Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

junho vermelho

Com estoque baixo por conta das doenças respiratórias, Hemocentro promove campanha de doação de sangue

Foto: Reprodução / Ilustração

Com estoque baixo por conta das doenças respiratórias, Hemocentro promove campanha de doação de sangue
Que doar sangue salva vidas, isso todo mundo já sabe. Mas você já fez sua parte? O MT-Hemocentro realiza neste mês a campanha Junho Vermelho, com o objetivo de conscientizar as pessoas a se tornarem doadores periódicos de sangue e aumentar a doação especialmente neste período, em que os estoques baixam por conta da grande quantidade de doenças respiratórias, e em que as pessoas também costumam sair menos de casa.

Leia também
Cidinho entrega R$ 248 mil ao Hospital de Câncer e Santa Casa e anuncia novo show de Daniel

O sangue é dividido em duas categorias, fator RH, que pode ser positivo ou negativo, e os grupos sanguíneos, que são o "A", "B", "O" e "AB". O Hemocentro-MT tem dificuldade de encontrar doadores de sangues de fator RH negativo, já que em Mato Grosso existe a predominância do fator RH positivo, sendo os mais frequentes o O+, A +, B+, AB+, nessa ordem.

O corpo humano adulto tem em média cinco litros de sangue, e quando você doa, é retirado no máximo 450ml. Seu organismo se recupera quase que instantâneamente, já que a quantidade é pequena. É pouco para você, mas muito para quem precisa: é um ato voluntário e altruísta que salva muitas vidas.

Para ser um candidato a doador, existem algumas condições básicas: sentir-se bem e com saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade, ter acima de 50kg e apresentar documento oficial com foto. Algumas pessoas não podem doar temporariamente, entre elas estão aquelas que fizeram tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, pessoas grávidas ou que estão amamentando e pessoas que estiveram em situações de maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis durante os últimos 12 meses.

No dia da doação é necessário tomar alguns cuidados, como se alimentar bem e evitar alimentos gordurosos, e não se pode doar sangue em jejum. Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, 
ter uma boa noite de sono na noite anterior e evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação também é desejável.

Além da sede do MT-Hemocentro, na Rua 13 de junho, o Hemocentro tem a Unidade Móvel de doação, que funciona durante todas às segundas, quartas e sextas, em todos os meses do ano, na Praça da República.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet