Olhar Conceito

Terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Notícias / Artes visuais

Cia de balé da Ucrânia comemora 150 anos e traz tributo a Tchaikovsky a Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

19 Mai 2017 - 11:00

Foto: Da Assessoria

Cia de balé da Ucrânia comemora 150 anos e traz tributo a Tchaikovsky a Cuiabá
Comemorando 150 anos de história, o grupo Kiev Ballet, também conhecido como Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, vem ao Brasil com uma curta turnê entre os meses de agosto e setembro, e Cuiabá será uma das oito cidades a receber o espetáculo “Tributo a Tchaikovsky”. A apresentação acontece no dia 2 de setembro, sábado, no Teatro Zulmira Canavarros.

Leia também:
Escultura de Humberto Espíndola em homenagem a Cuiabá é feita para ambiente aquático
 
No programa do espetáculo estão duas das obras mais emblemáticas do autor, “O lago dos cisnes” e “A Bela Adormecida”. Para a apresentação, viajam ao Brasil os solistas Kateryna Kozachenko, Jan Vaña, Tatiana Golyakova, Julia Moskalenko e Stanislav Olshanskyi, além de um grupo de 27 bailarinos selecionados. No Brasil, eles passam por Curitiba (17/08), Jaraguá do Sul (18/08), Florianópolis (19/08), Porto Alegre (20/08), Belo Horizonte (24/08), Sobral (27/08), Brasília (01/09) e Cuiabá (03/09).

História



O Kiev Ballet nasceu na cidade de Kiev, na Ucrânia, em 1867, com um pequeno grupo de bailarinos apresentando danças folclóricas e balés das óperas locais. Alguns anos depois, no início do século XX, a chegada de bailarinos dos Balés Russos de Paris que fugiam da Primeira Guerra começou a diversificar o repertório da escola, e a formar bailarinos de nível internacional.

A ‘Escola Coreográfica de Kiev’ foi fundada em 1919, e em 1950 eles começaram a se apresentar em países como Inglaterra e França. Após 1990, quando a Ucrânia ficou independente, o Kiev Ballet chegou aos Estados Unidos, à América do Norte e à Ásia, e se tornou uma das principais companhias de balé clássico do mundo.

Turnê

O tema escolhido para a turnê de 150 anos no Brasil foi um “Tributo a Tchaikovsky”, e as obras selecionadas “A bela adormecida” e “O lago dos cisnes”. A primeira é um balé composto entre 1888 e 1889, com um prólogo e três atos baseado no conto do escritor francês Charles Perrault.

Já a segunda, ‘Lago dos cisnes’, foi composta originalmente em 1876 e é considerada a primeira música feita por um compositor de sinfonias e concertos em vez de um compositor especialista em música para balé.

Serviço

Kiev Ballet - Tributo a Tchaikovsky
Data: 2 de setembro, sábado
Local: Teatro Zulmira Canavarros
Ainda não há informações sobre venda de ingressos

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Gurizinho
    19 Mai 2017 às 15:51

    Top! Qual valor do ingresso, quando começa a venda e pontos de venda?

Sitevip Internet