Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

ocupa!

Artistas organizam manifesto por desburocratização da cultura e fim da “Secretaria de Eventos”

Foto: Vitória Molina

Artistas organizam manifesto por desburocratização da cultura e fim da “Secretaria de Eventos”
O Movimento Rota, junto ao coletivo Ocupação Artística e Street Art Cuiabá, realiza nesta sexta-feira (31) uma ocupação artística na Secretaria Municipal de Cultura, antigo Clube Feminino, pela valorização e investimento em cultura no estado. Dentre as pautas, o movimento destaca a burocratização das políticas públicas que dificultam e impossibilitam a execução de projetos pela classe artística, maior diálogo entre artistas, sociedade e poder público e também o fim do tratamento da pasta de cultura como uma “Secretaria de Eventos”. Artistas e a sociedade civil estão convidados para participar do evento que acontece a partir das 17h. Mais informações do evento AQUI.
 
Leia mais:
'Dr. Fantástico', de Kubrick, é exibido no Cine Teatro com entrada a R$4

Em texto de divulgação do evento, o Movimento Rota destaca que há mais de dois anos debate com o poder público sobre a ocupação dos espaços pela arte de rua e que pouco se avançou em conquistas concretas.
 
“A Prefeitura de Cuiabá é responsável por boa parte dos espaços públicos na cidade, e a Cultura, que já se encontra em um estado precário, se depara com um sistema burocrático que complica ainda mais o processo para quem busca executar projetos culturais, dando a impressão que falta comunicação e cooperação entre as secretarias”, diz a nota.
 
Quanto a execução dos projetos, o Movimento destaca a carência de oportunidades. “Movimentar algo nas ruas de Cuiabá, já que os escassos aparelhos culturais não chegam atender uma mínima demanda, e trabalhar com algo que atenda a população em geral de modo gratuito, periódico e coletivo se tornou praticamente impossível à medida que os órgãos e instituições governamentais não geram políticas públicas estruturantes que supram a carência de oportunidades para agentes culturais que se lançaram a pouco tempo ou nem se lançaram”.
 
Confira o restante da nota do Movimento Rota:
 
Isto ajuda a manter o ciclo de verbas pouco acessíveis para quem está iniciando, além disto as Administrações não deixam de tratar a Pasta da Cultura como uma Secretaria de Eventos e não como responsável por políticas públicas que não só protegem como gera economia para toda uma classe. A falta de zelo com algo de tamanha importância torna pública a precarização das opções de lazer e cultura em Cuiabá, principalmente no que diz respeito às regiões periféricas e suas manifestações artísticas, estas aplaudidas de perto, mas de longe continuam sendo criminalizadas e marginalizadas por grande parte da sociedade, instituições públicas e governamentais.
 
Cada dia que passa, sentimos o aumento do distanciamento do poder público em dialogar diretamente com o cidadão, não atendendo suas demandas no que diz respeito ao viver na cidade. Não conseguimos achar um termo melhor, mas sentimos que somos atacados em diversos períodos históricos com transformações grotescas na arquitetura e estruturas da cidade, realizadas sem o devido de planejamento urbanístico, consulta pública ou cuidado na fiscalização.
 
A classe, e principalmente, a juventude precisa avançar em defesa da regulamentação e incentivo ao uso do espaço público por aqueles a quem realmente foram destinados: as pessoas.
 
Nossas pautas são: 
 - Regulamentação do Grafite – Debate e votação do Projeto de Lei;
- Maior flexibilização da burocracia para uso dos espaços públicos;
- Isenção da taxa de uso de solo (praça) para coletivos culturais independentes (atualmente o valor é R$318,00);
- Maior diálogo do poder público com os coletivos e artistas de rua;
- Maior corpo técnico na Secretária com GESTORES voltados a construir políticas públicas estruturantes.
 
Convidamos todos os artistas, produtores, agentes e gestores culturais e cidadãos a compor conosco esta ocupação. Vale pintar, dançar, fotografar, performar, declamar e se divertir mostrando que a arte tem força e resiste!

 
Serviço

Secretaria Municipal de Cultura, esporte e Turismo - antigo Clube Feminino
Endereço: Rua Barão de Melgaço, n. º 3677, Centro – próximo ao Museu de Arte de Mato Grosso
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet