Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Notícias / Coach Iracema Irigaray

Leia a coluna de Iracema Irigaray: O amor e o ambiente de trabalho

Iracema Irigaray

12 Jun 2017 - 14:08

Leia a coluna de Iracema Irigaray: O amor e o ambiente de trabalho
Você já leu o livro O Monge e o Executivo? Se não leu, leia. Como hoje é dia dos namorados optei por falar de amor no ambiente profissional também. Neste livro James Hunter descreve dentre muitos conceitos, a diferença entre liderar e gerenciar.

“...Com a experiência de anos, descobrimos que Gerentes focam em resultados, comandam, expressam suas opiniões e, em geral, são seguidos porque são chefes. Líderes, por sua vez, buscam atingir seus resultados por meio das pessoas, inspiram, ajudam a formar opiniões e são seguidos porque acreditamos neles. Líderes são iniciadores, influenciadores, motivadores e SERVIDORES.

São características que fazem muita diferença dentro das Organizações. Nós deparamos com uma nova tendência de liderança que certamente será o modelo mais utilizado nas próximas décadas, a liderança servidora. Esse modelo vem ganhando força a cada dia nas organizações e na vida de executivos de alta direção das mais variadas empresas.

O maior propósito dessa liderança é ajudar a sua equipe a se desenvolver, é estar mais preocupado em servir os seus liderados, do que apenas dar ordens. É aquele que percebe que o seu sucesso depende diretamente de sua equipe. Pensando e agindo assim, recebe mais retornos que os outros tipos de liderança. É colocar seus liderados como item principal de suas preocupações....”

É o que ele chama de ‘amor em ação’ e ‘amor ágape’, eles são  sinônimos de liderança e significa como nos comportamos e não como nos sentimos. De acordo com o livro, é um amor incondicional, baseado na paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade e compromisso.

Quão presente estão essas palavras no seu ambiente organizacional? Os tempos estão mudando, o salário é importante, mas tão importante ou mais é o ambiente de trabalho, ser tratado com respeito, incentivado a se desenvolver, ter oportunidades de crescimento e ser visto (reconhecimento). Isso também é amor e precisa ser cultivado. O que você vai fazer para demonstrar esse amor HOJE? 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet