Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

neste sábado

Chapada Sustentável tem mesas de conversa, apresentações culturais, expositores e mais

Foto: Divulgação

Chapada Sustentável tem mesas de conversa, apresentações culturais, expositores e mais
A 13ª edição da Feira Cultural Chapada Sustentável acontece no próximo sábado (20), em Chapada dos Guimarães (64km de Cuiabá). Um ano depois da primeira vez que aconteceu, a feira inova trazendo um ponto de coleta de pilhas, lâmpadas fluorescentes e baterias de celulares, além de apresentações culturais como shows, exposições e mesas de conversa.

Leia também:
Gabinete une café, chapelaria, sebo, bar e galeria de arte em ambiente intimista em Cuiabá

A ‘Chapada Sustentável’ é organizada por artistas, artesãos e produtores da cidade e da região, que, todo terceiro sábado do mês, levam alimentos artesanais, saudáveis, artesanatos, acessórios, queijos, brinquedos tradicionais, brechó, sebo, artes, adubo orgânico, mudas de plantas e mais para a Avenida Quincos Caldas.
 
Participam dos eventos tanto expositores fixos quanto outros rotativos e convidados. Além dos estandes e das apresentações artísticas, a Feira também tem mesas de jogos de xadrez, dama e corridas temáticas e mesas de conversas.  
 
De acordo com a assessoria do evento, a proposta do coletivo é “através da feira, fomentar ideias, projetos e ações sociais para chamar a atenção e fomentar uma cidade mais sustentável”.
 
Confira as mesas temáticas da feira:


- Vera Holística trabalha com terapias na natureza: a cura através das pedras, plantas, ar, sol e a água. O equilibro pela natureza proporcionam naturalmente saúde e equilíbrio aos seres humanos.

- Terapia Prânica é uma terapia de cura por energia. que não requer medicamentos, aparelhos, nem mesmo contato físico (toque), que utiliza força vital ou "prana" para melhorar a saúde. Também é conhecida como a "ciência da cura", pois é validada e utiliza métodos e protocolos testados para garantir uma recuperação rápida e segura.

- Escola Estadual Cel. Rafael de Siqueira participará dessa edição através de seu curso técnico em informática, com a temática: “Tecnologia e sustentabilidade - o descarte de peças de forma sustentável”. Com um posto de arrecadação de materiais descartáveis de informática.

- Projeto Mais Mulheres Mais – IESC Instituto de Estudos Socioculturais. Apresentação do projeto destinado para mulheres em condições de vulnerabilidade. Confecção de aventais, almofadas e luvas para forno. Retalhos, reaproveitamento de tecido.

-Pedagogia Waldorf resultado de um trabalho de conhecimento e de vivências de Rudolf Steiner e seus colaboradores, é pautada pela visão integral, holística do ser humano, cujo conhecimento e aperfeiçoamento são guiados pelos pilares básicos que constituem a ciência espiritual denominada por Steiner de 'Antroposofia'. O Jardim de Gaia é uma iniciativa de Pedagogia Waldorf na cidade de Chapada dos Guimarães (MT). Idealizada pela Associação Amigos de Gaia, busca, através da Antroposofia, integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico, respeitando a individualidade de cada criança para que ela se sinta compreendida e segura em expressar toda a sua genialidade e potencial criativo.

Confira a programação cultural:

- Apresentação Musical com Thalita Padilha e Joãozinho do cavaco cantam suas composições e os sucessos da musica sertaneja de raiz e gênero popular brasileiro.

- Exposição de fotografias: Em homenagem as mulheres, no mês das mães: “Gestar- o verbo do ventre” com Ângela Fontana Velho e Eliane Nunes. Exposição de imagens projetadas que propõe a reflexão sobre a potência da vida e a sutileza de sua concepção. A geração sustentável de recursos inesgotáveis da segunda pele de que somos feitos.

- Arte Sustentável: Luís Segadas artista que explora a contemporaneidade no esforço por novas linguagens transformadoras, testa inovadores entendimentos no campo da arte e aponta o campo artístico como meio ideal no desenvolvimento de novas formas de ser e pensar. Apresentará trabalhos inovadores com retratos e caricaturas durante a feira.

Confira os expositores:

A Cozinha de Sal apresenta gastronomia verde inteligente com delícias saudáveis: pães italianos de kefir, castanhas, doces e integrais; granolas doces e salgadas; sais temperados; geleias de frutas da época com apenas 10% de açúcar mascavo; patês; antepastos e babaganuche elaborados de maneira artesanal, com produtos locais e naturais. Agora, nova linha de potes mágicos, receitas tradicionais com sais, plantas e segredinhos da Vovó para afastar energias negativas, atrair prosperidade, amor; estimular a criatividade, dar ânimo e espantar a tristeza.

Alegrís Brinquedos e Brincadeiras: brinquedos artesanais, populares e tradicionais que dão asas a imaginação. Um incentivo a arte de brincar de forma livre.

Ana Rata Brechó de Rua: A atriz Anne Hathaway apareceu outro dia na TV usando um vestido de brechó e foi um sucesso, só recebeu elogios, não só pela beleza do modelito, mas por sua escolha sustentável.  A Ana, que já tinha um brechó resolveu rebatizá-lo de Ana Rata, em homenagem à atriz e a esse pequeno animal, que embora seja desagradável, tem sua utilidade no equilíbrio ecológico, como por exemplo, na decomposição de material orgânico. Além disso, no xamanismo o rato ensina a ter sucesso com atitudes simples, mas de grande sabedoria, é também o animal das miudezas, é aquele que aproveita tudo como alimento. Então, que tal ser ratx de brechó e garimpar umas pecinhas fashions por aqui?

Arte em camisetas: o artista Rodrigo Cunha apresenta trabalho manual de pintura sobre camisas. Todas as camisas sao em 100% Algodão e tintas de primeira qualidade, produzidas de forma totalmente artesanal, esse trabalho permite uma personalidade única a cada peça. Os desenhos são de autoria própria com iconografia única e efeitos que se destacam em contato com a luz ultravioleta (luz negra ou luz solar) e algumas peças brilham no escuro. As camisas também são produzidas em pequenas quantidades o garante um nível de exclusividade para que venha adquirir alguma peça. As peças são ideais para se usar a noite em ambiente animados ou festas abusem da luz negra bem como em locais com iluminação reduzida.

Arte Sustentável com garrafas a artista Telma Meira de Rezende apresenta arte reciclável em garrafas com tintas solúveis em água, arte realizada na CAZAZEN com intuito de reciclar lixo. Transferindo artes exclusivas elaboradas em tela e transpassadas para garrafas, são lindas! Coloridas, recicladas e reutilizáveis são garrafas que iriam para o lixo e se transformam em arte pelas mãos dessa artista.

Atelier Casa 70 é um local de criatividade, onde as idéias ganham vida. Trabalhamos, basicamente, com madeira de reaproveitamento, contribuindo desta forma com um mundo mais sustentável.

Boneco de Osso é um personagem criado por Lua Brandão há 9 anos.  A personagem muda as características de acordo com o gosto do cliente o que deixa cada produto único, exclusivo. Desde 2009 o desenho virou marca de camisetas e acessórios feitos à mão. Em 2013 nasceu o primeiro ateliê, produtos vendidos por redes sociais e através da loja, que atualmente fica no centro de Cuiabá - MT.

Casa da Mata são muitas as delícias preparadas pela família da mata, o brownie do chef João 'BarbaGourmet' é inconfundível, os pães de mandioca, abóbora, batata doce com chia e o famoso pão integral da Ciça, sempre feitos no capricho: farelo, germe, aveia, girassol, linhaça, gergelim, castanha do Pará... Famosos por chegarem quentinhos e cheirosos na feira.

CaWii Classic Burger primeira hamburgueria exclusivamente artesanal de Chapada dos Guimarães (partindo do pão até os molhos e acompanhamentos), onde apresentamos a temática de filmes clássicos (Classic Burger). Nosso cardápio conta com 8  combinações de burger 100% bovino (sendo 1 mini-burger) e  1 opções de hambúrguer vegano que pode vir a ser vegetariano dependendo da combinação. Servimos também porções de petiscos, sobremesas, água, sucos, refrigerantes, cervejas e cervejas artesanais.

Coco babaçu: Benefícios do óleo do coco são inúmeros, como ação antioxidante, Ação anti-inflamatório, Ação antibacteriano, Aumento da imunidade, Hidratante, Cicatrizante, Protetor solar natural, Suplemento p/ melhorar na demência mental, Suplemento para o tratamento de Alzheimer, Auxilia em uma digestão mais saudável, Auxilia no tratamento de gastrite e úlcera, Creme natural para maquiagem, Suplemento para melhorar o crescimento capilar.

Confluência arte e sustentabilidade desde 2014 promovendo ações e produtos sustentáveis. Confluência reúne artistas e empresas com foco na sustentabilidade. Apresentamos obras dos artistas plásticos Renato Campello e Angela Godinho, empresas como Na floresta papelaria artesanal com a inovação do papel semente, revestimento de parede em fibra de bananeira, brindes ecológicas e muito mais.

Cor de Ipê é a vitrine do empoderamento feminino em Chapada dos Guimarães. A loja que comercializa roupas, acessórios e obras de arte regionais, se destaca no Mato Grosso por apresentar peças com design atraente, e ao mesmo tempo, totalmente alinhado com o comércio justo e sustentável. As peças são confeccionadas por pequenos empreendedores, artesãos e artistas- em sua maioria mulheres- que vivem da sua própria produção e cada qual conta uma história de resistência. Para apoiar a geração de renda dos pequenos produtores, a idealizadora da loja, realiza uma curadoria de fornecedor por fornecedor, considerando o porte, os valores e a proposta da marca- esta deve alinhar-se com a utopia de um mundo mais justo e solidário, com mais equidade nas relações econômicas, ambientais e sociais.

Das Magas: alimentos Saudáveis, produtos vegetarianos, veganos e crudivoros

DHWARI Alimentos Integrais Artesanais culinária naturalista consciente. Desenvolvemos pães especiais, bolos tradicionais, patês deliciosos, "chapatty`s" e pães de mel em vários sabores. Ingredientes de alta qualidade, carinho e sabor inigualável

Estância Cabra Bom oferece produtos artesanais derivados de Leite de Cabra. Queijos, doces, ricota, coalhadas, cremosinhos de vários sabores e leite in-natura.

Frutos de Goiás os famosos sorvetes 100% naturais, sem gorduras trans, que valorizam e divulgam frutos do cerrado. Uma delicia!

Lion Yoga & Yrmaos Leoes:  yoga, artesanato e joalheria holística, Hatha, Kundalini, Raja Yoga, Meditação, Técnicas de Respiração, Yoga para Bebes, Criança e Jovens, Yoga no local de trabalho, técnicas de engenharia interior, nutrição. Atendemos em alemão, inglês, espanhol e português. Sessões, oficinas e projetos. Malas, terços, filtros de sono, amuletos.

Quidaza trabalho com reciclagem de retalhos de couro , courino , papelão, madeira e tecido. Bolsas em courino, madeira e papelão, brincos e colares com retalhos de couro e tecido.

Rockall Fertilizante Natural associa pós de rochas e elementos naturais sua composição, entendemos que o respeito a saúde do solo, das plantas e dos seres humanos é o bem mais precioso. O uso dos fertilizantes da Rockall proporciona regeneração dos solos, grande valor nutricional aos alimentos e eficiência nos jardins, hortas, frutíferas, gramados, etc. Eficiência e resultado na 1ª aplicação; Facilidade na aplicação; Preservação do Planeta, pois não polui. Novidades: mimos para as mamães: mudas de plantas medicinais, temperos e plantas ornamentais.

Tomazi Verduras horta familiar, em Chapada dos Guimarães onde plantamos e colhemos verduras naturais e fresquinhas para você!!!! Tudo de bom em cores e sabores!!! E o melhor de tudo, sem agrotóxicos e produtos químicos!
 
Serviço

13ª edição – Chapada Sustentável
Data: Sábado, 20 de maio
Horário: 17h
Informações: feirachapadasustentavel@gmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet