Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

visibilidade

Primeiro homem trans a se formar na UFMT apresenta TCC sobre a causa nesta segunda

Foto: Reprodução / Facebook

Valentim Félix criou um programa de rádio como parte do TCC

Valentim Félix criou um programa de rádio como parte do TCC

O primeiro homem transexual assumido publicamente a se formar no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) defende, nesta segunda-feira, seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que dá visibilidade à causa trans. Valentim Félix é estudante de Comunicação Social, com habilitação em radialismo, e defende o TCC a partir das 14h no auditório M, no Instituto.

Leia também:
Amara Moira, travesti autora de "E se eu fosse puta?" é uma das convidadas de seminário sobre gênero na UFMT
 
O tema escolhido por ele foi “Identidade de Gênero: Acessibilidade aos termos e conceitos mediada pelo rádio”, oportunidade para unir o fato de ser o primeiro homem trans da UFMT, o primeiro a conquistar o direito de usar o nome social na universidade, e seu amor pelo rádio.
 
Por este motivo, ele desenvolveu um programa de rádio, chamado “Escuta Trans”, e teve como primeira entrevistada foi Jaqueline Gomes de Jesus, professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
 
De acordo com a assessoria da UFMT, o programa de rádio tem o objetivo de dar voz às pessoas trans e travestis que, por muitas vezes, são silenciadas. Segundo Valentim, ele é fruto da luta e resistência de uma população que é marginalizada em várias esferas sociais. “Pretendo seguir com o projeto e manter novos programas. O nome é ‘Escuta Trans’ e o objetivo principal é que o ouvinte ouça as trans”, completa.
 
Ainda segundo Valentim, a escolha do tema também tem a ver com sua afinidade com o meio radiofônico, já que sua avó foi cantora de rádio na Bahia. Por outro lado, é uma forma de dar visibilidade às pessoas trans. “Já houve mulheres trans aqui, na Comunicação, que se formaram, mas homem não. Eu sou o primeiro e, além disso sou negro, ou seja, a visibilidade é realmente pouca”, afirma.
 
Quem orientou o TCC de Valentim foi a professora Cláudia Moreira, do do Departamento de Comunicação Social. Segundo ela, Valentim fomenta essa discussão dentro do ambiente acadêmico, e com o rádio poderá levá-la à comunidade. “A gente tem que dar voz e, para que tenha respeito, a gente precisa conhecer. Se o assunto cria discussões na UFMT, então imagina fora?”, indaga.
 
Danie Marcelo de Jesus, professor da Universidade e coordenador do Grupo de Estudos de Linguagem, Tecnologia e Diversidade (Gelted), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da UFMT, afirma que a abordagem dessa temática é fundamental, pois coloca em evidência, pela primeira vez na graduação, o tema dentro do ambiente acadêmico e, principalmente, dentro do Estado de Mato Grosso.
 
Valentim foi também um dos convidados para discutir transmasculinidades no seminário “Vamos falar de gênero?”, que aconteceu na última semana na UFMT. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet