Olhar Conceito

Quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Notícias / Artes visuais

Wladimir Dias-Pino trará obras exclusivas para as itinerâncias da Bienal em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

19 Abr 2017 - 13:55

Foto: Divulgação

Wladimir Dias-Pino trará obras exclusivas para as itinerâncias da Bienal em Cuiabá
O artista plástico Wladimir Dias-Pino, carioca que viveu em Cuiabá durante muitos anos, foi um dos convidados a integrar a 32ª Bienal de São Paulo em 2016. Agora, algumas de suas obras serão enviadas especialmente para a itinerância da mostra, que chega a Cuiabá no dia 15 de maio. A Bienal ficará exposta no Palácio da Instrução até o dia 9 de julho.

Leia também:
Cuiabá recebe itinerâncias da 32ª Bienal de São Paulo no mês de maio

Dias-Pino traz uma proposta de estabelecer um diálogo com a cidade, e, por isso, vai apresentar novas obras da série ‘Outdoor’ (2015-2017), feita a partir de placas com abstrações geométricas.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Cultura, quatro placas foram criadas a partir de estilos gráficos dos povos indígenas do Xingu, enquanto outras quatro placas são baseadas na bandeira do Estado do Mato Grosso, com a estrela amarela como símbolo do poder local.

Mesmo após o término da exposição, em julho, as obras de Dias-Pino continuam na área externa do Palácio da Instrução até o final do ano, em comemoração aos 300 anos de Cuiabá.

Durante a Bienal em São Paulo, suas obras ficaram expostas em diversos pontos do Parque do Ibirapuera. Na ocasião, a série Outdoors foi representada com abstrações geométricas feitas a partir de paisagens, elementos arquitetônicos e hábitos sociais.

Wlademir Dias-Pino é artista, poeta, desenhador gráfico, vitrinista. Nascido no Rio de Janeiro, ele migrou ainda criança para Cuiabá, onde fundou um movimento pioneiro de poesia experimental na década de 40. Ao longo das décadas de 1950 e 60, participou da fundação dos movimentos Poema¿/¿Processo e Intensivismo. Ao propor uma leitura do mundo a partir das imagens, sua prática desafia a relação entre imagem e linguagem.

Em 2015, durante a realização do evento Setembro Freire, também com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o artista foi homenageado pelo governador Pedro Taques.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet