Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

novidade

“Mió de minas” tem café, pães de queijo recheados e doces da fazenda em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

“Mió de minas” tem café, pães de queijo recheados e doces da fazenda em Cuiabá
Era pra ser só um ano, mas a mineira Edisia Moraes comeu cabeça de pacu e acabou ficando em Cuiabá. Em 2012, ela, que é missionária, veio para Mato Grosso a convite da Igreja Presbiteriana de Cuiabá, mas acabou se casando. No meio do ano passado, então, teve uma ideia: abrir uma cafeteria, queijaria e pão-de-queijaria para vender as delícias de sua terra. E deu certo.

Leia também:
De família tradicional de banquetes, cuiabana se une à amiga e cria marca de doces finos

O ‘Mió de Minas’ abriu as portas no dia 20 de fevereiro, na Avenida Mato Grosso, com receitas da família de Edizia. O pão de queijo, por exemplo, ela garante que é feito da forma mineira: com 100% queijo. “A gente coloca a mesma quantidade de polvilho e de queijo”, conta.


Fachada do Mió (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Segundo a mineira, que nasceu em Paracatu, sua ideia inicial era vender somente queijos e cafés. “Meu esposo já vendia queijos, e pensamos em abrir um local para vendê-los. Mas aí pensamos: será que alguém vai parar no meio da tarde para comer queijo? Pode ser que não. Mas para comer pão de queijo sim”.

Além do pão de queijo ‘tradicional’, ela também faz os recheados de carne seca, frango, azeitona e palmito, presunto e muçarela, calabresa com massa temperada (típico de Goiás) e linguiça apimentada, feita por ela mesma. Os recheios doces são doce de leite, nutella e goiabada.


Pão de queijo recheado com carne seca (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Para a cafeteria, Edizia fez questão de trazer um café que é produzido no sul de Minas. “É um café tipo exportação, um grão arábico, e o material da cafeteria também veio de lá”, conta Edizia. Dentre as bebidas especiais estão, por exemplo, o ‘Mió de Minas’, que é batido com sorvete de creme, o ‘Mineirinho’, com paçoca, e o ‘Café bombom’, que tem amarula na receita.

Na ‘queijaria’ Edizia oferece provolone defumado, cabacinha, queijo branco, camponês e frescal, além da manteiga caipira e o salame. São vendidos também doze tipos de doces, como a queijadinha, o doce de leite e a goiabada (os dois últimos vêm direto de Minas Gerais).

Decoração


Decoração (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Para montar o ‘Mió’, Edizia viajou para sua terra natal e trouxe objetos que carregam história. Na parede, por exemplo, está uma leiteira da fazenda de seu avô, assim como as ‘cangas’ que ela transformou em luminárias. “Graças a Deus eu consegui também um bom marceneiro que me ajudou a fazer tudo. Os pés das mesas daqui, por exemplo, são iguais aos pés de mesa lá da fazenda”.

Os bordados e flores expostos nas paredes também vêm de Paracatu, mas na frente da cafeteria ela colocou uma janela cultural com artesanato de Cuiabá. “Eu quero transformar o Mió em um ponto cultural. Por enquanto só exponho algumas obras, mas quero vender também no futuro”, comenta.

Para vender, no entanto, Edizia precisa fazer parcerias, o que ela já tem com quem faz os doces (exceto o de leite e a goiabada) e os queijos. No cardápio, ela ainda quer colocar bolo de queijo e bolo de arroz cuiabanos. “Eu fui muito bem recebida em Cuiabá, e essa seria uma forma de retribuir, de coração, esse carinho que recebi aqui. Faço tudo com muito amor, porque eu recebi muito amor nessa cidade”.



Outro plano de Edizia é começar a vender bolachinhas, francisquitos, rosquinhas e goiabinhas. “Em Minas são muito comuns lugares como esses, chamados de quitandas. Minha mãe era quitandeira, minha avó era quitandeira, e eu quero ser uma também”.

Além de retribuir o amor por Cuiabá, com o ‘Mió de Minas’ Edizia também consegue mandar dinheiro para seu pai, que está com mal de Alzheimer. “A ideia de abrir a cafeteria foi, na verdade, um sonho que Deus colocou no nosso coração. Meu pai está doente, e já que eu não posso estar lá para ajudar no dia a dia, pelo menos consigo mandar recursos financeiros para ele e minha família”, finaliza. 

Serviço

Mió de Minas
Avenida Mato Grosso, 270 - Centro Norte
Telefone: (65) 3055-1493
Funcionamento: Segunda a sábado, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 18h30
Informações: FAN PAGE

*Atualizada
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet