Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

neste sábado

Festa em comemoração ao dia da África terá pratos e danças típicas e será open bar

Foto: Divulgação

Festa em comemoração ao dia da África terá pratos e danças típicas e será open bar
Feijão, milho, legumes, banana e carnes são os ingredientes da ‘cachupa’, prato típico de Cabo Verde que será uma das iguarias servidas na festa que comemora o mês da África, realizada neste sábado (10), a partir das 22h, no Grupo de União e Consciência Negra do Estado de Mato Grosso (Grucon), no bairro Jardim Universitário. Os ingressos já estão à venda (R$35 para mulheres e R$40 para homens) e o evento será open bar.

Leia também:
Sem patrocínio, grupo de siriri pede ajuda para viajar para Festival de Dança Internacional
 
Idealizado para promover a integração entre brasileiros e africanos da Guiné-Bissau e Cabo Verde, que vieram para Cuiabá pro meio de um acordo diplomático entre os países lusófonos e por aqui se estabeleceram, o evento será marcado pelos ritmos africanos, como o kuduro, a quizomba, o funaná, semba e gumbé.
 
A festa é realizada pelo coletivo Afro Mix, grupo criado por guineenses e cabo-verdenses, para comemorar o mês da África. O ‘Dia da África’ é celebrado em 25 de maio, porque foi nesse dia que, em 1963, se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002 a OUA foi substituída pela União Africana, mas a celebração da data manteve-se.
 
De acordo com a assessoria da festa, este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre. A data é celebrada em vários países de África e pelos africanos espalhados pelo mundo.  
 
Serviço

 
Festa Africana
Dia 10 de junho, a partir das 22h, no Grucon
Avenida Rui Barbosa, nº 640, bairro Jardim Universitário – ao lado da base comunitária da PM
Telefones para compra de ingressos: 99953-5644 (Hernane) e 99949-6095 (Isidouro)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet