Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

neste sábado

Feira Sustentável traz expositores, apresentações culturais e mesas redondas a Chapada

Foto: Reprodução / Ilustração

Feira Sustentável traz expositores, apresentações culturais e mesas redondas a Chapada
Deixando de ser uma simples feira livre da sustentabilidade para se tornar um evento cultural do calendário da cidade, a ‘Feira Cultural Chapada Sustentável’ acontece pela 14ª vez neste sábado (17), com venda de produtos naturais, mesas de conversa e programação artística.

Leia também:
'Semana do Meio Ambiente' discute turismo sustentável em palestras, mesas redondas e mais

A feira foi criada em abril de 2016 por uma das empreendedoras da cidade, que fica a 65km da capital do estado, e passou a acontecer todo terceiro sábado do mês. Atualmente, é possível encontrar nas barraquinhas alimentos artesanais, saudáveis, artesanatos, acessórios, queijos, brinquedos tradicionais, brechó, sebo, artes, adubo orgânico, mudas de plantas, troca de sementes, coleta de pilhas, baterias de celulares, lâmpadas e mais.
 
Com o objetivo de fomentar ideias, projetos e ações sociais e chamar a atenção para a sustentabilidade, o evento possui ainda debates e apresentações. Desta vez, haverá também doação de mudas de plantas e recital de poesia, já que estamos no mês do Dia do Meio Ambiente. Estarão na feira tanto expositores fixos quanto alguns convidados e rotativos, além de mesas de jogos como xadrez, damas e corridas temáticas.
 
Confira as mesas de conversa:

- Danças Circulares Sagradas com Maria José Santos, capaz de fazer emergir o respeito ao próximo, o carinho por si e pelo outro e a melhora da autoestima, já que é dançada em grupo. As danças circulares centram-se na noção de “energia”, já que se acredita que a roda, formada pelas mãos dadas dos praticantes, sejam capazes de fazer circular uma energia boa, podendo até ser curativa.

- Vera Holística trabalha com terapias na natureza: a cura através das pedras, plantas, ar, sol e a água. O equilibro pela natureza proporcionam naturalmente saúde e equilíbrio aos seres humanos.

- Terapia Prânica é uma terapia de cura por energia. que não requer medicamentos, aparelhos, nem mesmo contato físico (toque), que utiliza força vital ou "prana" para melhorar a saúde. Também é conhecida como a "ciência da cura", pois é validada e utiliza métodos e protocolos testados para garantir uma recuperação rápida e segura.

- Escola Estadual Rafael de Siqueira participará dessa edição através de seu curso técnico em informática, com a temática: “Tecnologia e sustentabilidade - o descarte de peças de forma sustentável”. Com um posto de arrecadação de materiais descartáveis de informática.

- O Jardim de Gaia é uma iniciativa de Pedagogia Waldorf na cidade de Chapada dos Guimarães (MT). Idealizada pela Associação Amigos de Gaia, busca, através da Antroposofia, integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico, respeitando a individualidade de cada criança para que ela se sinta compreendida e segura em expressar toda a sua genialidade e potencial criativo.
 
Confira a programação cultural:
 
- Declamação de poesias
todas as pessoas podem sortear uma poesia e recitar no microfone saudando a natureza e lembrando-se do cuidado que devemos ter com o meio ambiente.

- Apresentação Musical com Gabriel Henriques tocando ao vivo MPB e Rock nacional.

- Projeção de imagens Luzo Reis e Antonio Siqueira – “ Projeto Santos da Baixada"

- Arte Sustentável: Luís Segadas artista que explora a contemporaneidade no esforço por novas linguagens transformadoras, testa inovadores entendimentos no campo da arte e aponta o campo artístico como meio ideal no desenvolvimento de novas formas de ser e pensar. Apresentará trabalhos inovadores com retratos e caricaturas durante a feira.

Confira os expositores:

A Cozinha de Sal apresenta gastronomia verde inteligente com delícias saudáveis: pães italianos de kefir, castanhas, doces e integrais; granolas doces e salgadas; sais temperados; geleias de frutas da época com apenas 10% de açúcar mascavo; patês; antepastos e babaganuche elaborados de maneira artesanal, com produtos locais e naturais.  Potes mágicos, receitas tradicionais com sais, plantas, argilas e segredinhos da Vovó para afastar energias negativas, atrair prosperidade, amor; estimular a criatividade, dar ânimo e espantar a tristeza.

Alegrís Brinquedos e Brincadeiras: brinquedos artesanais, populares e tradicionais que dão asas a imaginação. Um incentivo a arte de brincar de forma livre.

Ana Rata Brechó de Rua A atriz Anne Hathaway apareceu outro dia na TV usando um vestido de brechó e foi um sucesso, só recebeu elogios, não só pela beleza do modelito, mas por sua escolha sustentável.  A Ana, que já tinha um brechó resolveu rebatizá-lo de Ana Rata, em homenagem à atriz e a esse pequeno animal, que embora seja desagradável, tem sua utilidade no equilíbrio ecológico, como por exemplo, na decomposição de material orgânico. Além disso, no xamanismo o rato ensina a ter sucesso com atitudes simples, mas de grande sabedoria, é também o animal das miudezas, é aquele que aproveita tudo como alimento. Então, que tal ser ratx de brechó e garimpar umas pecinhas fashions por aqui?

Arte em camisetas o artista Rodrigo Cunha apresenta trabalho manual de pintura sobre camisas. Todas as camisas sao em 100% Algodão e tintas de primeira qualidade, produzidas de forma totalmente artesanal, esse trabalho permite uma personalidade única a cada peça. Os desenhos são de autoria própria com iconografia única e efeitos que se destacam em contato com a luz ultravioleta (luz negra ou luz solar) e algumas peças brilham no escuro. As camisas também são produzidas em pequenas quantidades o garante um nível de exclusividade para que venha adquirir alguma peça. As peças são ideais para se usar a noite em ambiente animados ou festas abusem da luz negra bem como em locais com iluminação reduzida.

Arte Sustentável com garrafas a artista Telma Meira de Rezende apresenta arte reciclável em garrafas com tintas solúveis em água, arte realizada na CAZAZEN com intuito de reciclar lixo. Transferindo artes exclusivas elaboradas em tela e transpassadas para garrafas, são lindas! Coloridas, recicladas e reutilizáveis são garrafas que iriam para o lixo e se transformam em arte pelas mãos dessa artista.
Babaçu Real: Benefícios do óleo do coco são inúmeros, como ação antioxidante, Ação anti-inflamatório, Ação antibacteriano, Aumento da imunidade, Hidratante, Cicatrizante, Protetor solar natural, Suplemento p/ melhorar na demência mental, Suplemento para o tratamento de Alzheimer, Auxilia em uma digestão mais saudável, Auxilia no tratamento de gastrite e úlcera, Creme natural para maquiagem, Suplemento para melhorar o crescimento capilar.

Boneco de Osso é um personagem criado por Lua Brandão há 9 anos.  A personagem muda as características de acordo com o gosto do cliente o que deixa cada produto único, exclusivo. Desde 2009 o desenho virou marca de camisetas e acessórios feitos à mão. Em 2013 nasceu o primeiro ateliê, produtos vendidos por redes sociais e através da loja, que atualmente fica no centro de Cuiabá - MT.

Casa da Mata são muitas as delícias preparadas pela família da mata, o brownie do chef João 'BarbaGourmet' é inconfundível, os pães de mandioca, abóbora, batata doce com chia e o famoso pão integral da Ciça, sempre feitos no capricho: farelo, germe, aveia, girassol, linhaça, gergelim, castanha do Pará... Famosos por chegarem quentinhos e cheirosos na feira.

CaWii Classic Burger primeira hamburgueria exclusivamente artesanal de Chapada dos Guimarães (partindo do pão até os molhos e acompanhamentos), onde apresentamos a temática de filmes clássicos (Classic Burger). Nosso cardápio conta com 8  combinações de burger 100% bovino (sendo 1 mini-burger) e  1 opções de hambúrguer vegano que pode vir a ser vegetariano dependendo da combinação. Servimos também porções de petiscos, sobremesas, água, sucos, refrigerantes, cervejas e cervejas artesanais.

Casa 1 com degustação de seus produtos do emporium, cerveja artesanal e locação de bicicletas.
Chá com Arte criatividade, habilidade, atitude... Artesanato feito com aproveitamento de jeans usado que seriam descartados e Bonecas de pano personalizadas...

Confluência arte e sustentabilidade desde 2014 promovendo ações e produtos sustentáveis. Confluência reúne artistas e empresas com foco na sustentabilidade. Apresentamos obras dos artistas plásticos Angela Godinho e Renato Campello e, empresas como Na floresta papelaria artesanal com a inovação do papel semente, revestimento de parede em fibra de bananeira, brindes ecológicas e muito mais.

Das Magas: alimentos Saudáveis, produtos vegetarianos, veganos e crudivoros

DHWARI Alimentos Integrais Artesanais culinária naturalista consciente. Desenvolvemos pães especiais, bolos tradicionais, patês deliciosos, "chapatty`s" e pães de mel em vários sabores. Ingredientes de alta qualidade, carinho e sabor inigualável

Estância Cabra Bom oferece produtos artesanais derivados de Leite de Cabra. Queijos, doces, ricota, coalhadas, cremosinhos de vários sabores e leite in-natura.

Frutos de Goiás os famosos sorvetes 100% naturais, sem gorduras trans, que valorizam e divulgam frutos do cerrado. Uma delicia!

Lion Yoga & Yrmaos Leoes  yoga, artesanato e joalheria holística, Hatha, Kundalini, Raja Yoga, Meditação, Técnicas de Respiração, Yoga para Bebes, Criança e Jovens, Yoga no local de trabalho, técnicas de engenharia interior, nutrição. Atendemos em alemão, inglês, espanhol e português. Sessões, oficinas e projetos. Malas, terços, filtros de sono, amuletos.

Mauritia Flexuosa buritizaria trabalhos artesanais em buriti.

Quidaza trabalho com reciclagem de retalhos de couro, courino , papelão, madeira e tecido. Bolsas em courino, madeira e papelão, brincos e colares com retalhos de couro e tecido.

Rango Vegano e Plancs plantas alimentícias não convencionais, agroecologia e sustentabilidade na sua alimentação.

Rockall Fertilizante Natural associa pós de rochas e elementos naturais a sua composição, entendemos que o respeito a saúde do solo, das plantas e dos seres humanos é o bem mais precioso. O uso dos fertilizantes da Rockall proporciona regeneração dos solos, grande valor nutricional aos alimentos e eficiência nos jardins, hortas, frutíferas, gramados, etc. Eficiência e resultado na 1ª aplicação; Facilidade na aplicação; Preservação do Planeta, pois não polui. Mudas de plantas medicinais, temperos e plantas ornamentais.

Sauri e Bia trabalhos artesanais de reaproveitamento em madeira, de móveis à acessórios rústicos criativos para sua casa.

Sebo do professor Fernando livros usados, em bom estado, preços excelentes.

Tomazi Verduras horta familiar, em Chapada dos Guimarães onde plantam e colhem verduras naturais e fresquinhas

Velas artesanais feitas à mão

Viveiro de plantas com mudas de plantas, flores e vasos
 
Serviço

14º Feira Cultural Chapada Sustentável
Data: Sábado, 17 de junho
Horário: das 17h às 22h
Local: Av. Quinco Caldas (Av. de entrada da cidade)
Para participar dessa proposta com ideias, produtos ou sugestões entrem em contato com a gente pelo email: feirachapadasustentavel@gmail.com
FAN PAGE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet