Olhar Conceito

Terça-feira, 26 de setembro de 2017

Notícias / Saúde e Beleza

Cuidados com a gravidez devem começar três meses antes da gestação, recomenda médica

Da Redação - Isabela Mercuri

08 Mai 2017 - 14:18

Foto: Reprodução / Ilustração

Cuidados com a gravidez devem começar três meses antes da gestação, recomenda médica
Na semana das mães, o Hospital e Maternidade Femina deixa um alerta àquelas mulheres que querem engravidar: é preciso começar os cuidados com o corpo pelo menos três meses antes da gestação. E isso inclui boa alimentação, prática de exercícios físicos, renuncia ao estresse e sono regulado.

Leia também:
Diretor executivo do hospital Sírio Libanês participa de Simpósio de Gestão Hospitalar em Cuiabá 

As dicas foram passadas pela ginecologista e obstetra Bruna Fagundes Teixeira, que atua no Femina. Segundo a médica, os nove meses de gestação e o período pós-parto são importantes e exigem cuidados, mas os meses anteriores também.  
 
“Cuidados como suplementação de vitaminas, vacinação, alimentação saudável e exercícios físicos são fundamentais. É importante o acompanhamento médico para que os riscos sejam mitigados ou até mesmo eliminados, como em casos de mulheres que possuem algum tipo de doença crônica ou que tomam medicamentos controlados. Até mesmo alguns produtos com finalidade estética podem ter uso restrito ou proibido na gestação”, pondera a especialista.
 
Segundo a ginecologista, devem ser evitados bebidas alcoólicas, frituras, industrializados, temperos químicos ou corantes e carnes mal passadas. “Na verdade a maioria destes alimentos devem ser evitados ou banidos da alimentação em qualquer momento da vida, afinal não ajudam a saúde”, exemplifica.
 
Essa restrição tem a ver, também, com o cuidado com o peso, também necessário. “É comum escutar aquela frase de que grávida come por duas pessoas. Isso é um mito. Alimentar-se de forma saudável e se manter no peso ideal auxilia na redução do risco de algumas doenças maternas e fetais, como diabetes e hipertensão, além de diminuir os desconfortos causados pela gestação, e tem seu benefício também no parto e pós parto, além do período de amamentação, já que os nutrientes são passados pelo leite para o bebê”, explica Bruna.
 
Para além disso, cuidar do bem estar e evitar o estresse é essencial, já que durante a gravidez as mulheres passam por um estado de maior instabilidade emocional devido aos hormônios.  “É comum aumentar também a ansiedade e a sensação de cansaço. Por isso, é importante respeitar esses momentos e descansar, relaxar quando o corpo pede”.
 
Yoga, meditação e hidroginástica também podem ser alternativas. “Dormir bem, e evitar ambientes com barulho excessivo também garante mais qualidade de vida durante a gravidez”, finaliza.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet