Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

INDEPENDENTE DE RELIGIÃO

Fé e emoção comoveram multidão durante abertura do 31º Vinde e Vede

Foto: Rafaela Maximiano / Divulgação

Dom Milton Santos: 31º Vinde e Vede homenageia Nossa Senhora Aparecida Mato-grossense

Dom Milton Santos: 31º Vinde e Vede homenageia Nossa Senhora Aparecida Mato-grossense

Caravanas de dezenas de municípios, fé, oração e solidariedade marcaram a abertura do 31° Vinde e Vede, na tarde-noite deste sábado (25), no Memorial Sesi Papa Morada do Ouro, na região Leste de Cuiabá. No início da noite de sábado, a santa missa homenageou e trouxe ao palco a imagem de Nossa Senhora Aparecida, batizada também de Mato-Grossense, por carregar além das bandeiras do Papa e do Brasil, e a de Mato Grosso.

O Arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, explicou que “a pequena imagem de 35 centímetros foi encontrada no Rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo, completa em 2017, 300 anos e sua materialização em Fátima, Portugal, às três crianças, 100 anos. Dois grandes acontecimentos religiosos que celebram Nossa Senhora Aparecida neste 31º Vinde e Vede”.

Leia Mais:

- Arquidiocese lança 31ª edição do 'Vinde e Vede'; Carnaval com Cristo reúne 120 mil anualmente

A missa foi conduzida por Dom Milton, que também falou o motivo da emoção e do regionalismo. “Ano passado, em 8 de maio, fizemos uma grande caminhada, levando o fac-símile da imagem e a cruz da jornada mundial da juventude e, um padre de Aparecida do Norte trouxe de lá um novo manto e nele havia as bandeiras do Papa e do Brasil uma de cada lado e agora colocamos a de Mato Grosso, então demos um novo título: “Nossa Senhora Aparecida Mato-grossense”, esclareceu ele.

A imagem peregrinou pelas paróquias da baixada cuiabana e permanece no palco principal do memorial durante os dias do 31º Vinde e Vede, como sinal da religiosidade do povo mato-grossense. “Aqui na nossa arquidiocese o maior numero de igrejas são dedicadas a nossa senhora aparecida é uma devoção muito grande”, afirmou Dom Milton.

MicareCristo – Logo após a Santa Missa, os shows dos MicareCristo começaram e jovens e adultos puderam se divertir e louvar ao som das bandas regionais e nacionais: Dominos, Doidin de Deus, Banda Athos, e Forró Buscai.

Programação – Na segunda-feira, dia 27, dia do Grande Cenáculo Mariano, além de pregações, louvores, e apresentações de danças e teatros, está na programação palestras. Dia, 28, terça-feira, encerramento, será realizada simbolicamente a Romaria “Vinde e Vede a Nossa Senhora Aparecida” e, a palestra com o padre José H. Prado Flores do México e o lançamento da campanha da Fraternidade que este ano possui o tema nacional ‘Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida’ e, o Lema: “Cultivar e guardar a criação”.

O 31º Vinde & Vede conta com o patrocínio do grupo Toyota, refrigerantes Marajá, Fermat, Sorvetes Alaska, Gráfica Print, Help Vida, Tríad, Oralsin, Colégio Cema, Sesi Fiemt, entre outros. O evento tem a colaboração oficial do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembléia Legislativa de Mato Grosso com emendas parlamentares dos deputados estaduais Mauro Savi e Eduardo Botelho, além do apoio Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá e suas secretarias Semob e de Serviços Urbanos, Polícia Militar e alunos da Academia da Polícia Militar do Costa Verde e Corpo de Bombeiros.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet