Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

casa de carnes nobres

Imponente, restaurante 'Uruguayo Parrilla' abre as portas neste final de semana em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Imponente, restaurante 'Uruguayo Parrilla' abre as portas neste final de semana em Cuiabá
Um novo empreendimento abre as portas em Cuiabá no próximo domingo. Em pleno dia das mães, o imponente ‘Uruguayo Parrilla’ vai mostrar à que veio. Pensado por um grupo de jovens empreendedores de famílias tradicionais da cidade, o restaurante promete ser o primeiro de uma rede de dez outros, que até 2018 já devem estar instalados em outras capitais do país.

Leia também:
Após dois anos no Transamérica, Dom Sebastião insere massas frescas e artesanais no cardápio

Quem ajudou a criar o conceito do restaurante foi a empresa de São Paulo RC Consultig, encabeçada pelo Cheff de cozinha Ricardo Di Camargo, responsável pela criação, por exemplo, do cardápio do Paris 6, da vinda do Serafina para o Brasil, do novo Banana Café em São Paulo, e outros estabelecimentos renomados da capital paulista, no Rio de Janeiro, Curitiba, etc

“Quando eles – os proprietários – me procuraram, eles disseram que queriam criar um restaurante novo, para agradar Cuiabá, como uma forma de agradecer à sua cidade natal. Mas desde o início a ideia é de expansão, de que o Uruguayo nasça aqui, mas esteja em diferentes lugares em breve”, conta o Cheff  Ricardo Di Camargo.

Para ser um ícone de gastronomia, o Uruguayo foi pensado em todos os seus detalhes. Rodrigo explica que ele é uma casa de carnes, que servirá somente cortes nobres preparadas na parrilla, ‘churrasqueira’ uruguaia em que a brasa fica fora da grelha, o que ajuda a preparar os cortes com melhor sabor.

“Mas não somos uma churrascaria. É um conceito diferente. Preparamos as carnes na parrilla, conforme o cliente pede, e servimos em um ambiente agradável, aconchegante”, explica Rodrigo.

O Uruguayo possui 180 lugares, distribuídos em três ambientes projetados pelo arquiteto Evandro Andreoni. Ao entrar, o cliente encontra um lounge de espera externo, com poltronas e mesinhas. “A ideia é que se possa consumir em qualquer lugar do restaurante, mesmo na espera”, explica o gestor.

Ao lado desse lounge fica o deck, com cadeiras coloridas e sofás com almofadas estampadas. Logo ao lado, uma área ‘intermediária’ fica entre o deck e a parrilla, se tornando um espaço de contemplação do processo de preparação da carne.


Deck (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)


Parrilla (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A parte de dentro possui outro lounge de espera, onde fica o bar, e depois dele o salão principal, que é mais formal que o deck, mas ainda mantém um ambiente acolhedor. Todas as mesas possuem pratos e taças, e nos pratos estão guardanapos de pano com a logo do restaurante. Neste salão fica, também, a adega.


Espaço interno (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Pensamos em tudo. Queríamos fazer um ambiente aconchegante, não intimidador, em que a pessoa chegasse, se sentisse à vontade e, ao sair daqui, sentisse vontade de voltar, mesmo sem saber porque”, conta Rodrigo.

Cardápio


Carnes na parrilla (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O Uruguayo é uma casa de carnes, e este é o foco de todo seu cardápio. Segundo Rodrigo, toda carne vendida ali é importada do Uruguai. “Só trabalhamos com gado Angus de raça britânica, e só com os melhores cortes uruguaios”, garante o Cheff Ricardo Di Camargo.

Dentre as opções de carne bovina estão o vacio (fraldinha uruguaia), ojo del bife (miolo de bife de ancho), chorizo, assado de tira, tapa de cuadril (picanha uruguaia), dentre outros. Ainda é possível encontrar carnes ovinas, como o carré de cordeiro, aves, carne suína e do mar, como salmão, bacalhau e camarões. As costelas de javali são uma atração à parte.


Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Nas entradas, algumas saladas dividem espaço com o chorizo (linguiça uruguaia), pão com alho, queijo brie, e até mesmo o Jamón Pata Negra, ‘melhor presunto cru do mundo’, vindo da Espanha.

Os acompanhamentos da carne são pedidos à parte, e podem ser arroz com linguiça picante, risoto de queijo parmesão, polenta, mandioca ou batatas, feitas de diferentes formas – fritas, ao murro, em purê, grelhadas, e etc.

As sobremesas são para fechar ‘com chave de ouro’: panquecas de doce de leite, de maçã flambada no contreau com sorvete de creme ou de banana flambada com castanhas, alfajores, cremes de papaia e manga, churros, e, por fim, os ‘carros-chefes’: suflês de chocolate ou de doce de leite, com picolé servido junto.

Vinhos e drinks


Drink 'Poccitos' (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

As bebidas do Uruguayo também foram pensadas de forma especial. Com bartender de São Paulo, a equipe criou drinks exclusivos, como o ‘Fiorella’, feito com vodka ciroc de coco, maracujá, limoncello e espuma de gengibre e o ‘Poccitos’, com vodka Premium, uva, limão, manjeiricão, xarope de hibisco e decoração de lichia.

O cardápio segue com coquetéis tradicionais, sangrias, clericots, chope Brahma, cervejas brasileiras e também uruguaia (Norteña) e argentina (Quilmes e Patagonia).

A adega do Uruguayo foi construída em parceria com a Grand Cru, a segunda maior importadora de vinhos do Brasil. São 180 rótulos disponíveis, de todos os países e preços. Um deles, Chateau Margaux de 2009, chega a custar R$11 mil, mas Rodrigo afirma que existe para todos os bolsos. “Temos desde vinhos para serem tomados uma vez na vida até os do dia a dia mesmo, para um jantar”.


Vinho de R$11 mil (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O Uruguayo emprega 80 pessoas, e, segundo Rodrigo, fez questão de contratar funcionários locais. “Tivemos um pessoal nosso que veio para treiná-los, e alguns chefes de equipe, mas a maioria deles são de Cuiabá mesmo”. O restaurante também prestigia a cultura local ao colocar fotos Rai Reis e Wersle Aguiar – ambos mato-grossenses – nas paredes.

Inauguração

O Uruguayo Parrilla abre as portas neste sábado (13) somente para convidados, autoridades e imprensa. No domingo, dia das mães, o almoço já será servido e a partir daí não terá nenhum dia sem expediente. “Funcionamos de segunda a segunda, no almoço e no jantar. Só domingo à noite que não”, conta Rodrigo.

Serviço

Uruguayo Parrilla
Endereço: Av. José Rodrigues do Prado, no 39 – Quadra 04 Lote 02  - Trevo do Santa Rosa
Funcionamento:
Segunda a sábado – Almoço a partir das 12h; Jantar a partir das 19h
Domingo – Almoço a partir das 12h 
Informações: FAN PAGE / INSTAGRAM 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet