Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

16 categorias

Mahalo e Ditado Popular são destaques no prêmio 'Veja Comer & Beber Cuiabá'; Veja os ganhadores!

Foto: Olhar Direto

'Dona Eulália e Família' ganhou como 'Melhor Bolo de Arroz'

'Dona Eulália e Família' ganhou como 'Melhor Bolo de Arroz'

O restaurante Mahalo e a chef Ariani Malouf foram os grandes vencedores dos prêmios mais importantes da “Veja Comer & Beber Cuiabá”, evento que aconteceu na noite da última sexta-feira (26) no Espaço Solari. A festa, que tinha por objetivo nomear os melhores estabelecimentos da capital e de Chapada deu destaque, ainda, ao Ditado Popular, bar que ganhou dois prêmios: melhor happy hour e melhor cozinha de bar.


Ditado venceu em duas categorias (Foto: Olhar Direto)

Leia também:
Com preço fixo, Mahalo, Flor Negra e Getúlio participam de festival da revista Veja em Cuiabá; veja lista

A Veja Comer & Beber existe há 21 anos em São Paulo e, pela primeira vez, voltou os olhos a Mato Grosso neste ano. Outras cidades já mapeadas foram, por exemplo, Belém, Rio de Janeiro e Manaus. “A gente enxergou que realmente a cidade cresceu bastante nos últimos tempos, e que já tinha um quórum de restaurantes que dava pra gente fazer um evento. Porque às vezes a cidade é muito grande, mas ela não tem um material editorial, não tem uma massa crítica, você não consegue fazer eleição dos melhores. A gente veio pra cá, avaliou que não, que era um cenário gastronômico bacana, e que tinha que entrar no mapa”, comentou ao Olhar Conceito Mônica Santos, editora do Guia Comer & Beber.


Monica Santos, editora Guia Veja Comer & Beber (Foto: Olhar Direto) 

O mapeamento gastronômico começou a ser feito em março deste ano, quando tanto jornalistas da Veja quanto um júri local – selecionado por eles – indicaram os lugares e fizeram visitas “às cegas” para avaliar. No final, cada jurado atribuía pontos aos finalistas (5 ao primeiro, 3 ao segundo e 2 ao terceiro). A escolha desse júri, segundo Mônica, teve diversas razões.

“Tem professor de gastronomia, tem personal chef - o importante é que eles não tenham vínculos, não sejam sócios de restaurantes - mas tem personal chef, gente que conhece o mercado, decoradores, empresários, gente que reamente vive a cidade e circula. E a gente tem a preocupação de, no mesmo júri, colocar gente mais jovem e gente mais velha, de mais poder aquisitivo e mais descolada, porque se não só ganhariam os melhores restaurantes ou só ganhariam os lugares muito alternativos. É importante ter essa massa de pessoas bastante diferente, esse conjunto torna o júri representativo da cidade”.
 
Feito o mapeamento, a Veja identificou duzentos estabelecimentos que estão no Guia, publicado online a partir deste sábado (27). Dentre os que entraram na lista estão, por exemplo, o ‘Casarão’ e o Bistrô da Dega, espaço nascido há quatro anos na capital pelas mãos de Cristiane e Dega Dorileo. “Me sinto honrada. Porque é um trabalho árduo, todo dia um dia novo, de fazer dar certo. O que foi ontem valeu como experiência, mas hoje é um novo dia”, comentou Cristane.


Cristiane Dorileo, proprietária do Casarão da Dega (Foto: Olhar Direto)
 
Para Paulo Vitor Lara Leite, proprietário do restaurante e pizzaria Dom Sebastião – também um dos indicados ao prêmio – a vinda da Veja para cá é boa não só para cada estabelecimento, mas para a gastronomia em geral. “Acho que a gente tem que estar orgulhoso de estar aqui, indicado, e pela Veja estar olhando pra gente”, disse.
“Voce vê o quanto isso movimentou os restaurantes, todo mundo falando sobre o evento. Até o pessoal da Veja que estava aí está animado também. E eu acho que isso mostra um pouco da força dos restaurantes de Cuiabá. Você vê que tem variedade, tem um representante em cada categoria, acho que é bacana, é bom pra todo mundo.


Paulo Vitor Lara Leite, proprietário do Dom Sebastião (Foto: Olhar Direto)

Wanessa Rodrigues, 23, proprietária do restaurante ‘Raposa Vegana’, o único do setor em Cuiabá (e no guia) já viu os frutos da indicação. Ná última semana, seu nome estava no ‘Cultura VG’, um site nacional voltado para vegetarianos. “Todo mundo que é vegetariano fica sabendo. E agora já tem gente querendo fazer reserve pra segunda, pra terça…”, comemora. 
 
Os finalistas
 
O prêmio Veja Comer & Beber foi dividido em três categorias: comidinhas, bares e restaurantes. E cada uma delas foi subdividida em outras subcategories, com três finalistas e um vencedor. Dona Eulália da Silva Soares, 83, foi a vencedora na categoria ‘Melhor Bolo de Arroz’. Acompanhada da neta, ela estava surpresa de ter chegado até ali. “Olha, fiquei muito alegre. É muito gratificante, eu nem imaginava. Porque ser uma pessoa simples como eu sou… não pensava. Pra mim é muito importante, é muito gratificante mesmo, não esperava chegar tão longe assim. A pessoa simples como eu, comecei a fazer isso para ajudar a renda da família, pros meis filhos estudarem, mas não pensei que ia dar tão certo como está hoje”, disse, pouco antes de saber que era a ganhadora.
 

Dona Euláila, melhor bolo de arroz (Foto: Olhar Direto)

Um dos prêmios mais importantes da noite, o de ‘Chef do Ano’, foi disputado entre três grandes nomes da gastronomia da capital: Hugo Rodas, chef-proprietário do Seu Majó e do La Gallina, Carol Manhozo, do Flor Negra, e Ariani Malouf, do Mahalo, que levou o prêmio para casa.
 
“Eu fui indicado como chef do ano com a Ariani. Meu primeiro emprego foi no Mahalo há seis anos, entao é uma puta coisa foda. Ariani tem muito mais bagagem que eu, não dá nem pra comparar. A Carol Manhozo, nós trabalhamos juntos em São Paulo, num restaurante que foi um dos primeiros estrelas Michelin, então é legal porque todo mundo se conhece”, comentou Hugo, que recentemente abriu mais um empreendimento, o ‘Seu Majó Fazenda’.


Hugo Rodas, proprietário do Seu Majó (Foto: Olhar Direto)

O chef ainda comentou que este guia é importante por valorizar a cultura local, saindo do eixo Rio-São Paulo. “Se você perguntar quantos restaurantes bons tem em São Paulo, o cara vai falar uma tonelada. No rio? Uma tonelada. Se você falar, por exemplo, no Pará, você vai lembrar do Remanso do Bosque, e só. Se falar de Manaus, vai lembrar do Felipe Schaedler, que é do Banzero. Então assim, um cara se destaca em cada estado, e o resto é tudo eixo Rio-São Paulo, e isso é muito ruim”.
 
Carol, à frente do Flor Negra há um ano e meio, comemorou o reconhecimento recente. “Um ano e meio é pouco tempo, mas o trabalho que a gente vem fazendo é pra poder sempre dar certo, pra poder sempre estar melhorando, inovando”, disse. “Eu já conheço essa premiação, conheço a revista Comer & Beber da Veja, já fui em outra edição pra conhecer, fui na feira deles que teve esse ano em São Paulo, e achei super interessante. Eu nem sabia que viria pra cá esse ano, que teria aqui. Quando a gente ficou sabendo que teria premiação aqui e a edição da revista aqui, eu achei super legal. Uma edição dessa, de uma revista imporante como a Veja, é bom pra todo mundo aqui do estado, todo mundo de Cuiabá, e pra todos os participantes, todos os restaurantes e estabelecimentos que estão participando”.
 

Carol Manhozo, chef do Flor Negra (Foto: Olhar Direto)

Ariani Malouf, vencedora do prêmio ‘Chef do Ano’ e ‘Melhor Restaurante’ com o Mahalo, pouco antes de saber dos resultados se disse nervosa. “O coração continua batendo forte do mesmo jeito, ansiosa pra saber. Achei fantástica essa iniciativa da Veja de virar os olhos pra Cuiabá, que é uma capital em pleno crescimento gastronômico”, afirmou. “A Veja, por ser um veículo de comunicação muito respeitado no Brasil todo e até no mundo, isso mostra que tem alguma coisa a mais em Cuiabá, que talvez as pessoas ainda não saibam. É uma oportunidade do Brasil olhar mais um poquinho pra cá, pensando no que a gente tem gastronomicamente de bom”.


Ariani Malouf, Chef do Ano e Melhor Restaurante (Foto: Olhar Direto)
 
Veja a lista de finalistas e vencedores de cada categoria
 
Prêmio Santander Empreendedor
 
Rafael Santos Timóteo da Costa – Gran Toro SteakHouse
 
Comidinhas
 
Melhor Bolo de Arroz
 
Bolo de Arroz & Cia
Dona Eulália e Família
Padaria Panfrigo
 
Melhor Doceria

Baba de Moça
Magrello
Sweet Teacher
 
Melhor hambúrguer
 
Cozinha dos Fundos

Easy Burger
Rock Burger
 
Melhor Padaria

BakeHouse 44
Padaria do Moinho
Padaria Viena
 
Bares
 
Melhor Cozinha de Bar
 
Bar do Jarbas
Ditado Popular
Essência Cuiabana
 
Melhor Happy Hour
 
Bar do Jarbas
Ditado Popular
Serra Grande – A Casa da Cerveja
 
Melhor espetaria
 
Celeiro Espetos e Mais
Chuvisco
Moinho Espeto
 
Melhor música ao vivo
 

Bar do Jarbas
Clube da Esquina
Mundaréo

Restaurantes
 
Melhor Carne
 
Boi Grill
Grand Toro SteakHouse
Meat’s Grill
 
Melhor cozinha regional
 
Mangaba
Regionalíssimo
Tacuru
 
Melhor restaurante japonês de Cuiabá
 
Haru Cozinha Oriental
Itiban Restaurante
Japô Casa
 
Melhor Peixaria
 
Lélis Peixaria
Mirante das Águas
Restaurante e Peixaria Okada
 
Melhor Pizzaria
 
Gato Mia

Padrino
Santa Oliva Restô
 
Melhor restaurante de Chapada
 
Atmã
Bistrô da Mata
Estilo
 
Chef do Ano
 
Ariani Malouf (Mahalo)
Hugo Rodas (Seu Majó)
Carol Manhozo (Flor Negra)
 
Melhor restaurante
 
Mahalo
Flor Negra
Al Manzul
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet