Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

'Sobreviventes'

Grupo de apoio a impactados pelo suicídios se reúne semanalmente no CVV Cuiabá

Foto: Reprodução

Grupo de apoio a impactados pelo suicídios se reúne semanalmente no CVV Cuiabá
O Centro de Valorização da Vida (CVV), em Cuiabá promove todas as terças-feiras, a partir das 19h30 reuniões de apoio àqueles que foram afetados por suicídios. O “Grupo de Apoio ao Sobrevivente do Suicídio” (GASS) parte do principio de que para cada pessoa que se suicida, entre seis e dez outras pessoas são impactadas. O próximo encontro será nesta terça (14) na sede do CVV em Cuiabá.

Leia mais:
Enlutados por vítimas de suicídio são foco de palestra; Grupo de apoio é reaberto para compartilhamento de experiências

Local de referência em apoio emocional e preventivo ao suicídio, o CVV reabriu o atendimento pelo GASS em Mato Grosso em setembro de 2016, com objetivo de ouvir e acolher familiares, amigos, colegas de trabalho, profissionais de saúde e qualquer outra pessoa que ficou afetada por um suicídio que presenciou, ou mesmo pessoas que tentaram se suicidar. 

A psicóloga e suicidologista, Karen Scavacini abordou o assunto na palestra de reabertura do grupo “Conversando sobre Luto”. Na ocasião ela citou que em alguns casos, familiares mentem sobre a causa da morte do suicida, tamanha a pressão psicológica e sentimento de culpa provocados pela morte.

“Uma coisa bastante comum é que fiquemos procurando culpados, acusando um familiar que não viu sinais, outro que não orientou. Não é assim que funciona. Muita gente se questiona por não ter reparado em nada, ou pior, é questionada por isso. Mas existem inúmeros tipos de suicídio, e normalmente os sinais dados pela vítima só fazem sentido após sua morte.”

Na época do lançamento, Ana Rosa Nunes, uma das fundadoras da instituição em Cuiabá, explicou que foram selecionados voluntários preparados especificamente para este atendimento. A conversa deve durar cerca de 1h30 e será feita em grupo. “Mas se for necessário fazer um atendimento individual, também pode acontecer. Nossos voluntários estão preparados para isso”, explicou Ana. 

*colaboraram André Garcia Santana e Isabela Mercuri.

Serviço

Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio
Às terças
Horário: 19h30
Local: Posto CVV – Rua Comandante Costa, 296, Centro, Cuiabá/MT 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet