Olhar Conceito

Sexta-feira, 23 de junho de 2017

Notícias / Turismo

'Showcase' é lançado em evento especial e promete levar Chapada para todos os cantos do Brasil

Da Redação - Isabela Mercuri

06 Mar 2017 - 14:30

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

'Showcase' é lançado em evento especial e promete levar Chapada para todos os cantos do Brasil
O pôr do sol deu boas vindas aos convidados para o lançamento do ‘Showcase Chapada dos Guimarães’, na última sexta-feira (3), por volta das 17h30. Na presença de personalidades, empresários do trade turístico, blogueiros de viagens de todo o Brasil e até mesmo o Secretário Adjunto de Turismo do Estado de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, os empresários Lauristela Guimarães e Fernando Almeida presentearam a cidade turística com a revista e, também, com um novo deck para eventos no Alto do Céu, onde aconteceu o lançamento.

Leia também:

Catálogo com todos os pontos turísticos de Chapada é lançado com a presença de blogueiros nacionais

O showcase é um catálogo que elenca todos os atrativos turísticos de Chapada, desde as cachoeiras (são 450 citadas) até os restaurantes, bares, pousadas e muito mais. Com uma tiragem de cinco mil exemplares, a revista foi criada por Lauristela Guimarães, editora da Camalote e proprietária do Chateau Camalote, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e a Assembleia Legislativa, em especial o deputado Guilherme Maluf.


Lauristela Guimarães (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Foram quase dois anos de trabalho, de preparação, e a ideia é fazer um material de divulgação pra venda do atrativo Chapada dos Guimarães. Porque quando o estado de Mato Grosso participa de eventos, como feiras nacionais e internacionais, a gente vê todo mundo com material lindo, bonito, e a gente leva quase nada. Então, esse material foi feito através de algumas parcerias, e isso possibilitou a gente produzir uma revista com padrão internacional de qualidade, e mostrando todos os atrativos”, explica a idealizadora.

Segundo Lauristela, além das 450 cachoeiras, também estão no showcase lugares ainda pouco conhecidos. “Nós elencamos e detalhamos as mais belas cachoeiras, como as do circuito de cachoeiras, que é composto de sete hoje. Também o atrativo Alto do Céu, que a gente está lançando, o atrativo caverna Aroe Jari,que na verdade é um conjunto de cavernas, o maior complexo de cavernas de arenito do Brasil, e está localizado aqui em Chapada dos Guimarães. Colocamos também outros tipos de turismo que são pouco divulgados, como o turismo de aventura, o turismo de observação de pássaros, e de destino casamento, ou destination wedding”.

A escolha do Alto do Céu como local de lançamento do showcase foi estratégica. Na última sexta-feira, foi lançado também um novo deck no local, que será utilizado para eventos como casamentos e happy hours. “Tem muita gente que a gente vai trazer pra cá, para atividades curtas no pôr do sol, como poesia, meditação, coisas bacanas. Fazer uma programação. Acho que aqui é um lugar pra gente ter uma programação completa”, comentou o proprietário do local, Fernando Almeida. Para ele, o combo “vista + pôr do sol” vai atrair diversos casais que quiserem realizar seus casamentos na mata.


Fernando Almeida e sua esposa (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Um dos empresários contemplados com um espaço no Showcase, e que compareceu ao lançamento, foi Enimar Ataíde. Proprietário do ‘Chapada Aventura’ há nove anos, ele contou que a busca por inovação é o que dá fôlego ao turismo – chapadense, ou de qualquer outro local.

“A gente faz parte, tem uma tirinha lá dentro desse produto maravilhoso que é essa revista. No momento ela vem alavancar. Você vê que ela está ligada a alguns atrativos novos, remodelados, e eu acho que isso vem mudar um pouquinho o cenário de Chapada. Chapada é muito conhecida, um lugar bacana, todo mundo gosta, mas a gente precisa inovar. E esse espaço inovador, e uma ideia fantástica de marketing como essa, é mais um passo pra chapada dos Guimarães. A divulgação é o carro chefe do turismo”.


Alto do céu (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Divulgação


Como o principal objetivo do Showcase é divulgar os atrativos da cidade, tanto para dentro de Mato Grosso quanto para fora do Brasil, foram convidados para o lançamento blogueiros de viagem de todo o país. Bábara Lins, 31, jornalista de Brasília, foi uma das convidadas.

Dona do perfil @babilins e do blog “descobertas bárbaras”, a brasiliense já viajou para locais como Catar, África do Sul e Marrocos, e esteve pela primeira vez em Chapada dos Guimarães no último final de semana. “Conheci o Véu da Noiva, a cachoeirinha, cachoeira dos namorados, e um lugar muito interessante, que tem uma história riquíssima, que é o portão do inferno. A gente nem imagina a história que tinha. Eu gosto disso, quando tem uma história por trás do lugar”, disse, em entrevista ao Olhar Conceito.


Bárbara Lins (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Além de se deslumbrar com os atrativos, ela achou a ideia do showcase surpreendente. “E o mais surpreendente é que às vezes o próprio brasileiro não conhece a riqueza que a gente tem. Então eu acho que essa ideia de trazer os blogs é legal por isso, pra mostrar pra gente que tá aqui. Tem gente de todo o Brasil vindo pra cá hoje, e é algo bem bacana”.

Quem também pensou assim foi a cuiabana Luciana Torezan, 35. Junto a seu marido Euclides Torezan, 37, ela possui o instablog @casalabordo_ com mais de 15 mil seguidores, além de Fan Page, blog e página no Youtube. Mesmo conhecendo Chapada, ela acredita que falta aos próprios mato-grossenses esse interesse pelo ‘seu quintal’.


Luciana e Euclides (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Tem muito ponto turístico que, às vezes, a gente mesmo, de Cuiabá, não conhece. Nós conhecemos o Alto do Céu há um mês, e a gente mora aqui, entendeu?”, conta. “E antes de a gente criar o nosso [blog], quando a gente ia planejar uma viagem, a gente pesquisava muito. Ia pedindo dicas em blogs, então eu acho que atualmente as pessoas viajam dessa forma, buscando experiências pessoais dos outros”, completou.

Camila Morais, do instablog @viajecomcamila, também foi uma das convidadas. Ela, que também é de Cuiabá, acredita que o convite aos blogueiros fará a divulgação ser mais forte. “Eu acho que com os blogueiros a expansão da mídia é muito maior do que só com jornalistas regionais. Até porque dentro desses blogueiros temos duas jornalistas de outros estados. Então, para atingir o turista de outros estados, eu acho que tem mais eficácia”.


Camila e Alexandre, blogueiros de viagem (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

As irmãs Rayssa e Isabela Franco, 26 e 23 respectivamente, são de Goiânia e vieram pela primeira vez ao Mato Grosso para esse lançamento. Nos três dias em que ficaram por aqui, postaram cinco fotos para seus mais de 1500 seguidores do instagram @umaviagem_váriashistórias.


As irmãs Isabela e Rayssa (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Luiz Carlos Nigro, secretário adjunto de turismo da SEDEC, também prestigiou o lançamento, e garantiu que o showcase será distribuído na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), que acontece em abril. “Vai ser distribuído na FIT pros operadores, para todos os municípios turísticos para eles terem esse showcase como exemplo de sucesso, como case de sucesso de como se vender um produto, uma cidade, um destino turístico”.

Para o catálogo, ele não economizou elogios. “Essa revista é muito importante, porque trás todos os produtos turísticos de Chapada, as empresas que fazem parte do trade turístico. Todas as belezas naturais de Chapada estão estampadas nessa revista maravilhosa, e com certeza nós poderemos levá-la para as feiras, pros grandes congressos, e para os operadores de viagem de todo o Brasil, para que nós possamos fazer a divulgação desse produto maravilhoso que temos aqui, que é Chapada dos Guimarães”, disse.


Ato simbólico de inauguração (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

24 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • DOUCLAIRT VIELMOUNT
    08 Mar 2017 às 10:43

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • DOUCLAIRT VIELMOUNT
    07 Mar 2017 às 20:58

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • TOTONHO PICANÇO
    07 Mar 2017 às 14:21

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Reporter
    07 Mar 2017 às 11:36

    Colocaram de forma irônica na reportagem a menina com 1500 seguidores, pq não colocaram os grandes ? que possuem no mínimo 40 mil seguidores ??

  • Juvenal
    07 Mar 2017 às 11:33

    Lauristela é muito boa gente, um dia apareci em frente a pousada dela e tinha apenas 50 reais ela me deixo dormi lá sendo que a diária é no minimo 500,00

  • Henrique
    07 Mar 2017 às 11:32

    Resposta para Lindinhaaa, claro que não deveriam chamar agencias, as agencias vendem muito mais caro que internet e querem lucrar até em compras de passagens. Hoje em dia a moda são os blogueiros. eu só compro minhas viagens pela internet muito mais barato

  • @thiagoAOmorais
    07 Mar 2017 às 11:04

    Concordo Vigilante, porém como você disse, o desenvolvimento demanda esforços coletivos, creio que isso não desmereça quaisquer iniciativas como o Showcase, que contribuem e representam sim passos a caminho do desenvolvimento.

  • O Vigilante
    07 Mar 2017 às 10:25

    Não adianta o "Showcase" levar Chapada para todo o Brasil (e para todo o planeta) se, ao chegar aqui, o turista é confrontado com um aeroporto ruim, malha viária idem, serviços porcos e a preços extorsivos... Para que o Turismo (sim, com maiúscula) se desenvolva e gere empregos, renda e turistas satisfeitos, vai ser necessária uma soma de esforços do Estado e da iniciativa privada. Hoje em dia, o que se vê por aqui é a exploração do "turista" e não do "turismo".

  • José Pedro
    07 Mar 2017 às 09:32

    Quero parabenizar o Fernando, que vem lutando a anos para tranformar esse paraíso em espetaculo para Mato Grosso....Iniciando com o restaurante e a então tiroleza que deu muito certo, mas não deixaram manter no local. Que seja próspero meu caro.

  • @360exploer -> @thiagoAOmorais
    07 Mar 2017 às 02:30

    Parabéns pela iniciativa inovadora que tiveram (Lauristela, Alexandre e Camila). Que outros se inspirem em atitudes como esta, para que possam promover outras regiões de nosso Estado, e por que não pelo País? ==== Tenho certeza de que os mais de 120MIL seguidores envolvidos e apaixonados por viagens, aventuras ecoturismo... irão sentir um pouquinho dessa experiência. Chapada dos Guimarães, assim como todo nosso Estado estão de portas abertas para que também possam vivenciar estes momentos. ==== Estar ao lado de pessoas de vários lugares de nosso país, de diferentes profissões, cada um com sua história, que em comum possuem organização e foco para viajar pelo mundo, foi realmente uma experiência incrível. Obrigado a todos pelas dicas ) e também ao nosso guia Felipe que foi excepcional. ==== Gostaria de agradecer, pois foi um prazer ter a oportunidade de compartilhar essa aventura pelas belezas de Chapada dos Guimarães com vocês. Aprendemos que só com responsabilidade e respeito a natureza é que podemos manter isso para futuros momentos e gerações. ==== \o/ Vlw galera.

Sitevip Internet