservação do Arquivo Público.

Em se tratando de folia no período de Carnaval, o jornal de mesma data mostrava a classificação dos blocos de rua de Cuiabá. Beleza Pura foi o campeão, seguido de Urubu Cheiroso, Banana da Terra, Boca Suja, Gostoso Sou e Três no Seu. A escola de campeã da época na Capital era a Caprichosos do Terceiro, enquanto no Rio de Janeiro, o carnavalesco Joãosinho Trinta conquistava mais um título com a Viradouro.

João Clemente Jorge Trinta, popularmente conhecido como Joãosinho Trinta, um dos personagens mais ilustres do Carnaval nacional, já esteve em Mato Grosso e pode ser visto em fotografias no Dossiê do fundo Secom do Arquivo Público. São 243 imagens da visita do carnavalesco a Cuiabá e Santo Antônio do Leverger em 1994. Nessa época o enredo da Viradouro foi sobre Teresa de Benguela, negra africana líder de um quilombo no Vale do Guaporé.

A revista Ispia de fevereiro de 2013 dedicou uma edição ao Carnaval de Santo Antonio de Leverger, uma cidade muito requisitada nesta época festiva. Naquele ano, o bloco Garanhões da Madrugada completaria 18 anos de existência. Na Revista de História da Bliblioteca Nacional de Fevereiro de 2009, existe o texto de título “Os embaixadores da folia” com abordagem ao Carnaval baiano de 1897. O desfile daquele ano teria a presença de feiticeiros, com o objetivo de prevenir os foliões contra o micróbio da febre amarela.

Os carnavais celebrados nas avenidas e nos clubes de Cuiabá, as tradicionais festas das cidades do interior e memoráveis personalidades regionais dos festejos, como o saudoso Jejé de Oyá, estão presentes em inúmeros jornais, revistas, livros e fotografias do Arquivo Público.

O historiador e servidor público do Arquivo, Angelo Moraes, evidencia algumas curiosidades sobre o Carnaval e faz uma análise desta festa popular nos 250 anos de Cuiabá. O texto esta disponível no site do Arquivo Público no campo “Jornal de Hontem”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet