Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

com acompanhamento

Médico do esporte explica a diferença das proteínas isoladas e para que elas são indicadas

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Dr. Kleber Perez

Dr. Kleber Perez

Muitas vezes é difícil escolher o que levar quando se entra em uma suplementaria. Dentre diversas opções, com preços muito diversos e rótulos complicados de entender, os leigos podem acabar se confundindo e levando produtos que não ajudam no resultado. Para ajudar nessa decisão, nada melhor do que um nutrólogo ou médico do esporte.

Leia também:

Suplementos: Se usados com acompanhamento, podem ajudar a emagrecer, diz nutróloga

“O suplemento não é um vilão, mas como o próprio nome diz, ele suplementa a alimentação”, explica o nutrólogo Kleber Perez. “O problema é que nos últimos anos o uso de suplementos foi banalizado, e também a quantidade. O problema não é o suplemento em si, é o uso errado, que faz com que ele não seja benéfico”.

Kleber Perez é formado em medicina pela Universidade de Cuiabá (Unic), tem residência em cirurgia pelo Hospital Julio Müller e pós-graduação pela Sociedade Brasileira de Nutrologia. Além de nutrólogo, ele é também médico do esporte.   

“A medicina esportiva sempre existiu, mas nos últimos anos tem ganhado força porque mais pessoas querem cuidar do corpo e da saúde. Hoje, consideramos atletas pessoas que praticam esportes regularmente, pelo menos três vezes na semana”, explica Kleber.

Segundo o médico, seu papel é analisar o corpo do paciente e indicar que tipo de treino é ideal para atingir o objetivo que ele quer. “Antes as pessoas iam à academia e faziam qualquer treino, sem acompanhamento. Com o médico esportivo, eles conseguem alcançar os objetivos de forma mais rápida”, afirma.

No entanto, não existe milagre. Este trabalho é feito junto com o da nutrologia, em que ele analisa a alimentação e indica a suplementação. “Alguns suplementos são necessários e devem ser usados para ganho de massa magra, por exemplo, como é o caso das proteínas, por exemplo, o Whey Protein”. 

Kleber explica que existem diferenças entre proteínas de variadas marcas, e que quanto mais pura ela for, melhor será a absorção. “Existem proteínas que são acrescidas de BCAA, de creatina, e então 20 gramas dela terão menos do aminoácido ativo do que 20 gramas das proteínas isoladas de leite ou de carne”. De acordo com o nutrólogo, muitas pessoas escolhem a suplementação somente pelo preço, e acabam comprando produtos que não têm a mesma qualidade.


Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Mas não é só a proteína que pode ser suplementada em uma dieta. “Existem pessoas que precisam ganhar peso, mas não conseguem comer uma grande quantidade de carboidratos, então temos suplementos para isso. Ou também pessoas que não conseguem comer alimentos sólidos em determinados horários do dia, como o café da manhã. Assim, para ter uma dieta equilibrada, indicamos um shake. Depende de cada caso”.

Outros nutrientes citados pelo médico são o BCAA, a creatinina e os termogênicos (que aumentam em 10% o gasto energético diário). “São suplementos bons, mas que devem ser utilizados no momento certo. Às vezes a pessoa vai até a suplementaria, gasta uma fortuna e não alcança os resultados. Depois ela busca alguém para culpar, sendo que ela deveria culpar a si mesma, porque comprou os suplementos errados”.

Para saber o que e quando comprar, Kleber indica – além do tratamento médico – procurar empresas responsáveis. “Como a Suplementaria, por exemplo, que sempre tem um profissional disponível para explicar aos clientes o que é cada suplemento e para que serve”, sugere.


Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Criada em 2011, a ‘Suplementaria’ é uma das maiores lojas de suplementos de Cuiabá. Hoje, ela possui três lojas na capital e vai inaugurar mais uma em Sinop, além de vender também pelo www.suplementaria.com.br

Confira os endereços:


Av. Isaac Póvoas, N 1160 – Bairro Popular
TEL: (65) 3626-2339
Whatsaap: (65) 99809-9498

Suplementaria Jardim Itália
Av. Itália Esquina com Rua Palermo, Anexo Atleta Academia
TEL: (65) 3365-6533
Whatsaap: (65) 99809-9498

Suplementaria CPA II
Rua Amapá N 10, Anexo Academia Movement
TEL: (65) 2129-2472
Whatsaap: (65) 99809-9498

Kleber Perez atende na Clínica Nossa Senhora das Graças
Endereço: Rua dos Lírios, 525 – Jardim Cuiabá
Telefone: (65) 99909-0096 / (65) 3023-4139 / (65) 3052-8002 / (65) 3322-2504
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet