Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

cultura e educação

Crianças são estimuladas a ir ao teatro, ouvir histórias e assistir a peças em educandário

Foto: Da Assessoria

Crianças são estimuladas a ir ao teatro, ouvir histórias e assistir a peças em educandário
Os alunos do Educandário Jardim das Goiabeiras sabem, desde cedo, a importância da comunicação. Para aprender e se familiarizar com isso, a escola estimula e até leva os pequenos ao teatro desde os dois anos de idade.

Leia também:
Alunos do Colégio Plural realizam Mostra Cultural
 
Para a psicopedagoga e diretora da escola, Ivete Ferreira, nunca é muito cedo para começar a estimular a imaginação das crianças. “É fato: mesmo sem perceber, você está o tempo todo contando histórias para o seu filho – desde a hora da papinha, explicando sobre a importância da ‘cenoura’ e dos demais legumes que estão lá, até quando o Papai Noel participa das festinhas. Com o teatro é a mesma coisa: basta escolher um assunto adequado para a idade dele, que é fundamental para que haja interesse da criança, e deixá-lo degustar desse universo. Sirva de exemplo. No Educandário, incentivamos idas frequentes ao teatro”.
 
Além deste estímulo, da imaginação, as histórias também podem promover o autoconhecimento. Ferreira comenta que as histórias minimizam a solidão e ampliam as conexões cerebrais que aguçam os hormônios do prazer. “Basta observar o olhar de uma criança quando acompanham as histórias – ora de admiração, ora de medo e excitação. Nesse momento, elas estão aprendendo realidades internas emocionais. Em uma narrativa bem contada de princesa, herói ou monstro, por exemplo, as crianças estão aprendendo a olhar para a própria realidade e a conhecer um pouco mais de si mesmas – num processo de autoconhecimento”, pondera.    
 
E saindo do papel de espectadores, as crianças podem ainda praticar o teatro, aprendendo a ‘criar’ junto ao próximo. “O teatro permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia, bem como os ensina a relacionar-se com outras crianças, trabalhar em grupo e socializar ideias. Ele favorece o autoconhecimento, desperta a consciência corporal e a coordenação motora, melhora e favorece a dicção e reforça o interesse pela leitura. Também contribui para o desenvolvimento e formação do caráter, faz crescer a autoestima, combate a timidez e a vergonha”, cita a psicopedagoga.
 
Ferreira explica, ainda, que este estímulo pode ser um tipo de tratamento para crianças com autismo. "A partir dos seis ou sete anos, o teatro é um bom exercício de habilidade social. Por meio dele, a criança autista vai conseguir identificar e ler situações sociais para saber o que é oportuno fazer em certo momento. Decorar cenas e ensaiá-las, por exemplo, vai ajudá-lo a não repetir tantas vezes a mesma coisa e dar sequência em uma tarefa. Assim como, o teatro trabalha com as emoções e a empatia", ressalta.
 
De acordo com a assessoria, o Educandário Jardim das Goiabeiras apresenta em sua estrutura espaços como berçário completo; salas climatizadas; kid play; mini-parque aquático; campinho de futebol; pista de educação de trânsito; casa de boneca; refeitório; sala multifuncional (para balé, argila, artes e música); sala para filmes/descanso e fazendinha (criação de pequenos animais, horta sustentável, educação ambiental e parque de areia), tudo por meio do Sistema Maxi de Ensino e da Pedagogia Afetiva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet