Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

temporada 2017

Gaiteiro dos pampas gaúchos é convidado da Orquestra do Estado de Mato Grosso em sua estreia

Foto: Protásio de Morais

Gaiteiro dos pampas gaúchos é convidado da Orquestra do Estado de Mato Grosso em sua estreia
A música que vem dos pampas embala o espetáculo de estreia da temporada 2017 da Orquestra do Estado de Mato Grosso, nesta sexta-feira (24) em Sorriso (395km de Cuiabá). No sábado (25) e no domingo (26), a apresentação vem para o Cine Teatro da capital. O convidado destes concertos é Renato Borghetti, gaiteiro dos pampas gaúchos conhecido internacionalmente.

Leia também:
Dalva de Oliveira, Pixinguinha, Suassuna, Villa-Lobos: Orquestra de MT abre temporada anual em Sorriso

O repertório da apresentação é dedicado à tradição da música de Geraldo Flach, Guinha Ramires, Os Serranos, Sadi Cardoso, Gilberto Monteiro, dentre outras surpresas. Dentre os chamamés, rancheiras e milongas, quatro peças são de autoria de Renato. A regência fica por conta de Leandro Carvalho.

São as músicas autorais: “Sétima do Pontal”, em parceria com o músico gaúcho Veco Marques, da banda Nenhum de Nós; “Emily”, de 2001, gravada no álbum Paixão no Peito; “Fronteira”, de 1993, gravada ao vivo em Viena, em 2002. O repertório traz ainda ”Passo Fundo”, peça escrita e arranjada para orquestra por Daniel Sá. Este, que é violonista, participou de um concerto junto à OEMT em 2011.

"A música que eu faço tem origem no Rio Grande do Sul e possui todas estas influências de um estado de fronteira. Os ritmos uruguaios e argentinos estão misturados aos nossos, assim como a natural experiência com outros estilos que conheci em diversas viagens pelo Brasil e pelo mundo, que interferem no meu trabalho. O que procuro cuidar é não perder a origem e identidade da minha música que é gaúcha", explica Renato Borghetti. 

Além de ser muito conhecido no Brasil, Borghetti é hoje um dos artistas brasileiros de mais solida carreira internacional. Ele já passou por turnês europeias como festivais na Croácia, República Tcheca, Áustria e Alemanha. Além disso, já tocou ao lado de estrelas como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira. Borghetti comemorou em 2014 seus 30 anos de carreira, iniciados a partir do álbum Gaita-Ponto que vendendo mais de 100 mil cópias e ganhou o primeiro disco de ouro da música instrumental brasileira. 

Com a OEMT, a tradição da música oriunda das fronteiras do Brasil com o Uruguai e a Argentina, se mistura ao cancioneiro popular brasileiro e ganha uma nova roupagem com a música de orquestra e seu esplendor.

Sobre o encontro, Borghetti ressalta. "Sempre que toco com orquestra é uma experiência muito gratificante, aprendo muito. Acho bárbaro este encontro entre regional e o erudito sem que isto se justifique apenas pelo inusitado".

A Temporada 2017 é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura. A Orquestra do Estado de Mato Grosso conta ainda com patrocínio do Grupo Petrópolis, Agro Amazônia e Ihara e apoio cultural do Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol e Rühling Inteligência em Contabilidade. 

Serviço

Orquestra do Estado de Mato Grosso e Renato Borghetti

Sexta (24): Sorriso – Praça das Fontes

Horário: 20h

Entrada gratuita


Sábado (25) e Domingo (26): Cuiabá – Cine Teatro

Horário: 20h

Entrada: R$20 e R$10 (meia)


Repertório para os concertos de março


Gilberto Monteiro (1973)

Milonga para as Missões

(Arranjo Arthur Barbosa)

 
Geraldo Flach (1945-2011)

Rancheirinha

(Arranjos Arthur Barbosa) 

 
Daniel Sá

Passo Fundo

(Arranjos Daniel Sá)


 Os Serranos (1968)

Redomona

(Arranjos Arthur Barbosa)

 
 Renato Borghetti (1963) e Veco Marques (1964)

Sétima do Pontal

(Arranjos Arthur Barbosa)


 Renato Borghetti (1963)

Emily

(Arranjos Daniel Sá)


 Sadi Cardoso

Minuano

(Arranjos Arthur Barbosa)

 
 Guinha Ramires (1956)

Barra do Ribeiro

(Arranjos Arthur Barbosa)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet