Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

produção louvada

Dom Sebastião volta a comercializar cerveja pilsen puro malte com rótulo próprio

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Dom Sebastião volta a comercializar cerveja pilsen puro malte com rótulo próprio
Os clientes do Dom Sebastião têm sentido falta de um rótulo que entrou na carta de cervejas do restaurante no último mês de julho, no ano passado: a cerveja ‘Dom Sebastião’. Isso porque desde o final do ano a Louvada decidiu parar de produzi-la após o resultado não estar satisfatório. Quatro meses depois, ela volta à mesa do cliente, reformulada, na próxima semana.

Leia também:
Dom Sebastião faz parceria com cervejaria Louvada e Paulo Vitor já planeja lançar cerveja 'do chef'

A primeira leva da cerveja era feita sem pasteurização - processo em que a bebida é esquentada até a temperatura de 60ºC e depois resfriada, para que se eliminem todas as atividades microbiológicas, na cerveja, as leveduras.

“Como estamos em Cuiabá, a cerveja era mantida na temperatura ambiente, que é alta, e as leveduras trabalhavam sob estresse. O resultado acabava diferente do que desejávamos. Não é que a cerveja estivesse estragada – ela não estava – mas as leveduras geravam um sub produto que nós não gostamos”, explica o gerente comercial da Louvada, Ygor Quintela. A empresa perdeu vários litros de cerveja, além de uma leva de garrafas que já estavam rotuladas, nessa tentativa de acertar. 



Para acabar com este problema e manter a qualidade do produto, a solução foi pasteurizar a cerveja. No entanto, ela continua sendo uma pilsen puro malte viva, já que não é filtrada. “O malte utilizado é 95% malte pilsen, e 5% de malte especial. Além disso, ela não tem conservantes”, completa Ygor.

Para Paulo Vitor, a escolha da Louvada é mais uma forma de valorizar os produtos locais. Já há algum tempo o Dom Sebastião só comercializa chope Louvada, além de possuir na casa uma carta com todas as opções da marca cuiabana.



A cerveja rotulada com o nome do restaurante é uma long neck de 330mL. Atualmente, ela é a única neste formado produzida pela Louvada. “Tem mais a ver com o restaurante, em que a pessoa pede a cerveja para beber no copo, e é também uma cultura do Dom”, explica o Chef Paulo.

“Vale lembrar que a cerveja Louvada não tem conservantes, e passa por no mínimo 21 dias de maturação, enquanto as comerciais geralmente passam nove dias, podendo chegar até seis. Além disso, nós respeitamos o tempo da levedura, que é de cerca de cinco dias, enquanto as comerciais a tiram em um dia e meio, mais ou menos. Ou seja, ela trabalha sob estresse, em temperaturas muito altas, o que pode causar a ressaca, dependendo do organismo”, afirma Ygor.

 
Ygor Quintela (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A primeira leva das cervejas Dom Sebastião já está sendo envasada na fábrica da Louvada. Serão 500 litros de bebida, o que dá em média 1500 garrafas, que serão produzidas a cada vinte ou trinta dias. Elas estarão disponíveis tanto no Dom Sebastião do centro quanto no Hotel Transamérica e no Intercity. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet