Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

pintor das onças

Artista cacerense homenageia pintor João Sebastião com exposição que exalta as águas e fauna de Mato Grosso

Foto: GCom MT

Artista cacerense homenageia pintor João Sebastião com exposição que exalta as águas e fauna de Mato Grosso
Completando um ano do falecimento de João Sebastião nesta terça-feira (28), um dos grandes ícones das artes plásticas de Mato Grosso, a Casa Cuiabana anuncia a abertura da exposição em sua homenagem: Luto Cultural. São 50 peças em preto e branco produzidas por Airton Reis, artista plástico que teve Sebastião como mentor. A exposição será aberta às 18h30 e fica em cartaz até o dia 09 de março com entrada gratuita.

Leia mais:
Morre aos 66 anos o artista plástico João Sebastião Costa, o 'pintor das onças'

Grande pintor da cultura e cotidiano pantaneiro, João Sebastião ficou conhecido por seu gosto em pintar onças. Seus traços multicoloridos revelam as muitas faces da cultura mato-grossense, desde sua fauna exuberante com rios, peixes e felinos até a presença da viola de cocho, grande representante musical do estado.

“Fui construindo esta exposição como um sentimento de gratidão em relação a João Sebastião porque ele foi o meu mestre, me ensinou como humanizar símbolos da terra como o peixe, que está sempre presente nas minhas obras”, explica Airton.

A homenagem feita pelo cacerense Airton Reis traz novamente essa conexão de homem e natureza, tão presente no cotidiano do mato-grossense. De seu dia a dia na cidade princesinha do Paraguai, Airton transforma em arte a vida as margens do rio abundante em peixe. “Sou um artista das águas”, conclui o artista.

Todas as peças são, segundo Airton, em preto e branco para simbolizar o luto. Há apenas uma colorida, uma tela produzida há 35 anos e que já esteve presente em diversas exposições. “É uma referência da minha história”, revela.

Todas as obras estão disponíveis para comercialização. A Casa Cuiabana está localizada na rua General Valle, 181, bairro Bandeirantes em Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet