Olhar Conceito

Notícias / Artes visuais

Ferrovia Madeira-Mamoré é homenageada em exposição 'Trilhos do Tempo' na Galeria Lavapés

Da Redação - Isabela Mercuri

18 Mai 2017 - 17:22

Foto: Reprodução / Ilustração

Ferrovia Madeira-Mamoré é homenageada em exposição 'Trilhos do Tempo' na Galeria Lavapés
A Galeria Lavapés recebe, neste mês de maio, uma exposição em homenagem à lendária ferrovia ‘Madeira Mamoré’. ‘Trilhos do Tempo’, do artista plástico Amaury Dantas, é formado por quinze obras feitas a partir dos registros de Dana Merrill, fotógrafo oficial que registrou o processo de construção da ferrovia.

Leia também:
Escultura de Humberto Espíndola em homenagem a Cuiabá é feita para ambiente aquático

A ferrovia foi construída há 105 anos, e as telas de Amaury trazem momentos importantes, como o início das obras e o surgimento da cidade de Porto Velho, retrato dos acampamentos móveis montados junto aos trilhos e homenagens a quem vivenciou esse fato, como os trabalhadores de mais de 50 nacionalidades e o idealizador da obra, o empresário Percival Farquhar.

“O artista retratou um capítulo muito importante da história do Brasil e de Mato Grosso. Além disso, ele reside no interior e está tendo a oportunidade de expor na Capital, mostrando seu trabalho antes que siga para Porto Velho”, observou o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho. “É um privilégio poder apresentar um pouco do trabalho de talentos e pessoas que produzem obras importantes que falam também de fatos históricos do país”.

De acordo com informações da assessoria, a mostra tem curta temporada em Cuiabá, somente até o dia 26 de maio, mas fica de portas abertas de segunda a sábado. Daqui, ela segue para Porto Velho. “As telas são um registro iconográfico de uma obra de proporções gigantescas que deixou marcas na história do país. Na época Mato Grosso não era um estado dividido como hoje, mas uma província única que englobava também o estado de Rondônia. Por isso achei importante mostrar este trabalho em Cuiabá”, explicou o artista.

Criada para interligar o oeste brasileiro ao corredor de exportação que liga o Rio Amazonas ao Oceano Atlântico, a ferrovia Madeira-Marmoré foi pensada para beneficiar o escoamento da produção agrícola da região. Ela foi a 15ª ferrovia construída no país e estende-se por 366 quilômetros, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim.

Serviço

Trilhos do Tempo
Local: Galeria Lavapés - Avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias
Visitação: Segunda a sexta – 13h às 19h / Sábados – 10h às 18h – Até dia 26 de maio
Informações pelo telefone 3613-0232

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet