Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

entenda

'Personal diet' cuiabana comenta sobre a importância de alimentos funcionais na dieta

Foto: Reprodução / Ilustração

'Personal diet' cuiabana comenta sobre a importância de alimentos funcionais na dieta
Já imaginou ter uma profissional para orientar seu cardápio, ensinar receitas, dar dicas de higienização, fazer a lista do mercado, treinar sua cozinheira e até te acompanhar nas compras para dar dicas do que é mais saudável? Este é o trabalho da ‘personal diet’, uma profissão diferente da de nutricionista, que ajuda quem ainda está perdido em relação à sua alimentação.

Leia também:
Próteses de silicone com chip e gel com nanotecnologia chegam a MT em junho, diz cirurgião 

Em Cuiabá, a nutricionista Ana Flávia Amorim Scholze, 28, realiza este trabalho, além de ser especialista em alimentos funcionais. Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ela é formada em ‘Personal Diet’ pela NTR cursos, de Porto Alegre, mestre em biociências na área de metabolismo pela UFMT e pós-graduada em nutrição clínica funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul.
 
No dia a dia, ela trabalha com nutrição clinica tanto com pessoas saudáveis, quanto em pré e pós-operatório e com pacientes portadores de patologias.
 
“Personal diet é um serviço diferenciado da nutrição, mais personalizado, onde a nutricionista vai até a casa do paciente propor um cardápio semanal ou mensal, treinamento de cozinheira com receitas e modo de preparo, higienização correta, lista de mercado, visita ao supermercado com toda orientação sobre a melhor escolha dos ingredientes e interpretação de rótulos de alimentos, e todas as outras demandas que dizem respeito ao consumo alimentar da família ou do indivíduo”, explica.
 
Segundo a nutricionista, uma de suas orientações é, sempre, a procura de alimentos funcionais. “São alimentos que, além do seu valor nutritivo, beneficiam comprovadamente uma ou várias funções do organismo, de modo que melhore o estado de saúde, promova o bem-estar e/ou reduza os ricos de doença”.
 
A área foi escolhida pela estudante porque, apesar de estudar todas as áreas na faculdade, ela ainda sentia que os temas eram ‘vagos’. A ideia, então, foi se especializar nestes alimentos, que, segundo ela, são para todas as pessoas: “Para todos que desejam ter uma vida mais saudável e gostariam de obter vitalidade positiva através de um estilo de vida como um todo. Entendemos que a saúde não é somente ausência de doença, mas sim, um estado de bem-estar físico, mental e emocional”, comenta.
 
Pensando neste estado de bem-estar, a nutrição funcional se preocupa com a ”interconexão de todos os sistemas fisiológicos do organismo, os antecedentes do paciente (história de vida, hábitos alimentares e predisposição genética), os "gatilhos" que serão acionados por estresse, sedentarismo e alergia alimentar e também os mediadores, que dizem respeito a qualquer substância que cause um sintoma, como por exemplo, os hormônios”. Além disso, o equilíbrio psicológico também é levado em consideração, assim como a interação corpo e mente.
 
Para obter melhores resultados, quando o exame de sangue do paciente pede ou a rotina dele não permite que faça uma refeição adequada, a nutricionista indica o uso de suplementos. “Os mais utilizados são ômega 3, vitamina D, coenzima q10, creatina, glutamina, probióticos, cafeína e whey protein”, explica. “Acho que ela [suplementação] é bem-vinda quando utilizada da maneira correta, ou seja, orientada por um profissional capacitado, finaliza. 

Serviço

CLINICA GASTRO MT - Rua das Begônias, 615. Jardim Cuiabá
Telefone: 3322-0083. / 98131-4788
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet