Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

com participações

Orquestra da UFMT fecha programação de boas-vindas a calouros com concerto aberto ao público

Foto: Reprodução / Ilustração

Orquestra da UFMT fecha programação de boas-vindas a calouros com concerto aberto ao público
Aproximar a Orquestra Sinfônica da comunidade e apresentá-la aos novos estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso é o objetivo do concerto da Orquestra da UFMT que acontece no próximo sábado (19) no Teatro da instituição. A apresentação fecha a semana de recepção dos ingressantes do semestre letivo 2017/1 e terá repertório leve e eclético, além de diversos convidados, com a ex-The Voice Kids Ana Clara.

Leia também:
Jorge Aragão vem a Cuiabá e noite de boteco com chopp Louvada e Buffet Leila Malouf

‘A Orquestra da UFMT é sua’ é o nome do espetáculo, que terá como regente convidado de duas peças o estudante de música e trompista da Orquestra, Abner Rôa. As outras músicas do espetáculos serão regidas pelo Maestro Fabrício Carvalho, e vão de Led Zeppelin e Nirvana até trilhas sonoras de filmes, como “Crepúsculo”, “O Rei Leão” e “O Poderoso Chefão”, e músicas brasileiras de Gilberto Gil e Pescuma.

“A ideia é permitir que nossos estudantes, tanto que estão ingressando agora quanto os veteranos, reconheçam na Orquestra um instrumento muito próximo da sua realidade”, afirma o maestro da Orquestra da UFMT, Fabricio Carvalho. “A ideia é fazer um grande encontro e permitir que nossos estudantes subam ao palc,o conversem depois com os músicos, tirem dúvidas, e aqueles que toquem algum instrumento façam contato e ingressem nas escolas preparatórias da UFMT”, acrescenta.

A cantora mirim Ana Clara, de 11 anos, vai apresentar duas canções e, além dela, também se apresenta como convidada a professora da UFMT Maidi Dickmann. “Ela é uma especialista em ópera muito competente e já cantou diversas vezes com a Orquestra Sinfônica. Com a docente vou tratar das questões operísticas, pois pretendemos tratar o concerto de forma quase didática”, conta Fabrício.

Também serão convidados o solista Yllen Almeida e o trompista Abner Rôa, como regente. “Ele está se formando pela UFMT e vai apresentar uma regência diferente da minha e como isso se reflete na orquestra”, observa.

Para assistir ao espetáculo da Orquestra basta ir até o Teatro e trocar um litro de leite de caixinha por um ingresso. Nesta quarta-feira (17), a troca será feita apenas para estudantes. “Espero que eles se sintam pertencidos a esse universo. Já que os estudantes vão passar os próximos anos na Universidade, que eles tenham orgulho desse patrimônio que, a partir desse momento, é deles também”, sintetiza o maestro.

Para professores, servidores e comunidade em geral, a troca acontece na quinta (18) e na sexta (19). Mais informações sobre a apresentação podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8121.

Serviço

‘A Orquestra da UFMT é sua’
Data: Sábado, 19 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet