Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Música

13ª temporada

Dalva de Oliveira, Pixinguinha, Suassuna, Villa-Lobos: Orquestra de MT abre temporada anual em Sorriso

Foto: Da Assessoria

Dalva de Oliveira, Pixinguinha, Suassuna, Villa-Lobos: Orquestra de MT abre temporada anual em Sorriso
Em ano cheio de homenagens a grandes compositores e autores brasileiros, como Dalva de Oliveira, Pixinguinha, Suassuna, Villa-Lobos e também ícones da música russa como Anton Arensky. A Orquestra do Estado de Mato Grosso inicia sua 13ª temporada com apresentações que já possuem datas marcadas até o mês de dezembro. Além do repertório especial, convidados selecionados para cada concerto, como o cavaquinista Henrique Cazes e o grupo vocal Alma de Gato. Sorriso será a primeira cidade a receber a Orquestra, que também passará por Cuiabá, Várzea Grande e Jaciara.

Leia mais:
Concerto da Orquestra Ciranda Mundo tem programa estritamente sinfônico nesta quarta

Os ingressos para a série de Concertos Oficiais no Cine Teatro Cuiabá custam R$20 e R$10 e serão disponibilizados na bilheteria do teatro nas semanas das apresentações. As séries de Concertos Populares e Didáticos são abertas ao público.

Março

O concerto de abertura da temporada acontece na cidade de Sorriso, com acesso gratuito à população, dia 24 de março, às 20h. Sob regência do maestro Leandro Carvalho, a Orquestra do Estado de Mato Grosso recebe o extraordinário Renato Borghetti para um espetáculo pautado pela música de fronteira e clássicos do cancioneiro brasileiro. De Sorriso, os Concertos Oficiais de março chegam ao Cine Teatro Cuiabá, nos dias 25 e 26, às 20h.

Abril

Em abril, dias 08 e 09 a OEMT recebe o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, para apresentações de “A Farsa da Boa Preguiça”. A adaptação do clássico de Ariano Suassuna (1927-1914) exalta a música de importantes compositores do Movimento Armorial e traz a história do poeta Joaquim Simão em suas desventuras preguiçosas. Além do Cine Teatro Cuiabá, pela série de Concertos Oficiais, esta divertida adaptação também será exibida para instituições de ensino de Cuiabá e Várzea Grande, pela série de Concertos Didáticos 2017. Com elenco da Cia Teatro Mosaico, o espetáculo foi adaptado por Leandro Carvalho e Sandro Lucose.

Junho

Para os dias 09, 10 e 11 de junho, a OEMT reservou uma grande homenagem ao mais importante compositor brasileiro de todos os tempos. Em comemoração aos 130 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Leandro Carvalho conduz a Orquestra em um repertório inteiramente dedicado à obra do compositor brasileiro. Aliado à homenagem, estreia o Coro Experimental da Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob regência coral de Jefferson Neves, experiente cantor do grupo vocal Alma de Gato.

Agosto

Nos Concertos Oficiais de agosto (26 e 27), a Orquestra divide o palco do Cine Teatro Cuiabá com Henrique Cazes, cavaquinista referência máxima do instrumento no Brasil, professor do primeiro curso de cavaquinho em território nacional, pela UFRJ. Além de Cazes, a OEMT recebe ainda o grupo Choros & Serestas para três grandiosas homenagens: o centenário de uma das mais importantes musas do rádio no Brasil, a cantora Dalva de Oliveira (1917-1972), 80 anos de morte de Noel Rosa (1910-1937) e 80 anos de nascimento do mestre Baden Powell (1937-2000). Imbuída pela valorização da literatura universal, a Orquestra revisita ainda, a música russa. À abertura dos Concertos Oficiais de agosto está reservada a arte de Dmitri Shostakovich, que realça o encontro da tradição romântica com manifestações artísticas diversas. Deste que é uma das maiores expressões da música popular russa, a OEMT destaca A “Sinfonia de Câmara”, op.110a, uma pérola do acervo russo dividida em cinco movimentos.

Setembro

Setembro é a vez de Carlos Malta subir ao palco com a Orquestra do Estado de Mato Grosso, nos dias 23 e 24. O espetáculo será dedicado à arte de Malta, um dos mais respeitados instrumentistas de sua geração. “O encantador do vento”, como ficou conhecido, se une à OEMT para apresentar releituras e peças de sua autoria, com repertório que seleciona o melhor de sua carreira até aqui. Carlos Malta e OEMT homenageiam o gênio Pixinguinha (1897-1973), ao lembrar os 120 anos de seu nascimento e reverenciam a música de Edu Lobo e Milton Nascimento. A Orquestra do Estado de Mato Grosso reverencia ainda a obra de Anton Arensky. O compositor russo era profundo admirador de Tchaikovsky, no qual se inspirou para criar a peça “Variações sobre um tema de Tchaikovsky”, Op. 35, reservada à abertura dos Concertos Oficiais de setembro.

Novembro

Chegando à reta final da temporada, em novembro a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob regência do maestro Arthur Barbosa – titular da Orquestra Eleazar de Carvalho (CE) - convida Ricardo Herz, um dos grandes ícones do violino popular para duas apresentações no Cine Teatro Cuiabá (25 e 26). Ao espetáculo cosmopolita de Herz, aplaudido em importantes salas de concertos do mundo, somam-se as obras originais de Arthur Barbosa, exibidas em países como EUA, Suíça, Áustria, Itália e Hungria.

Dezembro

Em dezembro, um emocionante Auto de Natal sob regência coral do maestro Jefferson Neves, ecoará com o concerto de encerramento da Temporada 2017 ao som do Coro Experimental da Orquestra do Estado de Mato Grosso.

Destaque Nacional

Recentemente, sobre a direção artística da OEMT, a especializada Revista Concerto publicou que "A Orquestra do Estado de Mato Grosso tem se destacado no cenário nacional devido à diversidade de seu repertório, que oferece um olhar mais amplo a respeito das possibilidades expressivas de um conjunto sinfônico (...)".

Em pouco mais de uma década de atuação, com mais de 600 apresentações após sua estreia em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso apresenta números relevantes para a música de concerto produzida no Estado com sua intensa atividade de apresentações, exibindo regularmente programas bem elaborados, maestros e solistas convidados e turnês que levaram a música da Orquestra a 22 estados brasileiros, trazendo o fortalecimento da cultura em Mato Grosso.

A Temporada 2017 é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura. A Orquestra do Estado de Mato Grosso conta ainda com patrocínio da Ihara e apoio cultural do Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol e Rühling Inteligência em Contabilidade.

Confira o resumo da programação da 13ª temporada da Orquestra do Estado de Mato Grosso:

Março (Borghetti e o som que vem dos pampas)
24 (Concertos Populares 2017)
Sexta-feira às 20h
Sorriso - MT

25 e 26 (Concertos Oficiais 2017)
Sábado e domingo às 20h
Cine Teatro Cuiabá

Renato Borghetti, gaita Ponto
Daniel Sá, violão
Leandro Carvalho, regência

Abril (Suassuna e A Farsa da Boa Preguiça)
6, 7 (Concertos Didáticos 2017)
Quinta-feira e sexta-feira às 8h30 e 14h30
Escolas de Cuiabá e Várzea Grande

8 e 9 (Concertos Oficiais 2017)
Sábado e domingo às 20h
Cine Teatro Cuiabá

Cia Teatro Mosaico
Sandro Lucose
Daniela Leite
Thyago Mourão
Karina Figueredo

Luiz Carlos Durier, regência

Junho (130 anos de Heitor Villa-Lobos)
09, 10 e 11 (Concertos Oficiais 2017)
Sexta-feira, sábado e domingo
Cine Teatro Cuiabá

Coro Experimental da Orquestra do Estado de Mato Grosso
Jefferson Neves, regência coral

Leandro Carvalho, regência

Agosto (Chora o cavaco de Cazes)
25 (Concertos Populares 2017)
Sexta-feira às 20h
Jaciara - MT

26 e 27 (Concertos Oficiais 2017)
Sábado e domingo às 20h
Cine Teatro Cuiabá

Choros & Serestas
Zied Coutinho, voz
Raoni Ricci, voz
Marinho Sete Cordas, violão de sete cordas
Fernandinho, violão
Flair Carrilho, bandolim

Henrique Cazes, cavaquinho
Leandro Carvalho, regência

Setembro (Malta o encantador de vento)
23 e 24 (Concertos Oficiais 2017)
Sábado e domingo às 20h
Cine Teatro Cuiabá

Carlos Malta, flauta em C, flauta baixo, clarone, sax soprano, sax tenor e pífano
Leandro Carvalho, regência

Novembro (Herz e o violino popular brasileiro)
25 e 26 (Concertos Oficiais 2017)
Sábado e domingo às 20h
Cine Teatro Cuiabá

Ricardo Herz Trio
Ricardo Herz, violino
Michi Ruzitschka, violão 7 cordas
Pedro Ito, percussão

Arthur Barbosa, regência

Dezembro (Auto de Natal)
Arena Pantanal – Cuiabá - MT

Coro Experimental da Orquestra do Estado de Mato Grosso
Jefferson Neves, regência coral
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet