Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

essencial

Hospital Femina inaugura espaço exclusivo para coleta de leite materno

Foto: Reprodução / Ilustração

Hospital Femina inaugura espaço exclusivo para coleta de leite materno
A Femina Hospital Infantil e Maternidade inaugurou um espaço exclusivo para coleta de leite materno, destinado às mães que possuem bebês internados no hospital. Fonte rica e balanceada de muitos nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês, o leite materno é essencial nos primeiros anos de vida. Quando a amamentação não é possível, como no caso de crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a coleta é uma alternativa.

Leia também:
Pediatra lembra importância da amamentação no Dia Mundial da Doação de Leite Humano
 
De acordo com informações da assessoria, o procedimento é fácil e indolor, mas deve ser realizado de maneira adequada, com assepsia e orientação, para que não aconteça contaminação do leite e infecções dos recém-nascidos.  
 
Por este motivo, o espaço planejado pelo Femina tem todo o suporte necessário. "As mães são acompanhadas pelas lactaristas, que são profissionais aptas para orientar e conduzir a lactante na hora de realizar a assepsia. Também são realizadas orientações para garantir que o momento da coleta seja tranquilo e eficiente", explica a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética da Femina, Nilvia Regina Santos.
 
A coordenadora afirma que para doar leite materno é preciso preencher uma ficha e levar os resultados de exames de HIV, Hepatite B e VDRL do último trimestre de gestação. Além disso, o leite das doadoras passa por um processo de pasteurização no Hospital Julio Muller, para depois ser distribuído.
 
No entanto, de acordo com Fernannda Pigatto, médica e diretora técnica da Femina, a sala de coleta do hospital não é um banco de leite. A maternidade possui um convênio com o Banco de Leite do Hospital Universitário Julio Muller, que realiza o processo de pasteurização quando indicado. "Na Femina realizamos majoritariamente a coleta de leite da mãe para o próprio filho, procedimento que não exige pasteurização".
 
A coordenadora Nílvia reitera a preocupação da maternidade com a melhoria da qualidade assistencial: “Exemplo disso é que os recém-nascidos que ficam no “Quartão” e recebem leite materno, apresentam menos complicações, infecções neonatais, intolerância alimentar, mortalidade e antecipam a alta, condições que são amplamente comprovadas por estudos científicos”, finaliza.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet