Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

sem cortes

Nova técnica no tratamento de câncer é tema de Simpósio que acontece em Cuiabá

Foto: Da Assessoria

Nova técnica no tratamento de câncer é tema de Simpósio que acontece em Cuiabá
Uma nova técnica de tratamento de câncer, menos invasiva, que não envolve cortes nem sedação, é o tema de um encontro científico que acontece nesta sexta-feira (31) em Cuiabá. O “1º Simpósio de Radiocirurgia Estereotáxica de Mato Grosso” é promovido pelo Santa Rosa Onco, do Grupo Santa Rosa.

Leia também:
Univag oferece cursos de especialização em parceria com Sírio-Libanês e Ministério da Saúde
 
A radiocirurgia estereotáxica é um tratamento altamente eficaz para tumores no sistema nervoso central ou craniano, bem como na medula espinhal, previamente irradiados. Sua tecnologia permite a liberação de altas doses de radiação a uma região localizada do cérebro, com grande precisão e segurança, em uma única fração de tratamento ou em poucas frações – em geral, menos de cinco. A utilização do método aumenta a segurança e a eficiência no tratamento de tumores, ampliando suas possibilidades de uso em substituição à cirurgia convencional.
 
De acordo com a assessoria, este novo tratamento será discutido no Simpósio, que vai reunir especialistas no assunto e convidados especiais como os professores da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), o doutor Antonio Afonso Ferreira de Salles e a mestre Alessandra Gorgulho, para abordar os novos rumos e avanços na área.
 
 “Pela primeira vez, Mato Grosso irá contar com um evento científico de radiocirurgia. Inclusive, vamos receber cinco palestrantes reconhecidos internacionalmente – que estão vindo para compartilhar seus conhecimentos e experiências com os profissionais daqui”, ressalta Otávio Henrique Vieira, médico radio-oncologista do Santa Rosa Onco, um dos organizadores do evento.    
 
Mariana da Cruz Rodrigues Carvalho Strapasson, médica radio-oncologista da equipe do Santa Rosa Onco, afirma que essa será uma oportunidade para reafirmar o hospital como um centro de excelência acadêmica e de ensino.
 
“Este é um tratamento de alta complexidade, que envolve aplicação de tecnologia de ponta aliada à capacidade técnica de uma equipe multidisciplinar altamente especializada. Inclusive, a Radioterapia do Santa Rosa Onco se coloca em uma posição de destaque ao disponibilizar esse serviço para a população mato-grossense”.
 
O tratamento
 
A Radiocirurgia Estereotáxica atua essencialmente no local do tumor, o que permite que as células cancerígenas sejam destruídas sem que ocorram danos maiores aos tecidos saudáveis e órgãos vizinhos. “Este é um tratamento focal, que dura de 15 a 20 minutos, com alta eficácia, poucos efeitos colaterais e menos morbidade. O paciente não precisa ficar internado e vai para casa logo em seguida – mantendo sua rotina normal. O acompanhamento posterior é feito por meio de consultas ambulatoriais periódicas e exames radiológicos de controle”, comenta o médico radio-oncologista Otávio.
 
Além disso, com ela é possível chegar a tumores localizados em áreas não operáveis, e também podem ser tratadas várias lesões ao mesmo tempo. No entanto, o tumor deve ser pequeno, de no máximo três centímetros, e bem definido.
 
"A radiocirurgia pode ser usada de forma radical e exclusiva ou associada à abordagem neurocirúrgica como opção de reforço, no caso de doença residual ou reincidente. O tratamento é planejado e acompanhado por um neurocirurgião”, explica Mariana.
 
O Santa Rosa Onco é o único centro oncológico de Mato Grosso que oferece radiocirurgia. O primeiro procedimento realizado pela unidade aconteceu em setembro em uma paciente com neurinoma de acústico, um tumor benigno no ouvido e que poderia causar perda da audição.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet