Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

sonora brasil

Projeto que visa intercâmbio da cultura dos estados brasileiros chega a Cuiabá e Rondonópolis

Foto: Reprodução / Ilustração

Quinteto de metais da UFBA é um dos grupos participantes

Quinteto de metais da UFBA é um dos grupos participantes

O ‘Sonora Brasil’, projeto criado há vinte anos pelo Sesc, volta a Cuiabá na próxima quarta-feira, dia 7 de junho, e a Rondonópolis no dia 8. Com o tema “Bandas de Música: formações e repertórios”, os grupos que se apresentam nessa primeira fase  são Corporação Musical Cemadipe (GO), A Bandinha (AM), Sociedade Musical União Josefense (SC) e Quinteto de Metais da UFBA (BA).

Leia também:
Baterista homenageia músicos mato-grossenses em seu primeiro disco mesclando jazz com rasqueado

O projeto tem o objetivo de levar a cultura do Brasil a todo o país, mostrando suas tradições do interior aos grandes centros. A 20ª edição acontece no biênio 2017 / 2018 e, por isso, no próximo ano outros grupos vem a Mato Grosso com outro tema: “Na pisada dos cocos”.

No total, são oito grupos que participam deste que é o maior circuito musical do país, e que terá 450 concertos em mais de cem cidades.  Neste primeiro ano do biênio, 2017, o tema “Na pisada dos cocos” circulará pelos estados das regiões Norte e Nordeste, enquanto “Bandas de Música: formações e repertórios” terá apresentações nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2018, os grupos invertem a itinerância, concluindo o circuito nacional.

Assim, em 2018 se apresentarão em Mato Grosso os grupos Coco de Zambê (RN), Samba de Pareia da Mussuca (SE), Coco do Iguape (CE) e o Coco de Tebei (PE) dentro do tema Na pisada dos cocos. As apresentações aliam dança, canto, música e poesia oral, encontrados nos vários estados do Nordeste.

Confira a programação completa em Cuiabá e Rondonópolis:
 
Quarta (7):


Sesc Arsenal - Corporação Musical – Cemadipe (GO)

A Corporação Musical Cemadipe é uma banda formada por jovens de Aparecida de Goiânia, cidade localizada na região metropolitana de Goiânia, capital do estado de Goiás. Para o circuito Sonora Brasil no projeto, a Cemadipe representa as bandas civis que lidam com repertórios de marchas e hinos. Formada por naipes de metais e percussão, abordando repertórios de relevância histórica e com atenção especial a compositores goianos, o grupo também vai apresentar instrumentos de fanfarras e exemplos de seu repertório específico. O grupo é formado por Bruno Bernardes (Trompete), Hyago Tocach (Trompete), Ismael Trindade (Trompete), Lourrainy Cabral (Trompete), Jordânia Silva (Trompa), David Souza (Trombone), Alinne Sousa (Flugelhorn), Amanda Batista (Flugelhorn), Wellington Lemos (Eufônio), Cailton Silva (Tuba), Bruno Augusto (Percussão), Mauricio Silva (Percussão), Rivenilson Silva (Percussão), Matheus Cardoso (Percussão), e regido pelo maestro Rogério Francisco.
Horário: 20h
 
Quinta (8):

Concha Acústica (Rondonópolis): Corporação Musical – Cemadipe (GO)
Horário: 20h

Jardim Sesc Arsenal: Sociedade Musical União Josefense (SC)
 A Sociedade União Josefense, fundada em 1876, a partir da fusão de três antigas bandas, é uma das mais antigas do estado de Santa Catarina e está sediada na cidade de São José, na Grande Florianópolis. No Circuito Sonora Brasil apresentará repertório composto originalmente para bandas de música com especial atenção aos dobrados e marchas religiosas, também cabendo ao grupo ilustrar a fase de transição na história das bandas quando se tornou habitual a inclusão de gêneros populares dançantes, típicos do ambiente das gafieiras. O grupo é formado por Fábio Agostini Mello (flauta, flautim, saxofone soprano e tenor), Ney Platt (flauta, saxofone alto e tenor), Braion Johnny Zabel (clarinete, sax alto), Rui Gilvano Da Silva (clarinete), Jean Carlos da Silva Rodrigues (trompete), Orlando José Steil (trompete), Carlos Felipe Andrade Schmidt (bombardino e trombone), João Geraldo Salvador Filho (tuba), Artur José Fernandes (trombone), Jean Leiria (percussão) e Cristiano Canabarro Forte (percussão) sob a condução do regente Jean Gonçalves (clarinete e regência).
Horário: 20h
 
Sexta (9):

Concha Acústica – Sesc Rondonópolis
Sociedade Musical União Josefense (SC)
Horário: 20h

Jardim Sesc Arsenal: Abandinha (AM)
Grupo formado, em 2015, por músicos da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, inspirado na Bandinha de Altamiro Carrilho, que era caracterizada como uma formação compacta, composta pelos naipes de madeiras, metais, percussão e um instrumento harmônico, no caso o banjo, e que nas décadas de 1950 e 1960 fez grande sucesso nas rádios tocando repertório de valsas, choros, maxixes, marchas-rancho e outros ritmos populares. A sonoridade do grupo e o repertório também fazem referência aos antigos ranchos carnavalescos que precederam os blocos de Carnaval e as Escolas de Samba no Carnaval carioca, dos quais Ameno Resedá é o mais lembrado até os dias de hoje. O grupo foi idealizado pelos músicos Rosivaldo Cordeiro (banjo) e Cláudio Abrantes (flauta) e é integrado também por Jonaci Barros (saxofone), Vadin Ivanov (clarinete), Rodrigo Nunes (bombardino), Paulo Dias (trompete), Carlos Alexandre (sousafone), Ronalto Alves “Chinna” (percussão).
Horário: 20h

Teatro (Sesc Arsenal) – Abandinha (AM)
Horário: 20h
 
Sábado (10):

 
Teatro (Sesc Rondonópolis): Abandinha (AM)
Horário: 20h
 
Jardim Sesc Arsenal: Quinteto de metais da UFBA

No Brasil é um fato incontestável que um grande número de instrumentistas de sopro, especialmente no naipe de metais, obteve sua formação musical de base nas bandas marciais – filarmônicas, escolares, etc. Muitos, inclusive, são naturais de cidades do interior onde as sociedades musicais são, muitas vezes, o único ou o mais acessível caminho para quem deseja estudar música. Esse histórico cabe também ao Quinteto de Metais da UFBA, cujos integrantes vivenciaram exatamente este percurso. A inclusão de um quinteto de metais nesta edição do projeto Sonora Brasil tem por objetivo apresentar repertórios compostos para esta formação, no âmbito da música de concerto, que apresentem influências da sonoridade interiorana das bandas tradicionais. Repertórios encontrados, de um modo geral, na obra de compositores que também vivenciaram este percurso como instrumentistas, partindo, posteriormente, ao estudo acadêmico dedicado à composição. O grupo é formado pelos músicos Heinz Schwebel (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e Renato Pinto (tuba), todos professores da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Horário: 20h

Domingo (11):
Teatro (Sesc Rondonópolis): Quinteto de metais da UFBA
Horário: 20h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet