Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Arte democrática

MT Escola de Teatro viaja pelo interior com cursos itinerantes de extensão gratuitos

Foto: Chico Valdiner/GCom-MT

MT Escola de Teatro viaja pelo interior com cursos itinerantes de extensão gratuitos
A arte viaja pelo estado de Mato Grosso em cursos itinerantes neste mês de maio para democratizar o acesso a formação de artistas regionais. Composição de trilhas sonoras & sound-design nos universos teatral e audiovisual e O design de aparência e o manto da minha história são os cursos que a MT Escola de Teatro oferece ao público de Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis e Alta Floresta, todos gratuitos.

Leia mais:
Primeira eliminatória de competição de poesia em MT acontece neste sábado

O primeiro curso, de “Composição de trilhas sonoras”, está voltado para pessoas acima de 18 anos, com ou sem conhecimento prévio sobre os temas abordados. Ele será ministrado por Marcelo Amalfi em Campo Novo dos Parecis entre os dias 8 e 10 de maio e em Primavera do Leste entre 12 e 14 de maio. São 30 vagas por cidade e as inscrições vão até o dia 1º de maio.

O objetivo do curso é promover uma imersão nos campos da trilha sonora e do sound-design produzidos para os universos teatral e audiovisual (TV, cinema e web), através de estudos técnicos e teóricos. Essa metodologia será aliada à participação efetiva na criação de uma trilha original, a fim de potencializar a capacidade do aluno de articulação dentro das perspectivas técnicas e expressivas do ofício de compositor.

Já o curso de extensão “O design de aparência e o manto da minha história”, ministrado por Adriana Vaz, acontece também em Alta Floresta, além de Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis. As inscrições estão abertas até 04 de maio para público de Campo Novo dos Parecis e Primavera do Leste e até 08 de maio para os interessados em Alta Floresta. Também são ofertadas 30 vagas por cidade.

A pretensão é introduzir aos aprendizes uma síntese da conceituação do design de aparência como forma de caracterizar atores. Será feita uma experimentação prática, por meio da realização do exercício de criação do manto autobiográfico.

O público alvo desse curso são atores, figurinistas, maquiadores, diretores, dramaturgos, iluminadores, sonoplastas, artistas plásticos, cenógrafos, estilistas, arquitetos e demais interessados na criação cênica, todos com idade acima de 18 anos.

Currículo dos professores

Marcelo Amalfi é diretor e produtor cultural e há 23 anos desenvolve uma pesquisa na área das artes cênicas e práticas artísticas com jovens atores. Estudou direção na SP Escola de Teatro. É membro fundador do Grupo Caixa Preta de Teatro e Presidente da Companhia das Artes; criador do Abril Pra Cena Festival Nacional de Teatro; coordenador do Projeto Oficina Livre de Criação Teatral, há 17 anos. Já dirigiu e produziu junto ao grupo e ao projeto que coordena na região 26 espetáculos, entre eles O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind; O Burguês Fidalgo, de Moliére; Pterodátilos, de Nicky Silver; e A Ver Estrelas, de João Falcão.

Adriana Vaz é doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo do Largo de São Francisco, cursou Filosofia também na Universidade de São Paulo. Designer de aparência de atores, figurinista, cenógrafa, maquiadora e pesquisadora, dedica-se, há 35 anos, a trabalhos e pesquisas de design de aparência de atores (figurinos, maquiagens, penteados e adereços) para teatro, dança, cinema, vídeo e fotografia. No teatro, realizou mais de uma centena trabalhos ao lado de renomados profissionais como Sergio Mamberti, Raul Cortez, Renata Melo, Rosi Campos, Maria Della Costa e Clarisse Abujamra entre outros. No cinema, participou como figurinista e maquiadora, de filmes de longa e curta metragens. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na ECA/USP. É artista formadora de Cenografia e Figurino na SP Escola de Teatro – centro de formação das artes do palco.

Cronograma

Composição de trilhas sonoras

- Campo Novo dos Parecis
Inscrições: 19 de abril a 1º de maio. Aprovados: 3 de maio. Matrícula online: 4 de maio;
Aulas de 8 a 10 de maio. Segunda a quarta, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Local: Teatro Ogan (Rua Severino Euflasino de Lima, 1063-NE); Link de inscrição

- Primavera do Leste
Inscrições: Inscrições: 18 de abril a 1º de maio. Aprovados: 8 de maio. Matrícula online: 9 de maio. Link de inscrição
Aulas de 12 a 14 de maio. Sexta a domingo, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Local: Centro Cultural Primavera do Leste (Av. Brasil, 314, Parque Castelandia). Link para inscrição

O design de aparência

- Primavera do Leste
Inscrições: 19 de abril a 1º de maio. Aprovados: 4 de maio. Matrícula online: 5 de maio. Link de inscrição
Aulas de 8 a 10 de maio. Segunda a quarta, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Local: Centro Cultural Primavera do Leste (Av. Brasil, 314, Parque Castelandia)

- Campo Novo dos Parecis
Inscrições:: 19 de abril a 4 de maio. Aprovados: 8 de maio. Matrícula online: 9 de maio. Link de inscrição
Aulas de 12 a 14 de maio. De sexta a domingo, das 13 às 17h e das 18 às 22h. Local: Teatro Ogan (Rua Severino Euflasino de Lima, 1063-NE)

- Alta Floresta
Inscrições: 19 de abril a 8 de maio. Aprovados: 11 de maio. Matrícula online: 12 de maio. Link de inscrição.
Aulas de 17 a 19 de maio. De quarta a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Local: Centro Cultural (Av. Ludovico da Riva Neto)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet