Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

valores e princípios

Escola de Princesas chega a Cuiabá e ensina meninas a se portar, arrumar a casa e 'se guardar''

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Curso ensina meninas a se portar, e dá até 'educação sexual'

Curso ensina meninas a se portar, e dá até 'educação sexual'

Saber sentar, saber se portar, falar baixo, saber arrumar a casa (ou dar ordens aos funcionários), saber se guardar, saber se arrumar. Estes são alguns dos ensinamentos passados pela Escola de Princesas, que inaugurou sua unidade em Cuiabá no último dia 23 de março, quinta-feira, e já tem uma agenda cheia de eventos e lista de espera para a primeira turma, que começa em agosto.

Leia também:
"Ser mulher é ser massacrada todos os dias pela sociedade": o relato de uma mulher trans

A escola nasceu em Uberlândia em 2013, e atualmente já está em São Paulo, Belo Horizonte, Uberaba, Rio de Janeiro, Manaus e, o mais recente, Cuiabá. A proprietária em Mato Grosso é a advogada Vivianne Caldas Castilho.

“Eu conheci a escola durante uma viagem a Uberlândia, gostei da proposta e, então, quis trazer pra cá. Principalmente por ser uma novidade”, contou a empresária ao Olhar Conceito.

Segundo Viviane, o principal objetivo da ‘Escola de Princesas’ é o de ensinar as meninas a serem meninas. Para isso, são oferecidos três cursos (básico, intermediário e avançado) para garotas de 4 a 15 anos de idade. A escola não aceita meninos, apesar de já ter acontecido a procura.

O curso é dividido em doze módulos diferentes, divididos por idade da garota e por qual nível ela se encontra. O conteúdo das aulas fala sobre ‘A identidade da princesa’, os ‘relacionamentos’, ‘etiqueta’, ‘estética’, ‘cuidar do castelo’ e ‘de princesa a rainha’.



Basicamente, a garota matriculada aprende como se tornar uma princesa, quais são os valores éticos e morais que tem que seguir, como se portar à mesa (segurar a xícara, não colocar os cotovelos na mesa), como falar baixo e não ser extravagante, qual a importância de sua aparência pessoal, como o cabelo e a maquiagem e a escolha de suas roupas.


Mesa onde as garotas têm aulas de etiqueta, como não falar alto ou colocar os cotovelos na mesa (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Para as garotas mais velhas é ensinado, também, a manter ‘seu castelo’, ou seja, limpeza, organização e funcionamento da casa, e as ‘prendas de princesa’, como corte e costura, culinária básica, lavanderia e primeiros socorros.  Por fim, elas recebem dicas de educação e orientação sexual, ou seja, como se guardar para o ‘príncipe’. “Nós até temos uma pergunta que fazemos a elas, que é se elas querem ser as eternas ou as passageiras, e o que fazer para isso”, explica Viviane.

A estrutura física da escola é toda voltada para as aulas. Separada em recepção, ‘sala rosa’ (de espera), cozinha, brinquedoteca (com livros de princesas da Disney, fogões de brinquedo, penteadeiras de brinquedo, berços e bonecas em geral), quarto (para aprendizados de como dobrar lençois e arrumar a cama e de como organizar um guarda-roupas), salão de beleza (para dicas de aparência) e um Spa (utilizado somente em festas de aniversário).

“Antigamente estes ensinamentos eram passados pelas avós para suas netas, ou pelas mães. Hoje em dia, com a falta de tempo, elas não conseguem mais e precisamos resgatar esses valores”, afirma Vivianne. Segundo a proprietária, é essencial que as meninas se comportem como princesas. “Não é ser recatada, é simplesmente fazer um resgate de princípios que estão se perdendo”.

Apesar de ensinar “valores” e “caráter” e lições de higiene e limpeza da casa, Viviane explica que os garotos não são aceitos. “É uma regra da franquia, nós não podemos fazer nada que não esteja na cartilha”, afirma. “Mas é uma questão de ideologia e princípios. Meninos são meninos e meninas são meninas. Meninas são mais comportadas mesmo, meninos não sentam de perna cruzada, o jeito de falar é diferente, enfim”.


Vivianne, proprietária da escola em Cuiabá (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Eventos

Além das aulas, que têm duração de três meses (cada módulo), com uma hora e meia de encontros duas vezes por semana, a Escola de Princesas promove, também, tardes, encontros, chás, e aniversários, obviamente, ‘de princesas’.

A primeira tarde acontece neste sábado (1), com a presença da atriz Ana Vitória Zimmerman, da novela Carrossel. Além do encontro com ela, as garotas participarão de um workshop com o tema ‘Vida e Valores de Princesa’ e workshop de culinária. Neste evento também só são aceitas meninas.

Os aniversários, feitos com agendamento prévio, têm duração de duas horas e aceitam de doze a 60 convidadas. Neste período, os convidados (só meninas) tem uma aula de culinária, se arrumam no salão de beleza, tem aula de etiqueta à mesa e cantam os parabéns. A mãe pode acompanhar toda a festa, mas o pai só chega para cortar o bolo. A Escola oferece, ainda, serviços adicionais como SPA, presença de personagens (princesas), oficinas e passeio de limousine.  


Placa com os dizeres 'Todo sonho de menina é tornar-se uma princesa' fica na recepção (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A Escola de Princesas possui apenas dois funcionários fixos. Para cada evento são contratados o número necessário de monitoras, e para o curso também, já que cada aula é ministrada por uma profissional (pedagoga, cozinheira, psicóloga e outras). Também não são aceitos profissionais homens, afinal de contas, eles não entendem das regras do castelo. 

Serviço

A Escola de Princesas fica na Rua das Orquídeas, 451 
Informações: (65) 99625-2220
INSTAGRAM
FAN PAGE
SITE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet