Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

12 ANOS DE PRÁTICA

Massoterapeuta delivery diz que má postura é origem de gastrite, dor de cabeça e outras doenças

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Massoterapeuta delivery diz  que má postura é origem de gastrite, dor de cabeça e outras doenças
Eucalipto, capim limão e notas de canela. O aroma do óleo utilizado para a massagem se espalhou pelo cômodo. A cada ponto de pressão durante a sessão de reflexologia nos pés uma pergunta e a cada minuto de massagem a dor se esvaia do corpo. Na prática, o massoterapeuta Luciano Dias mostrou como a técnica de massagem japonesa shiatsu pode aliviar dores e tratar doenças, como gastrite, dores de cabeça, na coluna entre outras.

Leia mais:
Cirurgião plástico, treinador e nutricionista respondem perguntas em live sobre como esculpir o contorno corporal

São 12 anos desde que Luciano começou seu primeiro curso de massoterapeuta no Senac em Cuiabá. A dor ocasionada por uma bursite foi o pontapé para que ele descobrisse a profissão.

“Com 16 anos de idade tive um problema de bursite e não conseguia levantar os braços. Usei tipoia, tomei anti-inflamatório, mas a dor sempre voltava. Uma certa vez, com muita dor no ombro, coloquei a mão embaixo do braço e senti um caroço, resolvi apertar até ele sumir e a dor sumir. O caroço sumiu e meu braço ficou mais leve”, conta Luciano, que apesar de sua atitude ter dado certo, não recomenda que pessoas que não tenham conhecimento façam isso, pois podem agravar o problema.

Depois desse episódio foi que ele decidiu se especializar no assunto. Ao longo desses mais de dez anos no ramo Luciano acumula formação nas mais variadas modalidades de massagens baseadas na técnica japonesa shiatsu, que significa pressão com os dedos: reflexologia, espondilaterapia, drenagem linfática, descompressão vertebral, reiki, aromaterapia, massagem modeladora, massagem relaxante anti-stress e terapêutica, cones chineses.

“Quanto tempo a gente fica sentado? Hoje com a tecnologia usamos o celular toda hora, então a gente vive em má postura. Então, através do alinhamento da coluna você pode resolver problemas de gastrite, refluxo, queimação. Gastrite por exemplo é um problema de cifose, a pessoa chega em casa e coloca o travesseiro na nuca pra descansar. Quanto tempo você fica com a coluna reta? Quando estamos sentados a coluna esta sendo pressionada 50%, em pé ela é pressionado 100%. Quando deitamos de barriga pra cima a pressão na coluna é zero. Mas por quanto tempo a gente faz isso?”, indaga Luciano.

Em seguida, ele explica que quando existe dor ao assumir a postura correta é porque o problema de má postura já existe. “Esse incômodo em ficar com a coluna reta quer dizer que já está com problema, ai pensamos que ficar torto é melhor, mentira, porque você vai se entortando cada vez mais. Ai que entra a medicina com o anti-inflamatório. Até a hora que ficar pior e você precisar de uma cirurgia de hérnia de disco, que é muito mais cara do que a massagem”.

“Porque as pessoas ficam com depressão? Depressão, cabeça baixa, problema de coluna, dor de cabeça, problema de coração”, descreve o processo Luciano.

A massoterapia enxerga o problema como um todo e trata sua causa geral e não fragmentada. Sua técnica de shiatsu utiliza os mesmos pontos da acupuntura, com a diferença de que eles são pressionados com os dedos sem qualquer outro instrumento. Segundo o profissional, algumas doenças são corrigidas apenas com o alinhamento da postura.

“De 100% do sangue bombeado pelo coração, 50% vai pra cabeça, ai você fica de cabeça baixa e começa a dar pontada, você toma remédio vaso dilatador pra solucionar a dor de cabeça, esse remédio vai alargar seus vasos, o remédio está te ajudando, mas você não muda a postura e acaba por desenvolver bico de papagaio. Aí você vai tomar o remédio para o pescoço agora, mas continua com a postura errada. A massoterapia é um tratamento complementar a medicina, que trata o problema como um todo e não fragmentado”.

O massoterapeuta diz que o número de sessões necessárias para aliviar a dor e os problemas depende de qual for à patologia. “Não dá para curar você em 5 minutos, mas dá para mudar bastante: seu cansaço, seu estresse, sua baixa produtividade no trabalho. Depende da patologia, se é gastrite pelo menos 5 sessões. Meu trabalho é diminuir a dor da pessoa, agora quem vai manter sem dor é a pessoa com a postura correta”.

A ideia é montar uma clinica, trabalhar com empresas com projeto de massagem laboral em ambientes corporativos para tratamento e prevenção de ler, bursite e afins. Atualmente ele atende na barbearia Leônidas, na praça Popular e também faz o serviço delivery, se deslocando até a casa do cliente mediante combinado. Contato pelo telefone (65) 9 9947-7095.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet