Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

educação infantil

Com aulas de inglês e certificado de qualidade de ensino, Escola Moranguinho completa 20 anos

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Com aulas de inglês e certificado de qualidade de ensino, Escola Moranguinho completa 20 anos
A valorização da educação sempre esteve presente na vida do casal Ilda e Alan Paniago. Professores de formação, ele em geografia e ela em pedagogia, decidiram há 20 anos investir em um empreendimento que transformasse realidades: uma escola. Focada na educação infantil, a Escola Moranguinho tem como diferencial oferecer aula de inglês para crianças desde o maternal.

Leia mais:
Escola de Princesas chega a Cuiabá e ensina meninas a se portar, arrumar a casa e 'se guardar''

“Meu pai conversando com um amigo, escutou que ‘médico tinha que ter hospital, e professor tinha que ter escola’, ai meu pai teve a ideia. Eles vieram para cá, compraram o terreno e abriram a escola”, conta o filho Juliano Paniago. O amigo em questão era o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Como informou seu Alan, ele foi quem os incentivou a darem início no projeto. “Foi a mais de 20 anos, começou em 1997, mas dez anos antes já tinha o projeto, só não tinha o local. Ficamos entre Campo Grande, Goiânia e aqui, aí decidimos aqui”.

Seu Alan é de Mato Grosso do Sul e dona Ilda do Paraná, mas os filhos do casal são cuiabanos. Eles se mudaram para a capital mato-grossense depois que dona Ilda passou em um concurso público estadual para lecionar.

“Eu sempre trabalhei na área da educação e ele [Alan] sempre quis construir uma escola pra mim. Eu praticamente nasci numa escola, sempre estudando e trabalhando na área da educação. Então faz parte da minha vida, do meu dia a dia, eu gosto de criança, porque primeiro tem que gostar muito, e eu gosto de estar junto com eles”, diz dona Ilda. 

Ainda menina no Paraná foi que o desejo de ensinar floresceu em dona Ilda. “Eu morava na zona rural, estudava com minha cunhada e me espelhava nela, queria ser professora também”.

No início ela conciliava as aulas na rede pública estadual e na Escola Moranguinho, mas atualmente trabalha apenas na empresa da família como coordenadora. Apensar do cargo de gerência, ela diz que não consegue se afastar por completo da função de ensinar. “Dou aula também, conto história, e ai já é um gancho pra alfabetizar. Eu acho que não conseguiria me afastar da escola, até o Juliano fala que eu não consigo parar, porque é o tempo todo trabalhando aqui. É gratificante, sentimento de dever cumprido, porque acho que a gente assume uma responsabilidade muito grande. Para ensinar uma criança tem que ter aquela responsabilidade de verificar se o aluno aprendeu aquele conteúdo daquela serie que ele esta estudando”, comenta dona Ilda sobre sua paixão pela escola.

O carinho e amor pelo trabalho refletem nas memórias das crianças que já passaram pela escola. Com 20 anos de funcionamento, as primeiras crianças a estudarem na instituição retornam para visitas depois de cursar faculdade.



“A gente sempre recebe visita, inclusive tem um que foi um dos primeiros alunos aqui, ele se formou em Londrina, fez doutorado e já veio visitar a gente. Tem alunos que se formam e vem nos visitar e quando chegam à gente nem reconhece. Esses dias veio um ex-aluno trazer a irmãzinha e disse ‘você lembra de mim? Sou o Luiz Felipe, eu já estudei aqui’”.

Enquanto dona Ilda cuida das crianças, seu Alan é quem coordena todos os outros afazeres para manter a escola funcionando, como ele mesmo disse ‘do telhado ao chão’, e quando acontece um imprevisto com professor de geografia, ele até dá aula para os pequenos. Na correria do dia a dia, seu Alan diz que parece ter perdido a noção do tempo passar. “Gosto, pelo menos eles levam as coisas pra vida inteira. Passou rápido, passou meio rápido e a gente nem percebeu”.



A escola funciona do maternal ao quinto ano, possui biblioteca, parquinho e piscina para recreação. Em datas comemorativas são realizadas atividades especiais, no dia em que a reportagem visitou a escola acontecia a festa de Páscoa e as crianças estavam todas com orelhinhas de coelho. Festa Junina e Dia do Circo foram algumas das outras atividades realizadas na escola.

O filho do casal, Juliano Paniago foi o reforço que chegou em 2015 na gestão da Moranguinho. Além dele, a filha do casal Gracia Paniago, pedagoga de formação, leciona na escola.

Juliano conta para a reportagem que desde que começou a participar mais ativamente da gestão da escola procura inovar e melhorar a qualidade do ensino, sempre com o auxilio dos pais dos alunos. “Fizemos pesquisa com pais de alunos para melhorar e ter sugestões de atividades com as crianças. Na qualidade do ensino nós não ficamos devendo a nenhuma escola do centro. O diferencial agora são os brinquedos novos, as crianças gostaram muito”.


Certificado (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

As melhorias foram reconhecidas também pelo Instituto Fênix, que em sua avaliação certificou a Escola Moranguinho como a melhor instituição de educação infantil de Cuiabá na categoria qualidade de ensino.

A Escola Moranguinho está localizada na Rua 30, quadra C, nº 19 no bairro Nova Esperança III. Mais informações em sua página oficial do facebook AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet