Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

assembleia legislativa

Segundo Simpósio de Dislexia traz profissionais para discutir o distúrbio em Cuiabá

Foto: Reprodução / Ilustração

Segundo Simpósio de Dislexia traz profissionais para discutir o distúrbio em Cuiabá
O segundo Simpósio sobre Dislexia em Mato Grosso acontece nos próximos dias 24 e 25 de maio, quarta e quinta-feira, no Teatro Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com o objetivo de discutir políticas públicas inclusivas e apresentar os distúrbios de aprendizagem à população.

Leia também:
Primeiro Simpósio mato-grossense sobre dislexia quer discutir políticas públicas inclusivas

O Simpósio traz em sua programação uma palestra do Dr. Rafael Silva Pereira, doutor em ciências da educação, pós-doutor em ciências da reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP) e diretor da ‘Disclínica’ em Lisboa, Portugal. Outro profissional a palestrar no evento será o Dr. Fernando Capovilla, PhD em psicologia e professor titular de neuropsicologia na Universidade de São Paulo (USP).

O evento é aberto ao público, e destinado principalmente aos profissionais da educação e saúde, disléxicos e pais. As inscrições para o encontro já aconteceram e se encerraram em apenas três dias. No total, foram inscritas 774 pessoas de todo estado de Mato Grosso e estados vizinhos. A entrada para os inscritos será de 2 litros de leite que serão doados para o Hospital de Câncer de Mato Grosso.
Distúrbio

A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica que traz dificuldades no reconhecimento da palavra, na habilidade de soletração, dentre outros. Ela é o principal distúrbio de aprendizagem (existem também a disgrafia e a discalculia), e atinge 12% da população mato-grossense. 

Em 2016, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realizou um encontro com profissionais de saúde para discutir o tema, e ali surgiu a ideia do Primeiro Simpósio, que aconteceu em junho do ano passado.

*Atualizada às 14h35 do dia 16/5
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet