Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

Dia da Saúde

CVV promove palestra com especialistas em saúde sobre importância em expressar sentimentos

Foto: Reprodução

CVV promove palestra com especialistas em saúde sobre importância em expressar sentimentos
Completando 55 anos de atuação, o Centro de Valorização da Vida (CVV) em Cuiabá realiza a palestra “Expressão dos sentimentos como aliada à saúde”, que terá a participação do presidente do CVV, Robert Gellert Paris Júnior e também do presidente da Associação Mato-grossense de Psiquiatria, Dr. Carlos Renato de Lima Periotto. Com entrada gratuita, o evento será realizado na escola Presidente Médici às 19h30 no dia 04 de abril. Além da palestra, estão abertas vagas para o curso de treinamento de voluntários com início no dia 29 de março.

Leia mais:
Grupo de apoio a impactados pelo suicídios se reúne semanalmente no CVV Cuiabá
 
 A palestra é comemorativa ao Dia Mundial da Saúde e quer transformar a realidade dos brasileiros e melhorar a qualidade de vida por meio do bem estar emocional. Já que segundo Relatório Mundial da Felicidade, produzido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está mais triste. No ranking, o país caiu cinco posições em relação ao ano passado, ficando em 22º lugar entre 155 nações pesquisadas. No topo da lista estão Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça e Finlândia.
 
Além da palestra também acontece o curso de seleção e treinamento de voluntários, chamado de Programa de Seleção de Voluntários. As únicas exigências para participar são ter disponível pelo menos quatro horas semanais para o atendimento, ser maior de idade (18 anos) e ter vontade de conversar com qualquer pessoa que busque ajuda, sem críticas ou preconceitos.
 
O CVV foi criado em março de 1962 por um grupo de pessoas preocupadas com o elevado número de suicídios. Na ocasião o centro ocupava uma casa na capital paulista e oferecia atendimento pessoal, por telefone e carta. Hoje, 55 anos depois, o CVV conta com 76 postos de atendimento em 71 municípios do país e, além dos meios originais, também pode ser procurado por e-mail, chat e Skype.

Além dos atendimentos, a instituição fomenta o estudo, debate e difusão da prevenção do suicídio por diversas iniciativas, como a realização de Simpósios Internacionais com a sétima edição neste ano, a mobilização pelo Setembro Amarelo (mês mundial de prevenção do suicídio) e eventos regionais, como Semanas de Valorização da Vida, palestras e debates.

Única organização não governamental de prevenção do suicídio com alcance nacional, serviço gratuito e desvinculada de linhas religiosas, o CVV tem o reconhecimento do Ministério da Saúde ao operar o primeiro número telefônico de prevenção do suicídio sem custo de ligação (188, no momento exclusivamente no Rio Grande do Sul).

Informações e inscrições para o curso de voluntariado pelo telefone 141 ou e-mail cuiaba@cvv.org.br.

Serviço
 
Palestra “Expressão dos sentimentos como aliada à saúde”
Local: Escola Estadual Presidente Médici - endereço Av. Mato Grosso - Araes, Cuiabá - MT
Data: 04/04/17
Horário: 19h30
Entrada gratuita

Curso de treinamento para voluntários
Local: Rua Comandante Costa, 296 - Centro, Cuiabá
Data: a partir do dia 29 de março
Horário: das 19h às 22h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet