Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

contos estranhos

Eduardo Mahon lança livro de contos de literatura fantástica em MT, MS e na Europa

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Eduardo Mahon lança livro de contos de literatura fantástica em MT, MS e na Europa
O escritor e advogado cuiabano Eduardo Mahon publica, em 2017, o sétimo livro de sua carreira. “Contos estranhos”, editado pela Carlini & Caniato, reúne 35 contos pequenos e um longo, e será lançado em Cuiabá em agosto deste ano.
Antes disso, no entanto, ele passa por Cáceres e Tangará da Serra, em abril, por Lisboa, em Portugal, em maio, e por Sinop em Junho. Depois da capital, segue ainda para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e São Paulo.

Leia também:
Eduardo Mahon lança trilogia de haicais que une objetividade e ironia para 'provocar'

Eduardo Mahon nasceu no Rio de Janeiro e mora em Mato Grosso, desde 1980. É articulista, advogado, professor de Criminologia, Direito Penal e Processual Penal, membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, e da Academia Mato-grossense de Letras.

Esta será a primeira obra de Mahon lançada fora do Brasil. Ele viaja para terras lusas para participar do Congresso Internacional de Literatura, em Aveiro, e depois segue para Lisboa com a professora doutora Olga Maria Castrillon Mendes. “Fico muito feliz por ter a oportunidade de lançar o livro noutro país, justamente no berço da nossa língua. Há alguns estranhamentos entre o que se pratica em Portugal e no Brasil, o que é natural para a evolução do português. Ter um público universitário, formado de doutores em letras, em Portugal, tudo isso é uma honra enorme. Estou muito satisfeito”, disse.

De acordo com a assessoria da editora, os contos deste livro são de literatura fantástica, em que impossibilidades físicas são tratadas com naturalidade. “Pois é essa perplexidade que busquei causar ao retratar, por exemplo, um homem sem gravidade, uma mulher que conversa com um buraco na parede, uma menina que rouba cores e, finalmente, no caso de Santiago Ayza – o homem do país que não existe”, explicou Mahon.

“O estilo curso é uma tônica minha, desde ‘Nevralgias’. Mesmo na poesia, luto para ser direto. Acredito que, quanto mais limpo, melhor é o texto contemporâneo. Agora, com poucas mudanças, estou trazendo contos de um único parágrafo que tratam sobre um mundo mágico, situações impossíveis, existências insólitas. A novidade do experimento fica por conta do ‘Homem do País que Não Existe’, onde cada parágrafo é um capítulo, forma de quebra-cabeça em um ritmo muito acelerado”, afirma o autor, sobre o tamanho de suas histórias.

Esta é, também, a primeira obra bilíngue do autor. “O livro traduzido para o inglês abre outras possibilidades e novas fronteiras. Além de poder ser conhecido fora daqui, pode muito bem ser aplicado nas escolas de ensino médio, em materiais voltados para exames de graduação, etc. A linguagem é ambientada entre as décadas 50 e 60, deixando a tradução ainda mais atraente com esse tipo de experimento”.

Eduardo Mahon publicou seu primeiro livro, ‘Nevralgias’, em 2013. Em 2014, lançou “Doutor Funéreo e outros contos de morte” e em 2015 “O cambista”, seu primeiro romance. No ano passado, foram quatro obras, a trilogia poética “Palavrazia”, “Palavra de amolar” e “Meia palavra vasta” e o romance “O Fantástico Encontro de Paul Zimmermann”.

Veja abaixo outras cidades que terão lançamento da obra:

Abril : Cáceres (Unemat)
Abril: Tangará da Serra (Unemat)
Maio: Portugal (Congresso Internacional)
Junho: Sinop (IFMT)
Agosto: Cuiabá (Cine Teatro Cuiabá)
Setembro: Campo Grande (ASL)
Outubro: São Paulo (Liv. Cultura)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet